Warrel Dane: vocalista sofria com muitos problemas de saúde
Por Igor Miranda
Postado em 13 de dezembro de 2017
Falecido nesta quarta-feira (13), em São Paulo (SP), o vocalista Warrel Dane já lidava com diversos problemas de saúde, segundo o guitarrista de sua banda, Johnny Moraes. O cantor, que integrou o Sanctuary e o Nevermore, faleceu devido a um infarto.
Embora tenha recebido massagem cardíaca e uma unidade móvel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tenha chegado a tempo, Warrel Dane não resistiu. "(Ele) Estava no flat onde se hospedou para a gravação do disco quando aconteceu. Eu cheguei a fazer massagem cardíaca, chamamos o Samu, que chegou bem rápido, mas quando eles chegaram, ele já tinha morrido", contou Moraes, em entrevista ao UOL.
Ainda durante a entrevista, Moraes também falou sobre os problemas de saúde de Dane. "A saúde dele já estava bem debilitada, por conta das diabetes e os problemas que ele teve de alcoolismo. Ele já enfrentava muitos problemas de saúde", afirmou.
Apesar de ter morrido cedo, o problema de Warrel Dane com o álcool, em especial, não era segredo para quem acompanhava sua trajetória. O próprio cantor chegou a dizer, em entrevista ao programa do festival "ProgPower USA XII", em 2011, que o Nevermore foi "a melhor banda que o álcool destruiu" - e, embora não tenha citado nomes e possa até estar se referindo a outros integrantes, a declaração já soava como uma autocrítica.
Ao ser questionado se o Nevermore foi prejudicado por falta de sorte, Dane disse: "Acho que tivemos um timing ruim e desorganização. Mas não acho que isso mudaria algo, porque tudo acontece por uma razão. Estou aqui, falando com você, por uma razão. E aqueles caras decidiram que não tinham um problema tão grande com álcool como eu por uma razão. Enfim...". Depois, ao falar sobre reformar o Sanctuary, Warrel comentou que não estava planejando um possível retorno só por conta do inevitável fim do Nevermore. "Nevermore, a maior banda que o álcool arruinou", complementou.
Em 2016, o veículo brasileiro Imprensa do Rock conversou com Warrel Dane, que, mais uma vez, falou sobre o álcool - desta vez, de forma mais direta. Na ocasião, o cantor conversava sobre cuidados com a voz, mas não deixou de destacar seus problemas com a bebida.
"A coisa mais importante para um cantor é ter um bom descanso, uma boa quantidade de sono e beber muita água, tem que se hidratar. Sei que tenho uma má reputação com relação ao álcool, mas você tem que ficar longe dele. Estou um pouco melhor agora do que antes. Sei que tenho uma má reputação por beber muito, mas eu não faço isso mais. Você só tem que perceber o seu instrumento e saber suas limitações, saber seus pontos fortes", disse, na ocasião.
Além do alcoolismo, Warrel Dane sofria de diabete tipo 2. Em 2005, já se falava sobre a saúde debilitada do cantor. Em entrevista ao Abrasive Rock, no ano em questão, o vocalista foi questionado sobre rumores ligados às suas condições físicas para continuar se apresentando - na época, ele chegou a ser internado por algumas semanas.
"Eu, basicamente, estava bebendo muito. Ao mesmo tempo, estava começando a sofrer com a diabete tipo 2 e não sabia disso. Meu pâncreas tentava se autodigerir, segundo os médicos. E eu quase não sobrevivi", afirmou.
Em 2009, ainda em atividade com o Nevermore, Warrel Dane motivou a cancelação de alguns shows devido ao mesmo problema: beber enquanto lidava com a diabete tipo 2. "Agora estou bem", disse ao site Cerebral Metalhead, na ocasião. "É algo difícil de se lidar (a diabete), mas tenho sorte o bastante, pois foi descoberto cedo, acho. Mas, sabe, a bebida... a minha frase favorita é: 'o diabo vive em uma garrafa, você pode encontrá-lo em qualquer bebida'", complementou.
Morte de Warrel Dane
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Morre Warrel Dane, vocalista do Nevermore e Sanctuary, aos 56 anos



