Ícones do metal nacional se despedem do Black Sabbath
Por Bruce William
Fonte: UOL
Postado em 04 de dezembro de 2016
Matéria do UOL, assinada por Rodolfo Vicentini, coleta declarações de vários ícones do metal nacional sobre a despedida do Black Sabbath, que se apresenta hoje no Brasil pela última vez em sua carreira, com show a ser realizado em São Paulo. Veja abaixo alguns trechos.
ANDREAS KISSER (SEPULTURA):
O Black Sabbath é tudo, umas minhas bandas preferidas. É o gênesis do heavy metal, de temática, da sonoridade. Trouxe uma outra opção para o cenário musical. Sem o Sabbath não existiria Sepultura, Metallica ou Slayer. Tony Iommi é um ícone para mim, assim como Ritchie Blackmore, Jimi Hendrix e Jimmy Page. Foi principalmente Iommi que trouxe a distorção, só ouvir a introdução da música "Black Sabbath", que tem aquele riff assustador. Ele é um cara que até hoje é um símbolo.
Black Sabbath - Mais Novidades
ANDRE MATOS (ANGRA/SHAMAN/SOLO):
Eu comecei a escutar Ozzy Osbourne quando saiu o "Blizzard Of Oz", e daí, eu vim a descobrir o que foi o Black Sabbath. Mais tarde, a banda se tornou uma das minhas maiores influências. Eu acredito que o Tony Iommi é um gênio do riff da guitarra, acredito que é uma banda que conseguia tirar um som, ao mesmo tempo, extremamente pesado e, em contra partida, quase psicodélico, se você for analisar os discos do Black Sabbath a fundo, então isso acabou me influenciando em termos de composição e entrando no hall das minhas bandas prediletas.
EDU FALASCHI (ANGRA/ALMAH):
Meu primeiro LP foi o "Born Again". O Ian Gillan arrepiou nesse disco. E o segundo foi "Mob Rules" [com o vocalista Ronnie James Dio]. Os 2 primeiros discos que eu tive do Sabbath não foram com o Ozzy. Depois fui ouvir as outras coisas. Eu prefiro o Ozzy na carreira solo
RAFAEL BITTENCOURT (ANGRA):
O Black Sabbath é o grande inventor do heavy metal. O rock pesado já existia. Ele começou a tomar caminho mais pesados com o Led Zeppelin e o Deep Purple. Mas o Sabbath definiu o estilo. Foi ele quem misturou os temas mais sombrios enquanto todos estavam no psicodelismo. Os riffs do Tony, o jeito de tocar, o power chord, tudo isso foi definindo o heavy metal. Eles foram os grandes inventores do metal.
Veja no link abaixo o depoimento completo de cada um dos músicos acima, e também as declarações de Caio MacBeserra (Project 46), Marcello Pompeu (Korzus), Felipe Machado (Viper/FM Solo), Ricardo Confessori (Angra/Shaman) e Thiago Bianchi (Noturnall/Arena/Shaman):
Comente: E para você, qual a importância de Ozzy, Iommi e Geezer na sua história?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps