Timo Tolkki relembra Andre Matos e sucesso do Stratovarius no Brasil; "que p* é essa?"
Por Emanuel Seagal
Postado em 26 de abril de 2022
Timo Tolkki (ex-Stratovarius) participou de um bate-papo com Manoel Santos no Ibagenscast, onde falou sobre seu show no dia 24 de abril em São Paulo para a celebração dos 25 anos do álbum "Visions" do Stratovarius. Na conversa o músico relembrou o primeiro show do grupo no Brasil.
"Foi a primeira vez que tocamos na América Latina e o Brasil foi o primeiro país, em 1997. Não fazíamos ideia, milhares de pessoas cantando nossas músicas, e pensamos: que p**** é essa?' Totalmente inesperado. Eu sempre me lembro, acho que tocamos em Recife pela primeira vez, foi um festival na praia. Chegamos lá e não tinha palco. Eles estavam construindo o palco, estavam martelando. Era para tocarmos as 11 da noite e acabamos tocando as 4 da manhã", relembrou o músico finlandês.
Ele acrescentou: "Eu nunca me esqueço disso, estávamos tocando 'Will The Sun Rise' (O Sol Vai Nascer?), e o sol estava realmente nascendo, no horizonte do oceano, e eu pensei,'Isso é muito legal'. Andre Matos estava lá e disse, 'É normal, cinco horas.'"
O sucesso do Stratovarius na América Latina foi gigantesco, algo que a banda nunca havia visto até então, mesmo tendo seis discos lançados anteriormente, e com seu tecladista, Jens Johansson, tendo tocado com nomes como Dio e Yngwie Malmsteen e acostumado a tocar para grandes públicos. "Mas com essa intensidade e dedicação? Era um coro de três mil pessoas cantando. Eu me lembro do cara do som falando 'Caralh*! Não há o que eu possa fazer, eu não consigo ouvir vocês, pois o som do público está muito alto'", relembrou.
Timo não esqueceu do amor do público de São Paulo, onde tocou para uma multidão barulhenta de seis mil pessoas, e o impacto que sentiu ao voltar para o silêncio do seu quarto de hotel. "A diferença entre esses dois momentos é realmente grande", disse.
Confira a entrevista na íntegra no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
O "maldito" estilo musical latino que Timo Tolkki detesta por vulgarizar mulheres


