Ghost: homem afirma ter inventado o personagem Papa Emeritus

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Igor Miranda, Fonte: Barametal
Enviar correções  |  Comentários  | 

Mais um problema surgiu na vida de Tobias Forge. O cantor já enfrenta uma ação judicial movida pelos ex-músicos do Ghost, que o acusam de se apropriar indevidamente da participação dos lucros. Agora, um homem diz ter criado o personagem de Forge nos palcos, o Papa Emeritus.

1502 acessosGhost: Tobias Forge se inspirou no Iron Maiden para fazer turnês5000 acessosPink Floyd - Perguntas e Respostas

O suposto inventor do personagem é um músico sueco chamado Pelle "Peter" Hällje, que chega a ser citado no processo movido pelos ex-músicos do Ghost. Pelle diz que criou o nome e a ideia de Papa Emeritus e acabou deixando que Tobias Forge fizesse uso do conceito.

Conforme apontado pelo site Barametal, Hällje nunca tocou com o Ghost, mas era amigo de vários membros desde antes do grupo ficar famoso. Ele compartilhou sua ideia para o personagem Papa Emeritus a Martin Persner, um dos ex-integrantes do Ghost que não está envolvido na ação judicial - e é um dos poucos que já receberam créditos autorais. Foi por meio de Persner que Hällje deu permissão para que a ideia da persona fosse utilizada.

Aparentemente, Hällje não está atrás de dinheiro ou reconhecimento. Ele é citado na ação, mas não está necessariamente envolvido nela. Veja, abaixo, um resumo da explicação do músico sobre a criação do personagem Papa Emeritus.

"Por volta de 2005, fiz um rascunho de um personagem de palco para mim, chamado Papa Emeritus. Estudei filosofia na universidade e comecei a ponderar o título 'Professor Emeritus', que é de professor aposentado. A ideia é que nenhum Papa se aposenta, ele só deixa o posto quando morre. Então, um Papa Emeritus é alguém que morreu e voltou. Não foi para o céu", diz.

Ele comenta que teve a ideia de uma imagem mais ao estilo classic blues rock, ao estilo Reverend Horton Heat ou Danko Jones. "Ele usaria uma roupa branca de clero e uma margarida negra. [...] Martin Persner foi uma das poucas pessoas com quem falei sober Papa Emeritus. Tobbe estava na banda (Magna Carta Cartel, pré-Ghost) e eu toquei com eles um pouco, mas sem contato com ele. Martin levou a ideia para Tobbe", afirmou.

O músico diz que Martin entrou em contato para usar o conceito e ele aceitou. "Contei a Tobbe sobre isso muito tempo depois, em 2014, que pensei que ele havia dado pouco crédito a isso, mas ele disse que pensou ter agradecido em outra ocasião e que estava tudo bem. Tobbe sabia que não tinha os direitos sobre o Papa Emeritus", comentou.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

GhostGhost
Tobias Forge se inspirou no Iron Maiden para fazer turnês

1160 acessosDiário do Pierrot: Ghost, o fantasma de araque1061 acessosGhost: banda entra em estúdio em agosto0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Ghost"

GhostGhost
Se tivesse surgido em 1967 não existiria o Black Sabbath

GhostGhost
Já percebeu que não usam mais o "B.C."? Músico explica

GhostGhost
"O riff mais Heavy Metal que já existiu"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Ghost"

Pink FloydPink Floyd
Perguntas e respostas e curiosidades

Hit ParaderHit Parader
Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista

Guitar HeroGuitar Hero
Veja como o jogo desgraçou uma geração inteira

5000 acessosSeparados no nascimento: Dave Mustaine e Mika Hakkinen5000 acessosIron Maiden: Bruce Dickinson continua andando de metrô5000 acessosIron Maiden: ouça o baixo de Steve Harris isoladamente5000 acessosCorey Taylor: seria melhor se a mídia nem falasse de Metal5000 acessosRush: brasileira de cinco anos toca"Tom Sawyer" na bateria4659 acessosPunk: as 10 bandas mais influentes da história

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 16 de junho de 2017

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013 – apesar de ainda manter por lá uma coluna semanal, chamada Cabeçote.

Mais informações sobre Igor Miranda

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online