Angra: Marcelo Barbosa em entrevista exclusiva
Por Mário Pescada
Fonte: 80 Minutos
Postado em 20 de março de 2019
O site brasileiro 80 Minutos conseguiu mais uma entrevista exclusiva, dessa vez com o guitarrista Marcelo Barbosa (ANGRA, ALMAH, KHALLICE, DARK AVENGER).
Marcelo teve a difícil missão de substituir Kiko Loureiro, hoje no MEGADETH. Não só deu conta do recado, muito bem por sinal, como ainda participou do elogiadíssimo "ØMNI" (2018), disco que voltou a colocar o ANGRA em destaque no cenário.
Confira abaixo trechos da entrevista conduzida por André Luiz Paiz ao site 80 Minutos onde Marcelo falou abertamente sobre a extensa turnê de 2018, o DVD vindouro dessa turnê, seu bem-sucedido site MB Guitar Academy, o ALMAH, seu disco solo a caminho e muito mais.
ALP: Olá Marcelo, obrigado mais uma vez por falar conosco. Seja bem-vindo!
MB: Fala galera, aqui é o Marcelo Barbosa, guitarrista do ANGRA e é um prazer estar aqui respondendo a estas perguntas para o 80 Minutos. Vamo que vamo!
ALP: O ANGRA finalizou no final de 2018 uma das suas maiores e mais longas turnês. Foram mais de 100 shows, praticamente encerrando um ciclo com o Angra Fest. O que você trouxe como lembrança na memória e quais foram os momentos mais especiais?
MB: Pois é, foi uma turnê muito extensa e muito cansativa. Foi intensa também. Foi extensa e intensa. Foram 102 shows em menos de 10 meses, fora os outros shows que faço quando estou aqui no Brasil. Então, acredito que ano passado eu tenha chegado a 140 shows. Colocando junto a isso meus cursos online e minha escola física de música – são duas unidades em Brasília - foi um ano bastante difícil, mas gratificante também. É difícil escolher um momento especial porque foi tão extenso que, em cada uma das pernas da turnê, tivemos momentos especiais, seja na Europa, América Latina ou Japão. O que trago comigo é uma experiência única de ter tocado uma turnê mundial, com tantos shows e um álbum tão bem recebido, no qual eu tive o prazer de ter feito parte, tanto na gravação como no processo de composição. Então, fica o orgulho de ter realizado este trabalho e um aceite para que o próximo seja tão forte quanto este.
ALP: Já há data para lançamento do DVD ao vivo? Há algo sobre ele que você pode nos adiantar? Teremos extras e tudo mais?
MB: O DVD obviamente já está gravado. Já tem alguma edição, mas não está totalmente pronto porque alguns recalls foram pedidos para que fique perfeito. O que eu vi já está muito bonito e tenho certeza que a galera irá curtir. Tem a participação especial da SANDY, mais do que especial, diferente e inusitada. E sim, teremos muitos extras contendo clipes e coisas do gênero. Não temos ainda uma data prevista, pois estamos em negociação com a gravadora sobre o momento de lançá-lo. Mas, em breve teremos novidades sobre este projeto.
ALP: Marcelo, "ØMNI" provou a sua força através do retorno dos fãs. Sendo o seu primeiro álbum com o ANGRA, qual a sensação de experimentar tamanho sucesso e aceitação?
MB: Ah, para mim, com certeza tem um gosto especial. Todo esse sucesso e recepção em relação ao "ØMNI", porque, querendo ou não, eu entrei no lugar de um guitarrista fundador da banda e um músico incrível, que dispensa comentários a respeito (nota: Kiko Loureiro). É aquela história, caso o disco viesse a não ser tão aceito como foi, certamente parte da culpa, sendo isso verdade ou não, cairia sobre mim, porque eu fui a mudança entre o último álbum e este. Graças a Deus fizemos este álbum, que acabou de ficar em segundo lugar perdendo apenas para o JUDAS PRIEST, nas eleições da Burn, que é a revista mais importante do Japão e uma das mais importantes do mundo quando se trata de heavy metal. Então, se ainda havia dúvida, essa conquista veio para fechar com chave de ouro. Fiquei muito feliz com o resultado, satisfeito, e sei que é só o começo, pois próximo será melhor ainda.
ALP: A banda já conversou sobre direcionamento e início do próximo álbum de estúdio? Vocês chegaram a compor algo na estrada? A banda sairá novamente em turnê em meados de 2019, certo? O que virá depois?
