Blondie: a Marilyn Monroe não-trágica da música pop
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 16 de março de 2017
Difícil imaginar uma vocalista que tenha impactado como Debbie Harry, do Blondie. De Madonna a Lady Gaga, passando por (semi-)esquecidas como Dale Bozzio, Wendy James e Tracy Tracy, a coelhinha norte-americana foi símbolo sexo-musical dos anos 70/início dos 80. Mesmo quem não copiou descaradamente o visual de baranga glam de Harry, foi afetada. Christine, dos góticos Siouxsie and the Banshees tem seu quinhão de Blondie, por exemplo.
Fundado em 1974, o Blondie ganhou esse nome porque caminhoneiros e operários da construção civil viviam chamando Debbie Harry assim. Meio despenteada e com o cabelo mal tingido de loiro – ela mesma passava a tintura – a gostosona e seus companheiros, que mal conseguiam tocar afinada ou sincronizadamente, impactaram o movimento punk então nascente, numa Nova York falida, cheia de buracos, apagões e greves de lixeiros. No fétido e agora lendário clube CBGB, Deborah Harry e artistas como Ramones, Television, Talking Heads, Suicide, Patti Smith (que odiava Debbie por perceber nela o potencial de diva) ajudaram a delinear a música pop de gerações.
O documentário Blondie One Way or Another (BBC, 2006) delineia essa trajetória do underground ao topo das paradas mundiais, com as perdas e ganhos inerentes ao processo. O trabalho do produtor é essencial para confecção de gemas pop: a descrição da feitura da clássica Heart of Glass é notável nesse aspecto. Mas, na industrialização da música do capitalismo, esse profissional também pode (tentar) asfixiar uma banda, vendo-a como meros peões. Isso está igualmente bem descrito no documentário.
Quando o Blondie estourou – na Inglaterra, antes de nos EUA – e Debbie Harry tornou-se o tesão da virada 70’s pra 80’s, ela passara dos 30. Blondie One Way or Another mostra como o poder advindo da fama pode ser fugaz. No topo num ano, no poço no outro. Foi o que ocorreu com Blondie, corroído por litígios judiciais, uso de drogas muito pesadas, descaminhos financeiros e azar (uma doença genética num dos membros). The Hunter (1982) - último álbum antes da ressurreição blondiana, em 1999 – vendeu menos de 20 mil cópias! O documentário atribui o fiasco às drogas. Correto, mas também os tempos já eram outros. Basta ver o exagero do cabelão tipicamente oitentista de Debbie Harry na capa do álbum: ela não mais ditava a moda, mas a copiava. Ambições por carreiras-solo também não ajudavam muito, embora ninguém tenha tido sucesso sozinho.
Blondie ainda faz turnês e lança álbum de vez em quando e deixou legado respeitável para a música e cultura pop. Heart of Glass será sempre uma canção pop perfeita. E Debbie será sempre desejada quando os vídeos forem assistidos.
Recheado de depoimentos de integrantes da banda e outros músicos (Iggy Pop, entre eles, claro!, esse cara deve viver para gravar depoimentos agora!), Blondie One Way or Another não santifica Debbie Harry e dá razoável dimensão de parte da história da menina adotiva que fantasiava ser filha de Marilyn Monroe e se transformou em seu equivalente no universo da música popular.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Rush deve ser a próxima banda a confirmar temporada no The Sphere
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
Mantas e Abaddon não descartam novas músicas após shows de reunião
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Saxon anuncia título do novo álbum, que sai em janeiro de 2027
Doro Pesch já ficou apaixonada por James Hetfield, do Metallica
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
A sugestão de mudança no som que guitarrista do Linkin Park propôs para aceitar retorno
A pisada na bola de Ritchie Blackmore que Ronnie James Dio jamais perdoou
A veterana e famosa banda detestada por Keith Richards, Eric Clapton e Gene Simmons





