David Gilmour: Por que ele se desfez de suas guitarras?
Por Ricardo Bellucci
Fonte: site Blitz
Postado em 08 de maio de 2019
David Gilmour é um mestre na arte da guitarra. Músico extremamente talentoso, tem uma técnica profundamente refinada, extraindo melodias únicas, geniais de seu instrumento. Aliada a essa técnica refinada, Gilmour possui outro "dom" raro: profunda sensibilidade!
David Gilmour - Mais Novidades
Suas músicas e solos, não apenas da sua carreira longeva com o Pink Floyd, assim como em "voo" solo, possuem momentos marcantes, e nos fornecem emoção em profusão.
Talvez essa extrema sensibilidade, aliada a percepção de que o momento para parar se aproxima, encaminhou a sua resolução de leiloar sua coleção 120 guitarras, revertendo os recursos obtidos para a caridade.
Em recente matéria publicada no site português Blitz, o músico inglês expressa seu reais sentimentos em relação a seus instrumentos: "Há anos que penso nisto", confessou. "Estas guitarras serviram-me bem. Deram-me canções e melodias, mas pensei que seria bom para elas seguir em frente e criar música nova com outras pessoas".
Gilmour expressa, com essa declaração, o seu desejo de permitir que estes instrumentos continuem a exercer sua principal missão: Emocionar! A razão essencial de ser da música, qualquer que seja o gênero em questão, é esse, emocionar.
Uma outra declaração do gênio das guitarras também aponta na direção de uma decisão não apenas refletida, mas baseada na sua emotividade e nobreza de caráter:"Há imensos problemas no mundo de hoje, no que toca a refugiados ou à fome. Tenho uma fundação de caridade e o dinheiro será distribuído daí para as pessoas que mais dele precisam", explicou. Essa capacidade de ter empatia com seu semelhante, de inserir-se no mundo, compreendendo seus dramas e dilemas, apareceu em vários momentos de sua carreira, em suas músicas. Nada melhor do que ao se aproximar o momento de diminuir o ritmo de trabalho ou mesmo de "pendurar as chuteiras", dar vazão, de forma coerente, a sua visão de engajamento social no mundo!
Precisamos de muitos músicos e seres humanos como David Gilmour neste mundo, sem sombra de dúvida!
Longa vida ao rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps