Dia Estadual do Heavy Metal: Projeto de deputado paranaense institui data
Por André Molina
Fonte: SINNERS ROCK BEER
Postado em 27 de junho de 2019
O deputado estadual Douglas Fabrício (CIDADANIA) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná projeto de Lei que institui o "Dia Estadual do Heavy Metal", a ser comemorado no dia 08 de junho.
Foi escolhida esta data comemorativa em homenagem ao cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro, André Matos, que faleceu no último dia 08 de junho de 2019.
A proposta foi apresentada devido ao reconhecimento do estado do Paraná ao músico brasileiro que teve carreira artística vitoriosa no Japão, Estados Unidos e países da Europa, com milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados.
"André Matos foi pioneiro na mistura da música clássica com o estilo pesado do heavy metal e ritmos brasileiros, sendo um dos responsáveis por colocar o Brasil no cenário do rock internacional em um estilo dominado por norte-americanos e europeus. Como alguns estados já manifestaram, o Paraná, que tem uma significativa comunidade roqueira, também reconhece a importância da sua obra e presta esta homenagem", argumenta o deputado Douglas Fabrício.
O deputado ainda destacou que uma petição de fãs do cantor publicada na internet solicitando a homenagem ao cantor em âmbito nacional já conta com mais de 42 mil assinaturas.
Trajetória
Andre Matos foi um cantor, compositor, maestro, produtor e pianista brasileiro, conhecido por ter sido vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman. O artista vendeu milhões de cópias durante a sua carreira. Também capitaneou os projetos Virgo e Symfonia, além de ter feito participações especiais em bandas como Avantasia. Desde outubro de 2006, estava em carreira solo.
Na década de 80 foi pioneiro no heavy metal em São Paulo ao começar a cantar na banda Viper aos 16 anos de idade. No final da década, teve reconhecimento precoce no Japão. Saiu do grupo para formar o Angra e ampliar as influência e estudo na música erudita. O grupo fez carreira também no Japão e teve bastante reconhecimento na França, Alemanha e Suécia ao unir ritmos brasileiros, música clássica e heavy metal.
Morte de Andre Matos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
Site coloca continuações de "The Unforgiven" entre as piores músicas do Metallica
A música de "Load" que não melhorou com o tempo, segundo o Ultimate Classic Rock
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
A música que foi o alicerce do heavy e do rock, segundo Robert Plant
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
Bruce Dickinson: ele revela os três vocalistas que nunca vai conseguir superar
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O álbum que Geezer Butler enxerga como tendo sido o começo do fim do Black Sabbath
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O solo de guitarra que mudou a forma como os solos passaram a ser feitos
Bruce Dickinson explica por que não torce para nenhum time de futebol
A famosa banda brasileira que Rafael Bittencourt quase foi linchado por não conhecer

Andreas Kisser: Andre Matos tocava Iron Maiden numa época que poucos conseguiam
Regis Tadeu: O Angra foi formado em torno do Andre Matos
Kiko Loureiro: porque não falei com Andre Matos por vinte anos
Herman Li: "sem Angra, não existiria Dragonforce", diz guitarrista
Andre Matos quase saiu do Angra antes de "Fireworks"; banda ensaiou com Falaschi
Rafael Bittencourt: "O Brasil perde um talento insubstituível"
Andre Matos: "estou arrasado com essa notícia trágica", diz Tobias Sammet
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"



