Rock 'N Roll: O músico merece mais que algumas latinhas de cerveja
Por Artur de Figueiredo
Fonte: Youtube
Postado em 13 de julho de 2018
13 de julho, uma data comum? Para alguns, mais um dia. Para uma legião, uma data para ser lembrada, comemorada e cantada a todos os pulmões. Dia mundial do Rock- celebra um novo momento cultural no planeta, tempos que o gênero não goza de MTVs e espaço cativo no universo pop, como em outros tempos.
Apesar do Rock não viver mais o status de glamour de outrora ainda conta com milhares de fãs fiéis ao redor do planeta. Se lá na década de 60 e 70, os bares eram os meios e as mensagens entre o fã e as bandas, hoje, a internet mudou radicalmente esse paradigma consolidando uma nova forma de consumir música e, posteriormente o gênero. Se lá atrás os fanzines eram artigos de luxo das bandas que aproximavam os respectivos fãs sobre alguma novidade no mercado, hoje a difusão do gênero mudou especialmente o comportamento do ‘Rocker’.

Um fato continua firme e forte entre bandas e donos de casas de shows- o pagamento do show a troco de algumas cervejas. Apesar de vender uma ideia ‘True’ que o rock não deve ter apologia comercial muitos empresários usam do discurso bonito, polido, até ‘politizado’, que o gênero não merece o devido respeito, especialmente, o músico e que os números não abastecem uma realidade sustentável sobre o cotidiano de um músico que luta para sobreviver, para o famoso ‘Do Yourself’.
Marginalizados de um sistema que elege os privilegiados das gravadoras e o famigerado ‘Jabá’, sempre costumeiro no certame sócio-cultural-econômico, no ‘Mainstream Brazuca’. Na contramão do mundo pop, o Rock no Brasil se apoia a inúmeros eventos que prestigiam apenas artistas covers, tributos e mais tributos sobre aquele artista ou banda.

Com anos de estudo, investimentos ‘estratosféricos’, músicos que usam da incumbência, paixão de tocar seu gênero musical se tornam reféns do mercado, do sistema. Fazer música para poder sobreviver e escolher um gênero mais ‘popular’, ‘mercadológico’, trocar as guitarras distorcidas por violões e melodias pasteurizadas para atingir um grande público e alcançar a parada de sucesso.
Se na década de 80 muitos imitavam Eddie Van Halen, cujos objetivos: aprender as técnicas do ícone da guitarra. Com o passar do tempo a cultura da guitarra foi perdendo espaço para as rimas.
Se o peso, ritmo e energia eram o ‘carro-chefe’ de uma geração. Outros gêneros acabaram aparecendo e dando um novo roteiro para cena pop ao redor do planeta. A ‘preço de cervejas baratas e quentes’ as bandas de Rock se mantêm com um sonho de fazerem do ‘rock de cada dia’, uma chance de mudar suas vidas, de mudar o planeta e viverem com dignidade, por uma valorização muito maior que apenas algumas cervejas.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Confiram alguns clássicos eternos:



Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
Jason Newsted conta como era estar feliz em meio ao luto do Metallica
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
O cover do Guns N' Roses que Slash odeia: "Não poderia ter ficado mais desapontado"
Vinheteiro detona Sepultura: "É fezes com sangue oculto. Não consigo reconhecer as notas"
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Para James Hetfield, refrão de "Master of Puppets" era comercial demais
A música do Judas Priest que carrega todos os elementos do metal, segundo K.K. Downing
Representantes de Jello Biafra atualizam seu estado de saúde
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Kerry King revela seu álbum favorito do Black Sabbath; "todos são legais, mas esse é especial"
Mick Jagger se irritava com obsessão de Keith Richards pelos Beatles
O dia que Ritchie Blackmore jogou futebol no Brasil e não deixou ninguém se dirigir a ele
O que os fãs de rock e suas vertentes pedem para beber em um bar?
Regis Tadeu explica por que shows do Metallica são melhores que shows do Iron e Kiss
Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutos
Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos

