Roger Waters: pedindo para que Madonna não faça show em Tel Aviv
Por Igor Miranda
Fonte: The Guardian
Postado em 17 de abril de 2019
O músico Roger Waters, ex-Pink Floyd, pediu para que a cantora pop Madonna não se apresente em Tel Aviv, Israel, no dia 18 de maio. Há rumores de que a artista fará um show nas finais do reality show musical Eurovision, mas a informação não foi confirmada oficialmente até o momento.


Em carta aberta para o jornal The Guardian, Roger Waters disse que a atitude de Madonna "normaliza a ocupação, o apartheid, a limpeza étnica, o encarceramento de crianças e o massacre de manifestantes pacíficos, mesmo sendo um show lucrativo". "Sou frequentemente acusado de ser antissemita por ser a favor dos direitos humanos e criticar o governo de Israel por suas violações. Essa acusação é uma cortina de fumaça para desviar a atenção e desacreditar aqueles que apontam os crimes de Israel contra a humanidade", afirmou.

Waters disse que apoia a luta pelos direitos humanos de todos os povos oprimidos, destacando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU, adotada em 1948. O músico também citou outros fatos históricos para fundamentar sua argumentação, como o apelo da sociedade civil palestina em 2004, que pediu ajuda em meio aos conflitos na região.
"Peço para que todos os jovens concorrentes do Eurovision - todos os jovens, assim como os mais velhos, o que inclui Madonna - leiam a Declaração dos Direitos Humanos da ONU. Ela está traduzida em 500 idiomas, para que todos possam se informar sobre seus 30 artigos. Se todos nós seguíssemos o documento, ainda poderemos salvar nosso belo planeta de sua destruição iminente", disse o músico.
Leia o texto, na íntegra (e em inglês), no site do The Guardian.

Roger Waters é um defensor da causa palestina e lidera pedidos de boicote ao governo de Israel, solicitando publicamente que artistas não se apresentem no país. A ação é feita como parte do movimento BDS (Boycott, Divestment and Sanctions - "Boicote, Desinvestimento e Sanções", em tradução livre).
Artistas como Lorde, Elvis Costello e Cat Power já cancelaram shows após o esforço de Roger Waters e do movimento BDS. Porém, a maior parte dos nomes que confirmam apresentações em Israel acabam cumprindo as datas.


Roger Waters - Críticas a Israel e acusações de antissemitismo
Roger Waters: músico narra filme sobre o muro israelense
Roger Waters: "The Wall" acusado de anti-semitismo
Roger Waters: cantor do Pink Floyd pede boicote a Israel
Pink Floyd: Waters desperta a ira de supermodelo israelense
Roger Waters: ele pediu, mas Gil e Caetano negam boicote a Israel
Roger Waters: pedindo de novo para Caetano e Gil não tocar em Israel
Roger Waters: há dez anos dizem que sou nazista e antissemita
Andreas Kisser: a política de Israel não mudou por causa do Roger Waters
Roger Waters: organização judaica acusa músico de ser antissemita
Roger Waters: criticando novamente o Radiohead por tocar em Israel
Roger Waters: acusado de antissemitismo, músico é vetado em TV na Alemanha
Pink Floyd: banda-tributo tocará em Israel e Roger Waters se manifesta
Roger Waters: com a ajuda dele, duas crianças são retiradas da Síria
Orphaned Land: vocalista lamenta boicote de grandes artistas a Israel
Todas as matérias sobre "Roger Waters - Críticas a Israel e acusações de antissemitismo"Siga e receba novidades do Whiplash.Net:
Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps