Guns N' Roses: entenda como apoio da gravadora foi crucial no início
Por Igor Miranda
Fonte: Mitch Lafon / Ultimate Guitar
Postado em 25 de setembro de 2017
Alan Niven, antigo empresário do Guns N' Roses, comentou sobre a importância da gravadora Geffen Records e de seu mandatário, David Geffen, nos primórdios da banda. As afirmações foram feitas em entrevista a Mitch Lafon, com transcrição do Ultimate Guitar.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Niven destacou que David Geffen não tentava interferir no trabalho realizado e afirmou que ele estava disposto a gastar US$ 365 mil no álbum de estreia do Guns N' Roses, "Appetite For Destruction". "Fiquei preocupado, porque era um buraco enorme de royalties para preencher. Ao mesmo tempo, fiquei satisfeito por fazermos o disco", disse.
A preocupação de Alan Niven se deu, também, por se tratar de um valor enorme para um disco de estreia. "Qualquer outra gravadora teria cortado as despesas, uma vez que gastamos US$ 100 mil. Não acho que outro selo teria topado com tamanha despesa ou com a reputação que havia. A banda teria assustado muitas das outras gravadoras", afirmou.
O empresário também revelou que a Geffen estava disposta a investir em um segundo disco do Guns N' Roses. E o planejamento foi feito mesmo quando "Appetite For Destruction" ainda poderia ser considerado um fiasco comercial.
"Eddie Rosenblatt (CEO da Geffen), em dezembro de 1987, me levou para almoçar e disse que a gravadora queria um segundo disco. Na época, havíamos vendido 250 mil cópias e o selo entendia que já havia recuperado o dinheiro, então, era hora de um segundo álbum. Eu disse: 'Eddie, vendemos 1/4 de milhão em 6 meses sem tocar nas rádios ou na MTV. Você pode imaginar onde chegaríamos com a ajuda delas?'", contou Niven.
Tanto Niven quanto Tom Zutaut (executivo da Geffen) queriam que o segundo disco fosse gravado só no ano seguinte, enquanto tentavam uma brecha na MTV. E continuaram trabalhando (e atrasando o prazo proposto por Rosenblatt) até que, enfim, conseguiram inserir "Welcome To The Jungle" na programação da emissora. O resto é história.
Leia também:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
A música da Crypta que é a favorita da ex-guitarrista Jéssica Falchi
Os 10 melhores álbuns do metal em 2025, segundo Emanuel Seagal
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist


Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
O ódio de Slash que se transformou em orgulho por fazer parte do que veio pra mudar
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
Quando perdemos o artista que, para Slash, era um dos maiores talentos musicais do século 20
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
A sincera reflexão de Slash sobre por que não usava drogas nas turnês e no estúdio
Top 40: os músicos mais ricos do hard rock e metal