MB: Não, direcionamento para o próximo álbum ainda não. Nós com certeza começaremos a trabalhar melhor nas ideias no segundo semestre. A princípio é essa ideia, começar no segundo semestre de 2019. Sim, fizemos algumas brincadeiras e algumas jams na estrada, que já serão aproveitadas como ideias embrionárias para escrever o álbum em cima. Mas, está tudo muito ainda no começo. Nós faremos uma turnê agora entre maio e junho, só alguns shows no Brasil e, a princípio, essa é a agenda da banda para este ano em termos de shows. E aí, nós iremos nos concentrar para a produção de um novo trabalho.
ALP: E como foi para conciliar o seu trabalho paralelo com a sua escola online para guitarristas (nota: confira o site MB Guitar Academy) enquanto estava em turnê?
MB: Pois é, como eu disse, é muito difícil. Graças a Deus com o online, eu consigo ficar o tempo todo conectado, pois a primeira coisa que faço é comprar um chip com plano de internet ilimitada quando chego em um país. O curso online é um dos braços dos meus projetos didáticos. Requer muita atenção e muito cuidado, pois graças a Deus nós temos muitas inscrições por mês. Mas, tem ainda a escola física. São duas unidades, uma na asa sul e outra na asa norte – para quem conhece Brasília. E eu acredito que a escola física, por envolver muitos professores em cada unidade e muitos funcionários, dá mais trabalho do que a online. E é sim cansativo e trabalho em turno dobrado. Ou estou preocupado com o show ou estou preocupado com o que está acontecendo nas empresas. Mas, de qualquer forma, é muito bom e uma coisa sempre acaba ajudando na outra, e estou muito feliz também com este lado do empreendedorismo na minha vida.
ALP: Falando nisso, você pode nos contar mais sobre este projeto de enorme sucesso e que permite com que alunos de todos os cantos do Brasil possam estudar guitarra através da internet? É possível que uma pessoa com o mínimo de musicalidade se torne um músico em qualquer estilo? E para aqueles que amam o instrumento mas possuem pouco tempo para praticar, há opção?
MB: O MB Guitar Academy é um curso online de guitarra. O curso online possui várias vantagens como, por exemplo, você poder acessar e fazer aulas dentro do seu horário disponível, além de poder pausar e rever uma aula sempre quando precisar. E também poder fazer aulas através do seu celular, iPad, computador ou qualquer outro dispositivo e de onde estiver. É um curso bem completo. É claro que, com maior tempo dedicado, mais rápido virá o resultado. Eu tenho muitos alunos com emprego convencional, têm a guitarra como hobby, estudam em torno de 30 minutos três vezes por semana e conseguem ótimos resultados dentro do que eles almejam. Tenho também alunos com nível profissional e que aí sim necessitam de um tempo maior para alcançar o nível que desejam. Quando mais alto você deseja chegar, mais dedicação será preciso para romper aquela barreira em direção ao próximo nível. Isso é natural em qualquer área da vida. Algo interessante também, você citou a disponibilidade para guitarristas do Brasil inteiro, mas não é só do Brasil. Tenho alunos guitarristas do México, Argentina, Paraguai e Espanha. Geralmente de países do idioma espanhol. Tenho um grupo fechado no Facebook com mais de 1.400 alunos, em que trocamos ideias, dúvidas e sugestões do dia a dia. O MB Guitar Academy tem hoje mais ou menos 3.000 alunos. Nem todos estão no grupo de alunos porque não usam o Facebook, esquecem de entrar ou não têm interesse de participar. Mas, é uma comunidade muito unida e rica em informação e só ela já vale a aquisição. Imagina com todo o material disponível no curso.
Para mais sobre esse bate-papo, confira a entrevista na íntegra no site do 80 Minutos.
Confira o terceiro single "Unstoppable", do CD solo a ser lançado em breve.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
"Entrei na turnê de despedida do Judas e ainda estou aqui 15 anos depois", diz Richie Faulkner
Guitarras: as 15 músicas mais complicadas para tocar
Kiss queria Ace Frehley nos últimos shows, mas ele impôs condição impossível
A banda que Kurt Cobain gostou tanto quando conheceu que quis tocar numa banda cover dela


A música sobre melancia e infância que fez Ricardo Confessori voltar ao Angra
Kiko Loureiro celebra aniversário de "Aurora Consurgens", disco do Angra
Clássico do Angra, "Rebirth" será lançado em versão remasterizada
Os dois clássicos que Fabio Lione nunca cantaria numa banda cover
O músico do angraverso que em 20 anos nunca fez churrasco para Aquiles Priester
Bateria: imagine se ele tocasse um equipamento mais decente
Bill Hudson: "No Brasil, se você não tocar com ex-membro do Angra, ninguém vai ouvir"



