Sebastian Carsin: A importância da produção musical na gravação
Por Mateus Rister
Fonte: Insanity Records
Postado em 26 de agosto de 2019
Assim como um treinador está para um time de futebol, um produtor musical está para uma banda em processo de gravação. E para um grupo sem experiência em estúdio, este pode ser o fator determinante para o seu êxito ou fracasso em tentar gravar um single, EP ou álbum. Deixar os músicos a vontade e extrair o melhor de cada integrante é a principal função de Sebastian Carsin, músico multi-instrumentista, técnico de som e produtor musical no seu estúdio, o famoso Hurricane.
Muitos grupos, após passarem por experiências traumáticas com produtores, decidem se autoproduzir e o resultado segue o mesmo, a gravação continua com baixa qualidade. Isso acontece porque nem todos os que possuem estúdios de gravação, são realmente produtores musicais. E quando os membros de uma banda decidem fazer por conta própria, falta o olhar de fora, o domínio das ferramentas de gravação e a orientação que pode transformar a canção em algo maior e mais trabalhada do que a ideia original.
"Muitas vezes, o músico toca o mesmo som por anos e não percebe que determinada nota está errada naquela harmonia, ou um arranjo não funciona. Nesses casos, cabe ao produtor orientar, demostrar com humildade a forma correta, para que isso não trave a performance do músico" – destaca Sebastian.
Formado como técnico de som e produtor musical pela Instituo REC, de Ohio (E.U.A), Sebastian foi o guitarrista e líder da banda uruguaia de Death Metal, OSSUARY, com quem lançou dois álbuns e diversas demos, entre a década de noventa e metade dos anos 2000. Com turnês por toda a América do Sul, o tempo com a banda possibilitou que Sebastian adquirisse muita experiência em todos os aspectos que abrangem a carreira musical, fator determinante para compreender o que os grupos procuram, quando decidem gravar um material.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
A versatilidade e profissionalismo do produtor faz com que bandas de diversos estilos o procurem. Assinando a produção, mixagem ou masterização de grupos de metal extremo, como a HORROR CHAMBER, HAVOK 666, CAUTERIZATION, até bandas clássicas do Rock Gaúcho, como a ACÚSTICOS & VALVULADOS. Além de ser requisitado por bandas internacionais, como THE ROYAL THIEVES (Uruguai) e VERTHEBRAL (Paraguai). Até mesmo para remasterizar discos antigos, de bandas do calibre de PSICHIC, POSSESSOR, PANIC e POSTHOMOUS.
Radicado em Porto Alegre há mais de 15 anos, Sebastian procura mesclar a tecnologia e suas principais ferramentas, com a forma orgânica de gravar, com cada músico buscando o seu timbre, utilizando instrumentos reais, sem espaço para programação digital. "Temos que buscar a melhor tecnologia para captar e editar as gravações, mas nada substitui o lado humano, o feeling, a forma de tocar de cada instrumentista. Sem isso, a música fica sem alma" – afirma Sebastian.
Imagem:
Ricardo Janke
Contatos:
https://www.facebook.com/EstudioHurricane/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Fã do Iron Maiden paga equivalente a mais de R$ 22 mil por cópia de "The Soundhouse Tapes"
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Turnê Verão do Caos traz duas atrações internacionais a dez cidades brasileiras em dezembro
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
Todos os discos do Black Sabbath, do pior ao melhor, em lista do Heavy Consequence
O guitarrista em que Jimmy Page e David Gilmour concordaram; "o mais incrível"
Sebastian Bach "surpreende" ao afirmar com quem gostaria de dividir o palco


Lady Gaga: "o Iron Maiden mudou a minha vida!"
Steve Harris: A lenda do Rock que ele tem medo de encontrar e agir como um fã bobão
Sexo e Satã: as mensagens subliminares em capas de Rock / Metal
O mega sucesso da Legião que Renato Russo não queria escrever a letra por preguiça
Sai, capeta: 10 bandas que foram classificadas como satanistas (porém, não são)

