Por que Mangini, baterista do Dream Theater, tem deixado os pratos da bateria tão altos
Por Igor Miranda
Fonte: Rhythm Magazine
Postado em 15 de abril de 2019
O baterista Mike Mangini, do Dream Theater, explicou em entrevista à Rhythm Magazine por que tem deixado os pratos de sua bateria em uma posição tão alta. Vídeos recentes mostraram que ele adota essa formatação não apenas nos shows, como, também, ao gravar em estúdio com a banda.
Dream Theater - Mais Novidades
"Fui ao extremo para fazer os pratos soarem mais altos e mais limpos na mixagem final. Isso sempre está fora das minhas mãos, então, fiz o possível para deixá-los mais claros, já que vaza muito som do meu kit. Eu toco mais forte do que as pessoas pensam. Não parece, mas minha batida é forte, seja com 4 ou 20 batidas por segundo", afirmou.
O músico destacou que não adota essa medida quando está gravando em seu estúdio pessoal. "Sou um baterista ouvindo a bateria por trás. É diferente. Se não melhor, é apenas diferente. É como eu ouço. Se alguém estiver do outro lado do vidro, ou de frente à bateria, soará diferente. Logo, o tratamento será outro. Por isso, fiz o possível para deixar os pratos bem acima", disse.
Mangini também foi perguntado por que apareceu nos vídeos das gravações - como o clipe de "Untethered Angel" usando apenas um bumbo, ao invés do tradicional par que aparece nos shows. "Novamente, fiz alterações por necessidade. Eu queria um som um pouco maior e natural na sala. Sei que o som da bateria vaza nessa configuração. Ter apenas um pedal está mais ligado ao efeito estéreo. Eu troco meus pés. [...] Jimmy T (engenheiro de som) e eu falamos sobre parte da paisagem sonora para a bateria nesse álbum, para usar mais o som da sala", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps