Guns N' Roses: entenda como apoio da gravadora foi crucial no início
Por Igor Miranda
Fonte: Mitch Lafon / Ultimate Guitar
Postado em 25 de setembro de 2017
Alan Niven, antigo empresário do Guns N' Roses, comentou sobre a importância da gravadora Geffen Records e de seu mandatário, David Geffen, nos primórdios da banda. As afirmações foram feitas em entrevista a Mitch Lafon, com transcrição do Ultimate Guitar.
Niven destacou que David Geffen não tentava interferir no trabalho realizado e afirmou que ele estava disposto a gastar US$ 365 mil no álbum de estreia do Guns N' Roses, "Appetite For Destruction". "Fiquei preocupado, porque era um buraco enorme de royalties para preencher. Ao mesmo tempo, fiquei satisfeito por fazermos o disco", disse.
Guns N' Roses - Mais Novidades
A preocupação de Alan Niven se deu, também, por se tratar de um valor enorme para um disco de estreia. "Qualquer outra gravadora teria cortado as despesas, uma vez que gastamos US$ 100 mil. Não acho que outro selo teria topado com tamanha despesa ou com a reputação que havia. A banda teria assustado muitas das outras gravadoras", afirmou.
O empresário também revelou que a Geffen estava disposta a investir em um segundo disco do Guns N' Roses. E o planejamento foi feito mesmo quando "Appetite For Destruction" ainda poderia ser considerado um fiasco comercial.
"Eddie Rosenblatt (CEO da Geffen), em dezembro de 1987, me levou para almoçar e disse que a gravadora queria um segundo disco. Na época, havíamos vendido 250 mil cópias e o selo entendia que já havia recuperado o dinheiro, então, era hora de um segundo álbum. Eu disse: 'Eddie, vendemos 1/4 de milhão em 6 meses sem tocar nas rádios ou na MTV. Você pode imaginar onde chegaríamos com a ajuda delas?'", contou Niven.
Tanto Niven quanto Tom Zutaut (executivo da Geffen) queriam que o segundo disco fosse gravado só no ano seguinte, enquanto tentavam uma brecha na MTV. E continuaram trabalhando (e atrasando o prazo proposto por Rosenblatt) até que, enfim, conseguiram inserir "Welcome To The Jungle" na programação da emissora. O resto é história.
Leia também:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
A banda dos anos 80 que Kurt Cobain dizia ter envelhecido rápido demais
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Edu Falaschi diz que "Mi'raj" pode ser seu último álbum de estúdio
Angra confirma primeiro show da carreira na China
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O pioneiro do rock que Elton John passou a considerar "patético"
Incêndio atinge palco do Evanescence durante show
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Rush toca "Moving Pictures" na íntegra em terceiro show da nova turnê



Após 20 anos, Guns N' Roses volta a tocar "Think About You" em show na Polônia
O guitarrista que fez Slash pensar em largar tudo e vender seguro de vida
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
A melhor música do século XX para Slash - acima de Led Zeppelin e Beatles
O roqueiro que Slash definiu como um dos maiores seres humanos que conheceu
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
O músico que Slash achou que nunca conseguiria levar para o Guns N' Roses
O dia em que Flea parou de zoar o hair metal por causa de uma banda muito foda
Vinnie Paul gostaria que disco do Guns N' Roses fosse tocado em seu funeral
TVs destruídas, formigas aspiradas, hotéis em chamas: as extravagâncias absurdas dos rockstars
Slash explica porque o Guns N' Roses recusou música para série que virou fenômeno cultural


