Siouxsie And The Banshees: Bandas brasileiras em tributo
Por J Vannucchi
Fonte: matéria original
Postado em 25 de janeiro de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em meados de 2015, sob organização de Juliana Vannucchi, algumas das principais bandas do cenário underground brasileiro foram convidadas para participar de um tributo aos 40 anos de Siouxsie And The Banshees. Vannucchi, responsável pela ideia da homenagem, comentou: "Em 2016 os Banshees completaram 40 anos e eu não queria que essa celebração passasse despercebida no Brasil. Como acompanho o cenário underground nacional e conheço o potencial desta cena, resolvi criar uma homenagem". Dentre os representantes que participaram, estão a Gangue Morcego, montada em 2008 no Rio de Janeiro, a The Downward Path, que começou suas atividades em 1995, o The Knutz, que está na estrada desde 2007, a Wonder Dark, a mais nova de todas, formada em 2015, além da Von Richthofen.
A banda Siouxsie And The Banshees surgiu durante a década de 70, em Londres, quando na cidade ocorria a eclosão do movimento Punk. O primeiro álbum que lançaram, o The Scream, carregava acordes e melodias herdados diretamente do Punk Rock, embora posteriormente os Banshees, aos poucos, tenham modificado suas construções musicais e edificado um estilo peculiar. Daniel Abud, vocalista e guitarrista da banda The Knutz, ressaltou essa criatividade musical do grupo inglês ao observar que eles "possuem uma sonoridade Dark autêntica mesclada com um sutil toque de descontração Punk 77". Ricardo Santos, fundador da The Downward Path, que está há mais de vinte anos participando e acompanhando a cena underground, comentou sobre a relevância dos Banshees em sua carreira musical: "Uma das influências mais importantes foi o álbum Kaleidoscope, no qual os Banshees adicionam em sua sonoridade tipicamente "Punk" com todos seus clichês, o som de sintetizadores analógicos, samples e a lendária TR808 (de longe a minha bateria eletrônica favorita) consolidando a sonoridade de muita coisa que veio após...".
O tributo começou a ser moldado em meados de 2015 e foi concluído com êxito no final de 2016. As faixas produzidas pelas bandas que participaram, foram compiladas pela organizadora do tributo e anexadas num perfil do site SoundClound. Os méritos são válidos e o sucesso desta homenagem é digno. Thiago Halleck, membro da Gangue Morcego declarou que a importância do tributo é enorme. Segundo o músico "sem os Banshees, certamente, muitas bandas e músicas que vieram após eles não seriam os mesmos ou, simplesmente, não existiriam. Participar de um tributo como este é levar o legado deles adiante e também uma prova de fogo, afinal, tivemos que nos empenhar em darmos o nosso melhor para realizarmos o trabalho de forma digna". Halleck também declarou que houve certa dificuldade durante o processo de gravação da faixa "Cascade": "Nosso guitarrista e a convidada estavam em outra cidade e tivemos que fazer tudo à distância. A bateria deu bastante trabalho para ser tirada de forma satisfatória e tivemos que mudar bastante o arranjo, pois a música original não tem teclados. Como sempre, muitas experimentações foram feitas ao longo do processo para que a nossa versão permanecesse fiel à original, mas sem deixar de carregar a marca da Gangue".
É possível conferir gratuitamente as músicas acessando o link disponível abaixo. É válido ressaltar/mencionar que todas as faixas foram gravadas originalmente pela branda Siouxsie And The Banshees.
https://soundcloud.com/badub-tula
GANGUE MORCEGO feat. Natasha Durski: Cascade (lançada originalmente no álbum A Kiss in the Dreamhouse - 1982).
WONDER DARK: Red Light (lançada originalmente no álbum Kaleidoscop – 1980).
VON RICHTHOFEN: Love In a Void (B-side "Mittageisen"- 1978).
THE DOWNARD PATH: The Sweetest Chill (lançada originalmente no album Tinderbox – 1984).
THE KNUTZ: Hong Kong Garden (lançada originalmente como single em 1978).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Rob Halford, do Judas Priest, acha que Phil Lynott foi um gênio
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
Lançada "The Vanishing", música do Mastodon que conta com participação de Geezer Butler
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
A única banda dos anos 1960 que a indústria não sacaneou, segundo Paul Rodgers
Fear Factory lança "Roboticist", sua primeira música com Milo Silvestro nos vocais
O megahit de 1973 que Rod Stewart levou 25 anos para gostar: "Você deveria cantar isso"
O sucesso dos Beatles que a banda quase abandonou pois não estava conseguindo gravar
Kiss: Gene gostava de Beatles porque seus pais não gostavam
O significado de "sou uma gota d'água, sou um grão de areia" em "Pais e Filhos"

Lindo Demais: conheça o London, o primeiro smartphone da Marshall
Fotos de Infância: Joey Jordison e Corey Taylor, do Slipknot
Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte
Bob Geldof diz que se arrepende de ter feito o "The Wall", do Pink Floyd
Paulo Ricardo diz que sofre boicote de rádios por questões políticas
História do Rock: dos primórdios aos anos 70



