Therion: vocalista lança álbum solo surpreendente
Por Carlos Garcia
Fonte: Road to Metal
Postado em 14 de maio de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Tyra Linnéa Sofia Vikström, nascida m 26 de novembro de 1992, filha do grande vocalista sueco Thomas Vikström, estreou no THERION com 18 anos, dividindo o palco com seu pai desde 2011 na banda, desde lá Linnéa Vikström só cresceu como frontwoman e cantora, tornando-se parte importante do line-up ao vivo do grupo criado por Christofer Johnsson.
Com performances carregadas de energia, Linnéa é uma tempestade em palco, correndo e agitando quase sem parar, somente se acalma em momentos em que faz as partes de backing vocals ao fundo! A maturidade e busca de aperfeiçoamento constante lhe rendeu participações em tours e em estúdio em outros projetos e bandas, como DIZTORD, DYNAZTY, PARALYDIUM PROJECT e KAMELOT, e mais recentemente, o contrato com o selo Despotz Records para um álbum solo.
Linnéa apresentou então o QfT (Quantum Field Theory), sua banda solo, que conta com membros e ex-membros do Dynazty e também com alguns convidados especiais em algumas músicas, como Christian Vidal (Therion). O trabalho, gravado praticamente todo ao vivo no estúdio, reúne algumas das paixões de Linnéa, além da música, abordando temas sobre os mistérios do espaço, singularidade, ficção científica, mas também reflexões sobre a vida.
"Live in Space" foi lançado agora no início deste mês, e vem ganhando resenhas muito positivas pelo Metal moderno, mas com influências dos clássicos, onde podemos viajar por melodias "espaciais", momentos progressivos e Metal clássico e com Linnéa mostrando variedade vocal!
Confira trechos da entrevista da vocalista para o site Road to Metal um dia após o show de lançamento, que foi dia 2 de maio:
Para começar esta entrevista, você poderia nos dizer como amadureceu a ideia de você lançar um projeto solo, neste caso o QFT. Lembro-me de você comentar sobre a possibilidade de gravar um EP há algum tempo.
Linnéa: Minha ideia inicial de fazer um EP foi principalmente porque eu não tinha um selo para me apoiar. É difícil financiar um show no estúdio sem um orçamento decente. Mas quando a Despotz Records se aproximou de mim e quis me contratar para um solo, é claro que eu quis fazer um álbum completo. Eu tinha vontade de fazer algum tipo de coisa solo há muito tempo, mas estou feliz que esperei e cresci antes de fazer isso.
Como você está se sentindo a frente de sua própria banda, sendo o elemento principal?
Linnéa: Fizemos nosso primeiro show ao vivo ontem (2 de maio de 2018), e foi uma experiência absolutamente mágica. Os caras da minha banda são músicos extraordinários e realmente parece que é para ser. É claro que estou mais acostumada com a constelação de estar com 2 ou 3 outros cantores no palco, o que, na verdade, acho bom. Isso sempre me deixa alerta sobre quem é o centro das atenções e dar espaço no palco quando é necessário, mas também, é claro reivindicar, seu espaço quando deve ser reivindicado. Para resumir - com o Therion me sinto como uma princesa, e com o QFT me sinto como a rainha!
Vejo que com o QFT você juntou várias coisas que você gosta, além da música. Eu lembro que você comentou em uma entrevista que nós fizemos que você é uma grande fã de ciência, espaço e física. Eu gostaria que você comentasse sobre a união desses elementos como inspiração para este álbum, e também onde você foi buscar as fontes para desenvolver a parte da letra.
Linnéa: Eu sempre tento ir tão fundo quanto posso na toca do coelho em busca de fontes. Eu começo assistindo um monte de clipes no youtube, tentando resumir o conteúdo, e então tentar encontrar a verdadeira fonte, e essa é uma tarefa muito difícil. Fui on-line e na biblioteca em busca de informações e inspiração para ter uma compreensão mais profunda, mas no final essas letras são mais ou menos apenas uma manifestação de como eu entendi os assuntos. Para mim, é muito mais fácil escrever música se eu tiver o título e o conceito prontos antes de começar a compor. Eu não tenho letras, mas tenho o título e as condições, então funciona como inspiração para a música também.
Outra coisa muito legal sobre o álbum foi a forma como foi feito, porque você gravou praticamente tudo ao vivo, em um estilo muito vintage, obtendo assim um som mais orgânico e verdadeiro! Eu também gostaria que você comentasse sobre as gravações e o trabalho com o renomado Lennart Östlund (que trabalhou com gente do quilate de Led Zeppelin e ABBA).
Linnéa: É um prazer trabalhar com um profissional absoluto como o Lennart. Todos nós sentimos como ganhadores da loteria por poder ir pro estúdio com ele. Ele está sempre muito calmo e relaxado, o que é perfeito quando você está trabalhando com alguém como eu, ha ha ha. Estressada e excitada ao mesmo tempo! Eu não me lembro agora, mas acho que tivemos 5 dias no estúdio e tudo passou muito rápido! Foi muito divertido e realmente senti que gravar ao vivo foi a melhor decisão que já tomei.
Bem, nós poderíamos falar sobre todas as faixas, porque eu gostei de tudo no álbum, e em cada audição há mais para descobrir. Para finalizar, gostaria que você falasse sobre a bela "Live in Space" e "Jóga", uma ótima versão da música da islandesa Björk, uma boa surpresa.
Linnéa: "Live in Space" é uma música que não é baseada em nenhuma teoria científica ou algo assim, é apenas uma reflexão sobre como a vida é, e eu acho que ela e a música "Time" são as músicas mais melancólicas do álbum. Foi muito poderoso gravar "Live in Space" ao vivo, acho que pode se tornar uma das favoritas dos fãs. A decisão de fazer uma cover de "Jóga" foi porque eu acho que é uma das melhores músicas já compostas, e para mim isso representa a terra no álbum. Eu adoro cantar e é uma honra cantar essa fantástica composição de Björk.
Confira a matéria completa no site Road to Metal:
http://www.roadtometal.com.br/2018/05/linnea-vikstroms-qft-vocalista-do.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Sepultura anuncia último show da carreira em Portugal
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
The Troops of Doom tem van arrombada e itens furtados na Espanha
Quando Robert Plant se sentiu intimidado pelo excesso de talento dos caras do Led Zeppelin
Após hesitar, Keith Richards escolhe seu álbum favorito dos Rolling Stones
Therion anuncia álbum e vídeo ao vivo com orquestra
Cinco músicas do ABBA que ganharam ótimas versões pesadas
Versões originais: 10 músicas que foram "tomadas" emprestadas



