Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Por Emanuel Seagal
Postado em 12 de fevereiro de 2026
O Nevermore revelou oficialmente nesta quinta-feira (12) a sua nova formação, que, além de Jeff Loomis (guitarra) e Van Williams (bateria), conta também com Jack Cattoi (guitarra), Semir Özerkan (baixo) e Berzan Önen (vocais). O anúncio é ainda mais especial para os fãs brasileiros, que poderão conferir este retorno ao vivo no Bangers Open Air 2026.
Nevermore - Mais Novidades
Em um documentário compartilhado pela banda, Jeff Loomis e Van Williams comentaram os motivos que levaram à reunião e como pretendem preencher a lacuna deixada pelo lendário Warrel Dane.
Negócios inacabados
Para Jeff, o retorno não é apenas nostálgico, mas uma necessidade artística que estava pendente desde o hiato iniciado na década passada.
"Van e eu começamos a falar sobre isso provavelmente há alguns anos. A ideia é, basicamente, que acho que terminamos as coisas de uma forma estranha com o último show do Nevermore, acho que em 2010, quando paramos a banda", explicou o guitarrista.
"Acho que sentimos ter mais coisas para falar musicalmente, foi algo que desejamos, nós dois. Queríamos continuar a compor e queríamos estabelecer algo novo e encontrar músicos para compor a formação. Foi assim que começou, um pequeno pensamento que parece ter se tornado uma grande oportunidade depois", acrescentou.
Van Williams corroborou, admitindo que o fim do grupo não foi o ideal. "A banda não terminou como deveria", disse o baterista, ressaltando que, além de criar material inédito, a saudade das músicas antigas estava presente. "Eu sinto falta de tocar essas músicas."
A difícil substituição de Warrel Dane
A decisão de retornar com o Nevermore sem sua voz icônica não foi fácil. Warrel Dane, falecido em 2017 no Brasil enquanto gravava seu álbum solo, deixou uma sombra enorme sobre o grupo. Van Williams confessou que o medo da recepção foi um obstáculo.

"Eu diria que houve um pouco de hesitação da minha parte. Havia muitos fatores envolvidos, definitivamente saber que seria difícil substituir Warrel, algo muito difícil de fazer", desabafou. Ele citou ainda a preocupação com a reação de Jim Sheppard (baixista original), da gravadora e, principalmente, dos fãs. "Pensei sobre tudo, além de como eu me sentia a respeito."
A seleção dos novos integrantes
O processo para encontrar os novos músicos foi exaustivo. A formação foi definida internamente no final de fevereiro de 2025, após uma triagem que envolveu mais de 600 candidatos.
Segundo Jeff Loomis, a técnica vocal era importante, mas a conexão emocional foi o fator decisivo para a escolha do Berzan Önen como novo frontman. "A primeira coisa que notamos sobre ele foi sua paixão. Muitas pessoas podem cantar e replicar um vocalista, mas você consegue perceber quando ele canta as partes do Warrel que havia paixão naquilo e que ele realmente se importa", afirmou o guitarrista.
Jeff ainda pontuou que a influência de Warrel Dane no novo vocalista é perceptível. "Eu diria que Warrel foi definitivamente uma influência, foi muito óbvio quando o ouvimos que ele era a escolha certa."
Honrando o legado
Jeff Loomis fez questão de exaltar a importância de seu antigo parceiro.
"Eu ainda acredito que ele é um dos maiores letristas e vocalistas do metal que já existiram. Ele escrevia sobre muitas coisas naquela época que são tão relevantes atualmente", disse Jeff. "Ele era uma pessoa incrível. Muitas boas memórias, algumas ruins também, mas você sempre quer focar nas boas. Tenho certeza de que, se ele estivesse entre nós agora, estaria muito feliz que estamos fazendo isso, honrando seu nome e legado, para continuar com seu espírito."
O público brasileiro terá a oportunidade de ver essa homenagem de perto no Bangers Open Air 2026.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Nevermore anuncia sua nova formação
A música de Ozzy que atingiu o topo das paradas, mas não aparece nas coletâneas "Best Of"
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Tarja Turunen fará show natalino em São Paulo no dia 5 de dezembro
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
Quando o Rush devolveu o tratamento que recebeu do Aerosmith, e Joe Perry teve que ouvir
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
David Ellefson reza pedindo a Deus para participar da turnê de despedida do Megadeth
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade


Jeff Loomis ficou impressionado com performance de Berzan Önen, novo vocalista do Nevermore
Graham Bonnet revela ter sete músicas compostas com Jeff Loomis (Nevermore)
5 discos lançados em 1999 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Seattle: 10 grandes bandas de rock e metal que surgiram na terra do grunge


