Timo Tolkki: entrevista exclusiva para o Brasil
Por Mário Pescada
Fonte: 80 Minutos
Postado em 03 de junho de 2019
O site 80 Minutos conseguiu outra entrevista exclusiva para o Brasil, desa vez com o guitarrista TIMO TOLKKI (STRATOVARIUS, SYMFONIA, REVOLUTION RENAISSANCE, AVALON).
Na longa entrevista, TIMO falou abertamente sobre seu novo disco "Return To Eden" (2019), a depressão que o afastou dos palcos, sua passagem pela América do Sul agora em agosto, do seu reencontro com TIMO KOTIPELTO e outros assuntos. A entrevista foi conduzida por André Luiz Paiz (ALP).
ALP: Olá TIMO. Obrigado por falar com o 80 Minutos! Primeiramente, você aparenta estar em um bom momento. Como você tem se sentido ultimamente?
TT: Eu estou muito bem, obrigado. Eu estive ferrado por praticamente quinze anos. E eu tive que revistar este passado e tentar entender tudo o que aconteceu comigo para que eu pudesse atingir um novo nível de consciência.
ALP: Você está de volta com o projeto AVALON após cinco anos. O que nós podemos esperar de "Return To Eden" (nota: novo disco de TIMO a ser lançado dia 14 de junho)?
TT: Bem, meu objetivo era compôr um bom álbum de power metal. Ele começou a tomar forma basicamente há dois anos. Eu simplesmente comecei a escrever as músicas, sem qualquer intenção. Eu apenas expressei os meus sentimentos no que estava criando, como sempre faço.
ALP: Esta última parte é um encerramento da trilogia e exibe uma visão bastante pessimista do nosso futuro mais próximo. Na sua opinião, há esperança para nós?
TT: Eu sou bem pessimista quanto a isso. Eu não vejo aprimoramentos na humanidade e sempre fui preocupado quanto a isso, tanto que sempre escrevi músicas com este tema. Nós devemos procurar por algo novo para nós humanos, pois nos tornamos muito egoístas e gananciosos. Nós exploramos o planeta sem pensar nas consequências e há muitos de nós por aqui. São 8 bilhões de pessoas! Daqui a 100 anos as coisas serão bem diferentes…
ALP: Nós notamos que esta última parte demorou um pouco mais para ser finalizada. Isso foi intencional?
TT: Bem, há cinco anos atrás eu passei por uma depressão bastante severa. Eu não tinha condições de fazer música. Não tinha condições de fazer nada e simplesmente ficava na cama o tempo todo. Eu já tinha feito terapia no passado, por sete anos, e novamente tive que revisitar quem eu sou e o meu caráter. Eu tive que aprender a conviver comigo mesmo, como todos vocês fazem.
ALP: E você está bem agora?
TT: Eu estou muito bem, sim.
ALP: É verdade que há intenção de excursionar com o projeto AVALON?
TT: Sim, eu estou planejando uma turnê com o projeto. Mas, antes eu estarei na América do Sul em agosto próximo, para tocar em alguns shows com bandas locais. Nós tocaremos alguns clássicos do STRATOVARIUS.
ALP: Então é por isso que hoje de manhã você estava em busca por promotores de eventos no Peru?
TT: Sim, exatamente por isso.
ALP: Para mim, o material promocional deste novo trabalho mostra uma versão mais motivada e inspirada de TIMO TOLKKI. Você pensa o mesmo? Perguntou pelo fato de você ter passado por uma espécie de bloqueio criativo durante as composições de "Angels Of Apocalypse" (2014), certo?
TT: Aquele foi um período bem obscuro para mim. É por isso que aquele álbum representa o que eu estava sentindo e quem eu era naquele período da minha vida. "Angel Of Apocalipse" (2014) é um disco bastante obscuro. "Land Of New Hope" (2013) é mais esperançoso e o novo álbum é mais renovado, pois eu pude contar com músicos italianos e finlandeses. Eles me ajudaram bastante. É também a primeira vez em que eu pude contar com um co-produtor. Eu sempre fiz tudo sozinho com o STRATOVARIUS.
Para conferir o restante da entrevista, acesse o site do 80 Minutos em
https://80minutos.com.br/interview.php?interview=39
Seu novo álbum pode ser adquirido no site da Frontiers:
https://www.frontiers.shop/new-releases/882/timo-tolkki-s-avalon-return-to-eden-cd-jewelcase
Confira abaixo o video clip para a faixa "Promises", do novo disco "Return To Eden"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A brutalidade do Grave Digger em "Return of the Reaper"
A polêmica capa do Bon Jovi mudada por seu vocalista porque "seria um suicídio profissional!"
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Gene Simmons explica que o Kiss não tem mais autonomia para fazer o que quiser
Os dois Titãs que realmente faziam a diferença, segundo o empresário Manoel Poladian
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
A opinião de Regis Tadeu sobre o show do Manowar em que fãs queimaram camisas
O hit da época de Ricardo Confessori que Aquiles Priester só entendeu como toca em 2023
A estrada brasileira e a icônica dupla sertaneja que inspiraram "Infinita Highway"
A resposta sarcástica de Rafael Bittencourt para quem critica timbre de sua guitarra


Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
O "maldito" estilo musical latino que Timo Tolkki detesta por vulgarizar mulheres



