Ghost: homem afirma ter inventado o personagem Papa Emeritus
Por Igor Miranda
Fonte: Barametal
Postado em 15 de junho de 2017
Mais um problema surgiu na vida de Tobias Forge. O cantor já enfrenta uma ação judicial movida pelos ex-músicos do Ghost, que o acusam de se apropriar indevidamente da participação dos lucros. Agora, um homem diz ter criado o personagem de Forge nos palcos, o Papa Emeritus.
O suposto inventor do personagem é um músico sueco chamado Pelle "Peter" Hällje, que chega a ser citado no processo movido pelos ex-músicos do Ghost. Pelle diz que criou o nome e a ideia de Papa Emeritus e acabou deixando que Tobias Forge fizesse uso do conceito.
Conforme apontado pelo site Barametal, Hällje nunca tocou com o Ghost, mas era amigo de vários membros desde antes do grupo ficar famoso. Ele compartilhou sua ideia para o personagem Papa Emeritus a Martin Persner, um dos ex-integrantes do Ghost que não está envolvido na ação judicial - e é um dos poucos que já receberam créditos autorais. Foi por meio de Persner que Hällje deu permissão para que a ideia da persona fosse utilizada.
Aparentemente, Hällje não está atrás de dinheiro ou reconhecimento. Ele é citado na ação, mas não está necessariamente envolvido nela. Veja, abaixo, um resumo da explicação do músico sobre a criação do personagem Papa Emeritus.
"Por volta de 2005, fiz um rascunho de um personagem de palco para mim, chamado Papa Emeritus. Estudei filosofia na universidade e comecei a ponderar o título 'Professor Emeritus', que é de professor aposentado. A ideia é que nenhum Papa se aposenta, ele só deixa o posto quando morre. Então, um Papa Emeritus é alguém que morreu e voltou. Não foi para o céu", diz.
Ele comenta que teve a ideia de uma imagem mais ao estilo classic blues rock, ao estilo Reverend Horton Heat ou Danko Jones. "Ele usaria uma roupa branca de clero e uma margarida negra. [...] Martin Persner foi uma das poucas pessoas com quem falei sober Papa Emeritus. Tobbe estava na banda (Magna Carta Cartel, pré-Ghost) e eu toquei com eles um pouco, mas sem contato com ele. Martin levou a ideia para Tobbe", afirmou.
O músico diz que Martin entrou em contato para usar o conceito e ele aceitou. "Contei a Tobbe sobre isso muito tempo depois, em 2014, que pensei que ele havia dado pouco crédito a isso, mas ele disse que pensou ter agradecido em outra ocasião e que estava tudo bem. Tobbe sabia que não tinha os direitos sobre o Papa Emeritus", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Membro fundador do Gwar, Chuck Varga morre de câncer
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
Com guitarristas de Alice Cooper, Crossbone Skully anuncia "Condemned to Rock N' Roll"
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
O guitarrista que Jimmy Page dizia que todo mundo acabaria tentando copiar
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
James Hetfield conta como o Metallica enganava os fãs no início da carreira
As únicas duas músicas do Iron Maiden que todos os vocalistas da banda já cantaram
5 discos lançados em 2000 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida

A melhor música de rock de cada ano entre 2010 e 2019, segundo a Loudwire
A única regravação do novo disco do Accept que superou a original, segundo Wolf
Tobias Forge desabafa sobre pressão e não garante que o Ghost voltará
O rock and roll precisa de uma banda como o Ghost, segundo Rob Halford
Wolf Hoffmann diz que não se lembrava de música do Accept regravada por Tobias Forge
Ocultismo: 13 álbuns essenciais de Occult Rock, segundo a Kerrang
Ghost: De quais bandas brasileiras eles gostam?



