Muñoz: lançado álbum Nekomata
Por Nathália da Silva Pandeló
Fonte: Build Up Media
Postado em 24 de outubro de 2019
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Reunindo uma gama de referências ritualísticas e ancestrais, o duo mineiro Muñoz revela o seu mais novo disco, "Nekomata". O título traz em sua essência as noções, aparentemente contraditórias, de repetição e transformação, e reflete o amadurecimento musical e estético do projeto. Aqui, o "power duo" atualmente radicado em Santa Catarina vai além da identidade psicodélica e bluseira de seus discos anteriores, ampliando sua sonoridade com elementos do afrobeat e da música latina. O resultado já está disponível nas principais plataformas de streaming, através dos selos Abraxas e Locomotiva Records.
"Nekomata" vem para somar à discografia do projeto, iniciado em Uberlândia (MG) em 2012 pelos irmãos Mauro e Samuel Fontoura. O EP de estreia, "Muñoz" (2013), foi seguido pelo álbum "Nebula" (2014). Em 2016, já estabelecidos em Florianópolis (SC), lançaram o álbum "Smokestack". Agora, o novo disco abre um capítulo inédito para o Muñoz, que ao longo dos anos ganhou destaque em nível nacional e dividiu o palco com nomes como Kadavar (Alemanha), Radio Moscow (EUA), Mars Red Sky (França), Truckfighters (Suécia), Jeremy Irons & Ratgang Malibus (Suécia), The Vintage Caravan (Islândia) e Komatsu (Holanda).
"Esse novo álbum foi composto seguindo um conceito, misturando diferentes ritmos e temas e deixando o som mais dançante e repetitivo como um mantra. A ideia foi trazer um aspecto ritualístico em todo o álbum", revelam.
Esses conceitos apareciam em "Oru", primeiro single lançado. Explorando sua verve experimental, eles mergulham em um ritmo acelerado e percussivo que remete ao candomblé, temperado com tons de jazz. "Até o nome, Oru, vem de ogum Oru, um monstro das crenças no Sudeste da Nigéria que atormenta o homem através dos sonhos. O grito, no meio da música, é como se estivesse acordando de um pesadelo", conta Samuel.
Já em "Blue Cat And The Eternal Bat", as referências primitivas fazem uma conexão com o povo Apapocuva-Guarani, situado no leste do Paraguai e no norte do Brasil. Para eles, os eclipses são causados pelo Morcego Eterno ou Jaguar Celestial, que consomem o Sol e a Lua. A letra reflete essa visão apocalíptica, em que a humanidade caminha para a sua destruição.
Outro destaque do trabalho, "Nekomata" é a canção que dá nome ao disco. O conceito vem de um conto popular no folclore japonês, onde nekomatas são criaturas mitológicas nas quais gatos se transformam após serem maltratados por muitos anos. A dualidade presente na simbologia da cauda dos felinos dividida em dois mostra uma sintonia com o próprio Muñoz, formado por duas partes distintas da mesma origem - os irmãos Mauro e Samuel.
Não por acaso, durante toda a feitura do disco, eles estiveram cercados por gatos ao longo da gravação e produção. "Achamos que a história e significado têm tudo a ver com o processo de produção do álbum e com a nova fase da banda, seguindo essa pegada ‘ritualística’. E essa música é a que mais representa tudo isso", analisa o duo.
Com "Nekomata", o Muñoz dá um novo passo em sua discografia mirando o futuro, mas sem perder a conexão com suas raízes ancestrais. O trabalho teve produção de Julio Miotto, com mixagem e masterização de Max Matta, no estúdio LAB Sound, em Piracicaba (SP). A banda já está em turnê com o novo trabalho, disponível nos principais serviços de streaming de música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Paulo Baron revela bastidores da volta do Twisted Sister com Sebastian Bach
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Dream Theater fará turnê de 50 anos? Mike Portnoy responde
O disco gravado por banda de metal extremo que decepcionou Max Cavalera
Os discos do Dream Theater que são os preferidos do baterista Mike Portnoy
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Emocionado, Sebastian Bach fala pela primeira vez como vocalista do Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Vocalista do DevilDriver manda a real para Bruce Dickinson sobre maconha em shows
James Hetfield e os dois guitarristas que o influenciaram, um do Metal e outro Punk
O clássico dos Beatles que para Noel Gallagher levou a música eletrônica "a outro patamar"



Aerosmith: Como Steven Tyler conheceu a filha Liv Tyler
Metal Sucks: os melhores álbuns de metal do século 21
Dave Mustaine: "Kiko é o primeiro que me intimida desde Friedman"
A música "perfeita" e "irretocável" de Pit Passarell que fez sucesso com o Capital Inicial
Bruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos



