John Lennon: em carta, ofensas aos colegas dos Beatles e Linda McCartney
Por Igor Miranda
Postado em 19 de novembro de 2016
Uma enfurecida carta de John Lennon para Paul McCartney e sua então esposa, Linda, após o fim dos Beatles, está indo à leilão. Espera-se arrecadar, pelo menos, US$ 20 mil (cerca de R$ 68 mil) com a correspondência.
Estima-se que a carta, de duas páginas, tenha sido escrita em 1971, logo após John Lennon e Yoko Ono terem se mudado para os Estados Unidos. Na correspondência, Lennon dispara ofensas contra os ex-colegas de Beatles e até contra Linda McCartney.
O motivo de tanta discordância é que Linda McCartney havia enviado uma carta com críticas sobre a forma que John Lennon se portou publicamente após a separação dos Beatles. Veja a tradução da carta, publicada pelo site Tenho Mais Discos Que Amigos:
'Caros Linda e Paul,
Eu estava lendo a sua carta e me perguntei qual fã chata e de meia-idade dos Beatles teria a escrito. Eu resisti de olhar a última página para descobrir – continuei pensando quem era – Queenie? A mãe de Stuart? – A esposa de Clive Epstein? – Alan Williams? – que diabos, foi a Linda!
Você realmente acha que a imprensa está abaixo de mim/você? Você acha isso? Quem você acha que nós/você somos? Espero que você perceba a merda que você e o resto dos meus amigos 'gentis e desinteressados' jogaram em cima de Yoko e eu desde que nos juntamos. Pode ter sido às vezes um pouco mais sutil, ou devo dizer de 'classe média', – mas não foi por muitas vezes. Nós dois 'passamos por cima disso' algumas vezes – e perdoamos vocês dois – por isso é o mínimo que você pode fazer por nós – pessoas nobres. Linda – se você não se importa com o que eu digo – cale a boca! – deixe que Paul escreva – ou tanto faz.
Quando perguntado sobre o que eu pensei de verdade sobre a MBE, etc – eu os contei tudo o que pude lembrar – e eu me lembro de me contorcer um pouco – você não, Paul? – ou você – como eu suspeito – ainda acredita em tudo? Eu perdoarei Paul por encorajar os Beatles – se ele me perdoar por isso também – por ser – 'honesto comigo e se importar demais!' Porra, Linda, você não está escrevendo para um livro dos Beatles!
Eu não tenho vergonha dos Beatles – (eu comecei isso tudo) – mas de algumas das merdas que fizemos para tornar [a banda] tão grande – eu pensava que todos nós nos sentimos dessa forma em diferentes graus – obviamente não.
Você realmente acha que a maior parte da arte de hoje surgiu por causa dos Beatles? – Eu não acredito que você é tão louco – Paul – você acredita nisso? Quando você parar de acreditar, você pode acordar! Sempre dissemos que fazíamos parte do movimento – não de todo ele? – Claro, nós mudamos o mundo – mas tente segui-lo também – SAIA DE CIMA DO SEU DISCO DE OURO E VOE!
Não me fale aquela merda de 'em cinco anos eu vou olhar para trás como uma pessoa diferente' – você não vê que é isso que está acontecendo AGORA! – Se eu soubesse ANTES o que sei AGORA – você parece ter perdido esse ponto…
Desculpe-me se eu usar o 'Espaço dos Beatles' para falar sobre o que eu quiser – obviamente se eles continuarem fazendo perguntas dos Beatles – eu vou responder – e buscar o máximo 'Espaço de John e Yoko' que eu puder – eles me perguntam sobre Paul e eu respondo – Sei que alguma coisa parte para o pessoal – mas se você acredita ou não, eu tento responder diretamente – e os pedaços que eles usam são obviamente os pedaços suculentos – eu não me ofendo com seu marido – eu sinto muito por ele. Eu sei que os Beatles são 'pessoas muito agradáveis' – eu sou um deles – eles são grandes bastardos como qualquer outra pessoa – então saia do seu pedestal! – a propósito – tivemos um interesse mais inteligente em nossas novas atividades em um ano do que tínhamos durante toda a era dos Beatles.
Finalmente, sobre não dizer a ninguém que eu deixei os Beatles – PAUL e Klein passaram o dia me persuadindo que era melhor não dizer nada – me pedindo para não dizer nada porque iria 'machucar os Beatles' e 'vamos deixar que isso passe' – lembra? Portanto, coloque isso em sua pequenina e perversa mente, Sra. McCartney – os babacas me pediram para ficar quieto sobre isso. Claro, o ângulo do dinheiro é importante – para todos nós – especialmente depois de toda a merda que veio de sua família insana/agregados – e que DEUS O AJUDE, PAUL – te vejo em dois anos – eu acho que você já vai ter saído dessa.
Apesar de tudo, amor a ambos,
De nós dois
P.S. Sobre dirigir sua carta apenas a mim – SÉRIO…!!!'
Comente: Qual o seu Beatle preferido?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
O disco que John Lennon disse que os Beatles jamais fariam; "Odiaria um álbum assim"
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
O hit de Paul McCartney que John Lennon queria ter cantado: "Eu teria feito melhor"
A música que os Beatles rejeitaram e que fez Lennon se afastar mais da banda
O clássico dos Beatles que John Lennon considerava o maior poema que já escreveu


