Dia Estadual do Heavy Metal: Projeto de deputado paranaense institui data
Por André Molina
Fonte: SINNERS ROCK BEER
Postado em 27 de junho de 2019
O deputado estadual Douglas Fabrício (CIDADANIA) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná projeto de Lei que institui o "Dia Estadual do Heavy Metal", a ser comemorado no dia 08 de junho.
Foi escolhida esta data comemorativa em homenagem ao cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro, André Matos, que faleceu no último dia 08 de junho de 2019.
A proposta foi apresentada devido ao reconhecimento do estado do Paraná ao músico brasileiro que teve carreira artística vitoriosa no Japão, Estados Unidos e países da Europa, com milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados.
"André Matos foi pioneiro na mistura da música clássica com o estilo pesado do heavy metal e ritmos brasileiros, sendo um dos responsáveis por colocar o Brasil no cenário do rock internacional em um estilo dominado por norte-americanos e europeus. Como alguns estados já manifestaram, o Paraná, que tem uma significativa comunidade roqueira, também reconhece a importância da sua obra e presta esta homenagem", argumenta o deputado Douglas Fabrício.
O deputado ainda destacou que uma petição de fãs do cantor publicada na internet solicitando a homenagem ao cantor em âmbito nacional já conta com mais de 42 mil assinaturas.
Trajetória
Andre Matos foi um cantor, compositor, maestro, produtor e pianista brasileiro, conhecido por ter sido vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman. O artista vendeu milhões de cópias durante a sua carreira. Também capitaneou os projetos Virgo e Symfonia, além de ter feito participações especiais em bandas como Avantasia. Desde outubro de 2006, estava em carreira solo.
Na década de 80 foi pioneiro no heavy metal em São Paulo ao começar a cantar na banda Viper aos 16 anos de idade. No final da década, teve reconhecimento precoce no Japão. Saiu do grupo para formar o Angra e ampliar as influência e estudo na música erudita. O grupo fez carreira também no Japão e teve bastante reconhecimento na França, Alemanha e Suécia ao unir ritmos brasileiros, música clássica e heavy metal.
Morte de Andre Matos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
Os 5 álbuns que marcaram Poney, do Violator, e a suspensão na escola por tocar metal
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
As regras do Viking Metal
O hit de Cazuza que letra do refrão original era "forte demais" e ele concordou em alterar
A opinião de Gene Simmons sobre o Sepultura que deve agradar aos irmãos Cavalera
Andreas Kisser: Andre Matos tocava Iron Maiden numa época que poucos conseguiam
Regis Tadeu: O Angra foi formado em torno do Andre Matos
Kiko Loureiro: porque não falei com Andre Matos por vinte anos
Herman Li: "sem Angra, não existiria Dragonforce", diz guitarrista
Andre Matos quase saiu do Angra antes de "Fireworks"; banda ensaiou com Falaschi
Rafael Bittencourt: "O Brasil perde um talento insubstituível"
Andre Matos: "estou arrasado com essa notícia trágica", diz Tobias Sammet
Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
O dia que Luis Mariutti e Roy Z vandalizaram as linhas de bateria de Rafael Rosa
Veja vídeo inédito de alta qualidade do Angra com Andre Matos ao vivo em 1999 na França
O dia que Andre Matos se chateou com Gabriel Thomaz do Autoramas no camarim do Angra
Sascha Paeth: o guitarrista alemão que se apaixonou pelo Brasil



