Roger Waters: pedindo para que Madonna não faça show em Tel Aviv
Por Igor Miranda
Fonte: The Guardian
Postado em 17 de abril de 2019
O músico Roger Waters, ex-Pink Floyd, pediu para que a cantora pop Madonna não se apresente em Tel Aviv, Israel, no dia 18 de maio. Há rumores de que a artista fará um show nas finais do reality show musical Eurovision, mas a informação não foi confirmada oficialmente até o momento.
Em carta aberta para o jornal The Guardian, Roger Waters disse que a atitude de Madonna "normaliza a ocupação, o apartheid, a limpeza étnica, o encarceramento de crianças e o massacre de manifestantes pacíficos, mesmo sendo um show lucrativo". "Sou frequentemente acusado de ser antissemita por ser a favor dos direitos humanos e criticar o governo de Israel por suas violações. Essa acusação é uma cortina de fumaça para desviar a atenção e desacreditar aqueles que apontam os crimes de Israel contra a humanidade", afirmou.
Waters disse que apoia a luta pelos direitos humanos de todos os povos oprimidos, destacando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU, adotada em 1948. O músico também citou outros fatos históricos para fundamentar sua argumentação, como o apelo da sociedade civil palestina em 2004, que pediu ajuda em meio aos conflitos na região.
"Peço para que todos os jovens concorrentes do Eurovision - todos os jovens, assim como os mais velhos, o que inclui Madonna - leiam a Declaração dos Direitos Humanos da ONU. Ela está traduzida em 500 idiomas, para que todos possam se informar sobre seus 30 artigos. Se todos nós seguíssemos o documento, ainda poderemos salvar nosso belo planeta de sua destruição iminente", disse o músico.
Leia o texto, na íntegra (e em inglês), no site do The Guardian.
Roger Waters é um defensor da causa palestina e lidera pedidos de boicote ao governo de Israel, solicitando publicamente que artistas não se apresentem no país. A ação é feita como parte do movimento BDS (Boycott, Divestment and Sanctions - "Boicote, Desinvestimento e Sanções", em tradução livre).
Artistas como Lorde, Elvis Costello e Cat Power já cancelaram shows após o esforço de Roger Waters e do movimento BDS. Porém, a maior parte dos nomes que confirmam apresentações em Israel acabam cumprindo as datas.
Roger Waters - Críticas a Israel e acusações de antissemitismo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu

Roger Waters pede boicote a Israel
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
O guitarrista que ninguém conseguia decifrar, conforme Roger Waters; "coisas meio mágicas"
Corey Feldman especula sobre a saúde mental de Roger Waters; "acho que ele é um pouco bipolar"


