Nenhum de Nós: fase BMG relançada digitalmente com faixas bônus

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por André Nascimento, Fonte: Facebook-Nenhum de Nós
Enviar correções  |  Ver Acessos

Com 30 anos de carreira completos em 2016 e prestes a comemorar o show de número 2000 com uma apresentação agendada em São Paulo no mês de março, a banda gaúcha NENHUM DE NÓS tem os álbuns relançados no formato digital os álbuns "Nenhum de Nós"( 1987), "Cardume"( 1989), "Extraño"( 1990) e "Nenhum de Nós"( 1992)- álbuns que são da fase que a banda gaúcha era contratada da gravadora RCA onde a banda gravou os dois primeiros álbuns pelo selo Plug ( uma espécie de divisão ROCK e que chegou a ter o ENGENHEIROS DO HAWAII no elenco) e com o final do selo no ano de 1989 a banda foi absorvida pela gravadora por onde lançou outros dois álbuns.

Slayer: Kerry King acha que Black Metal norueguês é uma merdaSexo e Rock and Roll: músicas com conotação sexual

O relançamento digital está sendo feito pela Sony Music, que é detentora dos direitos da extinta gravadora RCA, traz 19 faixas bônus através de lados B, remixes e versões alternativas dos quatro primeiros álbuns que chegaram a ser lançados em CD exceto o primeiro álbum que nunca foi editado de forma oficial em CD e somente algumas faixas fizeram parte de coletâneas lançadas durante ao longo dos anos.

Abaixo uma pequena análise dos álbuns:

"Nenhum de Nós" (de 1987)- lançado em 1987, o álbum homônimo tinha influência do PÓS-PUNK e passou quase batido quando a banda estava em vias de gravar o segundo álbum a faixa "Camila, Camila" estourou na Rádio Cidade e o fato gerou o primeiro hit nacional da banda numa forma inesperada. Neste relançamento digital, a faixa é disponibilizada em quatro versões:duas alternativas, uma versão em espanhol e a derradeira intitulada "Speed Version".

"Cardume" (de 1989)- dois anos depois de sua estréia e com o inesperado sucesso de "Camila, Camila" ( que chegou a ser regravada por Cazuza no álbum póstumo "Por Aí") , o então trio conseguiu se sair muito bem no teste do segundo que vendeu 210 mil cópias na época graças ao megasucesso de "Astronauta de Mármore", que era nada menos que uma versão de "Starman" do inglês DAVID BOWIE e cuja versão não agradou nada aos críticos da época. Outros destaques do álbum: "Eu Caminhava", "Sobre As Mãos" e "Fuga" ( esta traz um crossover do ROCK com o regionalismo gaúcho através da gaita de Renato Borghetti que participou da faixa junto com o seu violonista Veco Marques, que durante a turnê de "Cardume" foi inserido como músico de apoio.
Neste relançamento o álbum é turbinado com nada menos que oito faixas sendo quatro diferentes versões de Astronauta de Mármore ( todas elas remixes, o que era bem em voga na época pois uma versão exclusiva da canção dava uma sobrevida radiofônica) , três de "Eu Caminhava ( dois remixes e uma versão em espanhol) e uma versão em espanhol de "Fuga".

"Extraño" (de 1990)- o agora quarteto com a adesão do violonista ( e guitarrista) Veco Marques lançou seu terceiro trabalho no ano de 1990 numa época que o ROCK estava em baixa mas conseguiu seu terceiro hit massivo ("Sobre o Tempo", que fazia parte da trilha da novela global Barriga de Aluguel) e ia cada vez mais fundo no crossover do POP com a música regional através da faixa título que tinha a participação do gaitista Luiz Carlos Borges. O álbum vendeu na época cerca de 50 mil cópias e garantiu a banda ser escalada no Rock In Rio 2 onde a banda fez o primeiro show com o tecladista/gaitista João Vicente, que tocou inicialmente como músico de apoio e em 1996 foi efetivado como integrante oficial.

"Nenhum de Nós" (de 1992)- curiosamente a estréia e o quarto levam o nome da banda, mas sonoramente este trabalho é diferente pois se no álbum anterior a banda era bem influenciada pela música regional neste sofreu fortes influências do POP da dècada de 70. Nesse álbum a banda lucrou muito com o advento ( e a importância ) de um videoclipe pois na época a MTV dava os seus primeiros passos no Brasil -"Jornais" e "Ao Meu Redor" tiveram alta rotação em programas do outrora influente canal musical e em especial a última que representou no MTV Video Music Awards 1992. Fazem parte deste trabalho, que foi o último da banda na BMG, as releituras de "Tente Outra Vez" ( de RAUL SEIXAS) e "Sangue Latino" ( dos SECOS & MOLHADOS) que rendeu um certo sucesso numa versão dance.

Vale lembrar que o NENHUM DE NÓS , que no fim do ano passado lançou a biografia "A Obra Inteira de Uma Vida" ( escrita pelo jornalista Marcelo Ferla) , aos poucos vem relançando sua discografia pois em 2014 relançou o DVD/CD "Nenhum de Nós Ao Vivo No Céu Aberto" - originalmente lançado em 2007 -; e no fim do ano passado lançou o combo DVD+CD com o "Acústico Ao Vivo 2" ( de 2003) e no mês passado foi relançado digitalmente o álbum "Acústico Ao Vivo"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Nenhum De Nós"


Top 30: Os clipes de rock nacionais mais acessados do YouTubeTop 30
Os clipes de rock nacionais mais acessados do YouTube

Anos 80: canções nacionais com nomes de garotasAnos 80
Canções nacionais com nomes de garotas

Rock nacional: ele está morto e todos viraram cervejeirosRock nacional
Ele está morto e todos viraram cervejeiros


Slayer: Kerry King acha que Black Metal norueguês é uma merdaSlayer
Kerry King acha que Black Metal norueguês é uma merda

Sexo e Rock and Roll: músicas com conotação sexualSexo e Rock and Roll
Músicas com conotação sexual

Top 5 Pantera: About.com elege os cinco melhores álbuns da bandaTop 5 Pantera
About.com elege os cinco melhores álbuns da banda

Helter Skelter: a música que Charles Manson roubou dos BeatlesHelter Skelter
A música que Charles Manson "roubou" dos Beatles

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1981

Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em umaLojas de Discos
A desgraça e o calvário de se trabalhar em uma

Mike Portnoy: Gostaria que fôssemos uma família feliz e amigosMike Portnoy
"Gostaria que fôssemos uma família feliz e amigos"


Sobre André Nascimento

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de André Nascimento no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336