Rock in Rio: prefeitura proíbe Uber e carros de outros aplicativos
Por Igor Soares
Fonte: O Globo
Postado em 16 de setembro de 2017
A prefeitura do Rio de Janeiro publicou uma resolução em seu Diário Oficial, nesta sexta-feira, na qual determina a proibição de veículos que exerçam a atividade de transporte remunerado de passageiros, como os dos aplicativos Uber e Cabify, nas áreas de interdição do Rock in Rio.
A multa estabelecida para aqueles que forem flagrados sem a devida autorização será de R$ 1.605,07, mais a apreensão do veículo. Apenas ônibus e veículos autorizados poderão circular nas regiões determinadas pela prefeitura. Já os táxis regulamentados só poderão acessar uma área específica para eles, na Avenida Salvador Allende, a partir das 23h, para o escoamento do público.
Para escapar da restrição imposta pela prefeitura, o Uber se antecipou e montou uma parceria com o Rock in Rio com ônibus credenciados que levarão os espectadores para a Cidade do Rock. Haverá sete pontos de embarque e desembarque em Copacabana, Ipanema, Lagoa, Botafogo Praia Shopping, Tijuca, Barra da Tijuca e Niterói, com passagem de ida e volta custando R$ 100.
Segundo o jornal O Globo, a organização do Rock in Rio informou que a autorização para circulação no entorno da cidade do rock é dada pela prefeitura e reforçou que o único meio de chegar ao evento é usando transporte público. Ressaltou ainda que a parceria com a Uber facilita o público a chegar até estes meios de transporte.
O vice-prefeito e secretário municipal de Transportes do Rio, Fernando Mac Dowell, responsável pela resolução, informou em nota que a medida foi tomada para priorizar o transporte coletivo e minimizar o impacto viário na região.
Confira a íntegra da nota:
"A Secretaria municipal de Transportes publicou nesta sexta-feira a Resolução nº 2898 de 14 de setembro que dispõe sobre a circulação, restrição, estacionamento e parada de modais de transporte nas área de interdição durante o Rock in Rio 2017. A justificativa está descrita na própria resolução. Minimizar o impacto viário na região, priorizar o transporte coletivo e atender ao plano de mobilidade para garantir a maior fluidez e melhor atendimento aos usuários. Vale ressaltar que os táxis regulamentados no Município só poderão acessar as áreas designadas após 23h. A resolução publicada hoje se aplica somente na área de interdição. "
Rock In Rio 2017
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps