Nenhum de Nós: fase BMG relançada digitalmente com faixas bônus
Por André Nascimento
Fonte: Facebook-Nenhum de Nós
Postado em 17 de fevereiro de 2017
Com 30 anos de carreira completos em 2016 e prestes a comemorar o show de número 2000 com uma apresentação agendada em São Paulo no mês de março, a banda gaúcha NENHUM DE NÓS tem os álbuns relançados no formato digital os álbuns "Nenhum de Nós"( 1987), "Cardume"( 1989), "Extraño"( 1990) e "Nenhum de Nós"( 1992)- álbuns que são da fase que a banda gaúcha era contratada da gravadora RCA onde a banda gravou os dois primeiros álbuns pelo selo Plug ( uma espécie de divisão ROCK e que chegou a ter o ENGENHEIROS DO HAWAII no elenco) e com o final do selo no ano de 1989 a banda foi absorvida pela gravadora por onde lançou outros dois álbuns.
O relançamento digital está sendo feito pela Sony Music, que é detentora dos direitos da extinta gravadora RCA, traz 19 faixas bônus através de lados B, remixes e versões alternativas dos quatro primeiros álbuns que chegaram a ser lançados em CD exceto o primeiro álbum que nunca foi editado de forma oficial em CD e somente algumas faixas fizeram parte de coletâneas lançadas durante ao longo dos anos.
Abaixo uma pequena análise dos álbuns:
"Nenhum de Nós" (de 1987)- lançado em 1987, o álbum homônimo tinha influência do PÓS-PUNK e passou quase batido quando a banda estava em vias de gravar o segundo álbum a faixa "Camila, Camila" estourou na Rádio Cidade e o fato gerou o primeiro hit nacional da banda numa forma inesperada. Neste relançamento digital, a faixa é disponibilizada em quatro versões:duas alternativas, uma versão em espanhol e a derradeira intitulada "Speed Version".
"Cardume" (de 1989)- dois anos depois de sua estréia e com o inesperado sucesso de "Camila, Camila" ( que chegou a ser regravada por Cazuza no álbum póstumo "Por Aí") , o então trio conseguiu se sair muito bem no teste do segundo que vendeu 210 mil cópias na época graças ao megasucesso de "Astronauta de Mármore", que era nada menos que uma versão de "Starman" do inglês DAVID BOWIE e cuja versão não agradou nada aos críticos da época. Outros destaques do álbum: "Eu Caminhava", "Sobre As Mãos" e "Fuga" ( esta traz um crossover do ROCK com o regionalismo gaúcho através da gaita de Renato Borghetti que participou da faixa junto com o seu violonista Veco Marques, que durante a turnê de "Cardume" foi inserido como músico de apoio.
Neste relançamento o álbum é turbinado com nada menos que oito faixas sendo quatro diferentes versões de Astronauta de Mármore ( todas elas remixes, o que era bem em voga na época pois uma versão exclusiva da canção dava uma sobrevida radiofônica) , três de "Eu Caminhava ( dois remixes e uma versão em espanhol) e uma versão em espanhol de "Fuga".
"Extraño" (de 1990)- o agora quarteto com a adesão do violonista ( e guitarrista) Veco Marques lançou seu terceiro trabalho no ano de 1990 numa época que o ROCK estava em baixa mas conseguiu seu terceiro hit massivo ("Sobre o Tempo", que fazia parte da trilha da novela global Barriga de Aluguel) e ia cada vez mais fundo no crossover do POP com a música regional através da faixa título que tinha a participação do gaitista Luiz Carlos Borges. O álbum vendeu na época cerca de 50 mil cópias e garantiu a banda ser escalada no Rock In Rio 2 onde a banda fez o primeiro show com o tecladista/gaitista João Vicente, que tocou inicialmente como músico de apoio e em 1996 foi efetivado como integrante oficial.
"Nenhum de Nós" (de 1992)- curiosamente a estréia e o quarto levam o nome da banda, mas sonoramente este trabalho é diferente pois se no álbum anterior a banda era bem influenciada pela música regional neste sofreu fortes influências do POP da dècada de 70. Nesse álbum a banda lucrou muito com o advento ( e a importância ) de um videoclipe pois na época a MTV dava os seus primeiros passos no Brasil -"Jornais" e "Ao Meu Redor" tiveram alta rotação em programas do outrora influente canal musical e em especial a última que representou no MTV Video Music Awards 1992. Fazem parte deste trabalho, que foi o último da banda na BMG, as releituras de "Tente Outra Vez" ( de RAUL SEIXAS) e "Sangue Latino" ( dos SECOS & MOLHADOS) que rendeu um certo sucesso numa versão dance.
Vale lembrar que o NENHUM DE NÓS , que no fim do ano passado lançou a biografia "A Obra Inteira de Uma Vida" ( escrita pelo jornalista Marcelo Ferla) , aos poucos vem relançando sua discografia pois em 2014 relançou o DVD/CD "Nenhum de Nós Ao Vivo No Céu Aberto" - originalmente lançado em 2007 -; e no fim do ano passado lançou o combo DVD+CD com o "Acústico Ao Vivo 2" ( de 2003) e no mês passado foi relançado digitalmente o álbum "Acústico Ao Vivo"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps