Rock 'N Roll: O músico merece mais que algumas latinhas de cerveja
Por Artur de Figueiredo
Fonte: Youtube
Postado em 13 de julho de 2018
13 de julho, uma data comum? Para alguns, mais um dia. Para uma legião, uma data para ser lembrada, comemorada e cantada a todos os pulmões. Dia mundial do Rock- celebra um novo momento cultural no planeta, tempos que o gênero não goza de MTVs e espaço cativo no universo pop, como em outros tempos.
Apesar do Rock não viver mais o status de glamour de outrora ainda conta com milhares de fãs fiéis ao redor do planeta. Se lá na década de 60 e 70, os bares eram os meios e as mensagens entre o fã e as bandas, hoje, a internet mudou radicalmente esse paradigma consolidando uma nova forma de consumir música e, posteriormente o gênero. Se lá atrás os fanzines eram artigos de luxo das bandas que aproximavam os respectivos fãs sobre alguma novidade no mercado, hoje a difusão do gênero mudou especialmente o comportamento do ‘Rocker’.
Um fato continua firme e forte entre bandas e donos de casas de shows- o pagamento do show a troco de algumas cervejas. Apesar de vender uma ideia ‘True’ que o rock não deve ter apologia comercial muitos empresários usam do discurso bonito, polido, até ‘politizado’, que o gênero não merece o devido respeito, especialmente, o músico e que os números não abastecem uma realidade sustentável sobre o cotidiano de um músico que luta para sobreviver, para o famoso ‘Do Yourself’.
Marginalizados de um sistema que elege os privilegiados das gravadoras e o famigerado ‘Jabá’, sempre costumeiro no certame sócio-cultural-econômico, no ‘Mainstream Brazuca’. Na contramão do mundo pop, o Rock no Brasil se apoia a inúmeros eventos que prestigiam apenas artistas covers, tributos e mais tributos sobre aquele artista ou banda.
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Com anos de estudo, investimentos ‘estratosféricos’, músicos que usam da incumbência, paixão de tocar seu gênero musical se tornam reféns do mercado, do sistema. Fazer música para poder sobreviver e escolher um gênero mais ‘popular’, ‘mercadológico’, trocar as guitarras distorcidas por violões e melodias pasteurizadas para atingir um grande público e alcançar a parada de sucesso.
Se na década de 80 muitos imitavam Eddie Van Halen, cujos objetivos: aprender as técnicas do ícone da guitarra. Com o passar do tempo a cultura da guitarra foi perdendo espaço para as rimas.
Se o peso, ritmo e energia eram o ‘carro-chefe’ de uma geração. Outros gêneros acabaram aparecendo e dando um novo roteiro para cena pop ao redor do planeta. A ‘preço de cervejas baratas e quentes’ as bandas de Rock se mantêm com um sonho de fazerem do ‘rock de cada dia’, uma chance de mudar suas vidas, de mudar o planeta e viverem com dignidade, por uma valorização muito maior que apenas algumas cervejas.
Confiram alguns clássicos eternos:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
Doro Pesch já ficou apaixonada por James Hetfield, do Metallica
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
Ian Anderson, do Jethro Tull, conta por que recusou convite para conhecer Elvis Presley
A decisão desastrosa que Bono admitiu que talvez repetisse com o U2
Eric Clapton não gostava do Britpop, mas foi "arrebatado" por esta banda dos anos 90
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
Imagem de "satanistas" foi boa para o Black Sabbath, segundo Tony Iommi
Metallica mudou a vida de Matt Heafy, vocalista do Trivium
Bateristas: Os 30 melhores de todos os tempos
A banda marcante dos anos 2000 que para Gastão é supervalorizada
A banda que pode ficar tão grande quanto o Iron Maiden, segundo Steve Harris

Lindo Demais: conheça o London, o primeiro smartphone da Marshall
Fotos de Infância: Joey Jordison e Corey Taylor, do Slipknot
Ratos de Porão: O elogio de João Gordo aos garotos do Restart
Scorpions: As 20 melhores canções com temática romântica
Sexo e rock n' roll; banda grava e vende pornô para bancar despesas
Bon Jovi: Richie Sambora enumera motivos para ter saído da banda
