Cliff Burton: dono de QI elevado, ele começou no baixo graças à TV

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Alphabetallica
Enviar Correções  

O pai de Cliff Burton, Ray Burton, revelou, em entrevista ao Alphabetallica (transcrição por Ultimate Guitar), uma série de detalhes sobre a juventude do músico, que integrou o Metallica até a sua morte, em um acidente de ônibus, em 1986.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Durante o bate-papo, Ray Burton revelou como Cliff se interessou pelo baixo. "Quando Cliff tinha 13 anos, Scott (irmão mais velho) morreu de hemorragia cerebral, aos 16. Pouco depois, Cliff disse que gostaria de aprender a tocar baixo. Um programa de comédia passava na TV na época, 'Barney Miller', e começava com um solo de baixo. Cliff amava o som e queria soar daquele jeito", afirmou.

Ray revelou que Cliff praticava baixo cinco horas por dia. Os dois primeiros professores de Burton não o ensinaram muita coisa, mas o terceiro, chamado Steve Doherty, transmitiu muito conhecimento a ele.

"Ele o ensinou sobre Bach, música clássica e Cliff absorveu aquilo. Ele achava que Bach era um gênio! Aquele tipo de música barroca era antecessora do heavy metal. Era selvagem, mas, ao mesmo tempo, muito controlada", contou Ray.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ainda durante a entrevista, Ray Burton revelou que Cliff, quando criança, se destacava por sua inteligência. "Sabíamos que havia algo excepcional sobre ele. Era uma daquelas crianças que nunca abria um livro, mas chegava com notas altas. Seu QI girava em torno de 140 a 150. Era um garoto esperto", afirmou.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: 25 bandas que fizeram o gênero ser o que éHeavy Metal
25 bandas que fizeram o gênero ser o que é

Doentio: Black Metal composto apenas com gritos de pacientes loucosDoentio
Black Metal composto apenas com gritos de pacientes loucos


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

WhiFin GooAdHor Goo336