Advogado que ganhou ação diz que Iron Maiden plagiou outras faixas
Por João Paulo Andrade
Fonte: Loudwire
Postado em 18 de março de 2018
Barry McKay, empresário da banda Beckett, que recentemente ganhou uma causa milionária contra o Iron Maiden após acursar a banda de Steve Harris de ter copiado a linha melódica de "Hallowed Be Thy Name", se pronunciou sobre o caso. E acusou Steve Harris e Dave Murray de ter plagiado outras canções.
McKay afirma que uma proposta decente de acordo, de 250 mil libras, poderia ter sido aceita, mas o Maiden fez uma declaração oficial que tentava minimizar o plágio e ofereceu um valor muito inferior: "Nós não acreditamos que Brian Quinn é o autor dos seis versos em questão, 40 anos atrás, como foi afirmado por Barry McKay. Por outro lado, devido aos custos legais e os potenciais imensos custos para levar o caso à corte, nós aceitaremos fechar esta ação com McKay por 100 mil libras, uma fração do que foi pedido. Um advogado feroz como McKay deve ter previsto isso."
No final das contas o Iron Maiden perdeu a ação e teve de pagar 900 mil libras.
McKay respondeu à afirmação do Maiden em um comunicado através da Loudwire: "Me chamar de um litigante serial tenta diminuir a derrota da banda. Harris e Murray e seus empresários me parecem ser maus perdedores. De qualquer forma eu estou agora representando outros três autores que também afirmam que Steve Harris e Dave Murray se aproveitaram de letras que eles escreveram. Se isso me torna um 'litigante serial' então que seja. Músicos que tiveram sua propriedade intelectual explorada por outros que não escreveram ou compuseram aquelas faixas merecem assistência de um advogado."
"Isso deve ser uma lição para eles. Da próxima vez, e haverá uma próxima vez, eles precisam ser mais razoáveis e justos. Eu acho doentio ter que levar músicos tão ricos para a corte por plagiar o trabalho musical de outros que não são ricos de forma alguma e que não teriam condições de enfrentar o poderoso Iron Maiden."
Iron Maiden - O plágio de Hallowed Be Thy Name
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps