Tom Morello: "Meu amigo Glenn Greenwald foi agredido e sofreu insultos homofóbicos"
Por Igor Miranda
Fonte: Twitter
Postado em 07 de novembro de 2019
O guitarrista Tom Morello (Rage Against the Machine, ex-Prophets of Rage e Audioslave) publicou, em suas redes sociais, uma mensagem de repúdio contra o jornalista brasileiro Augusto Nunes, que agrediu fisicamente o também jornalista americano Glenn Greenwald nesta quinta-feira (7). O incidente ocorreu durante o programa "Pânico", na rádio Jovem Pan.
"Meu amigo e um dos jornalistas mais inteligentes, perspicazes e bravos do mundo, Glenn Greenwald, foi fisicamente atacado e submetido a insultos homofóbicos durante uma entrevista no Brasil", afirmou ele, complementando com a hashtag #AugustoNunesCovarde.
A briga entre os dois jornalistas teve início quando Glenn Greenwald, conhecido por seu trabalho no site The Intercept Brasil, resgatou uma fala anterior de Augusto Nunes em que ele criticou o fato de o americano ter adotado uma criança com o marido, o deputado David Miranda. Ele alegou que o Conselho Tutelar "deveria verificar a situação".
"Ele (Augusto Nunes) disse que um juiz de menores deveria investigar nossos filhos e decidir se vamos perder nossos filhos, que eles deveriam voltar para o abrigo, acusando que estamos abandonando, negligenciando os filhos. A coisa mais nojenta que vi na minha vida", disse Glenn Greenwald, ao mencionar o fato, deixando Nunes incomodado.
O brasileiro rebateu dizendo que o americano "ainda não sabe identificar ironias, um ataque bem humorado". "Eu disse apenas que o companheiro dele passa o tempo em Brasília enquanto ele trabalha com material roubado (em menção às mensagens divulgadas pelo The Intercept Brasil envolvendo a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba). Aí se pergunta: quem cuida dos filhos? Era isso", afirmou.
Em seguida, a discussão ficou mais tensa e Glenn Greenwald chamou Augusto Nunes de covarde. O jornalista brasileiro, então, revidou agredindo o rosto do americano e ambos se prepararam para uma briga física, chegando a trocar mais algumas agressões. No entanto, eles foram contidos rapidamente por outras pessoas no estúdio.
Assista:
Após o ocorrido, a rádio Jovem Pan pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que "a liberdade de expressão não se estende a nenhum tipo de ofensas e agressões". Pelo Twitter, Glenn Greenwald disse que Augusto Nunes iria se desculpar publicamente, mas, ao jornal "Folha de S. Paulo", o brasileiro alegou que não se arrepende "nem um pouco" do que fez e que foi agredido primeiro, verbalmente. "Os diretores e advogados da Jovem Pan nos disseram que eles e Augusto Nunes vão se desculpar publicamente e reconheceriam que o uso da força física em debates políticos é inaceitável. Mas depois Nunes disse à Folha que está orgulhoso do que fez agora", postou Glenn Greenwald.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio


A banda que "chutou o traseiro" do Rage Against the Machine, segundo Tom Morello
Tom Morello se declara ao Kiss afirma que Ace Frehley foi seu primeiro "guitar hero"
Quando Rick Rubin apontou o guitarrista que é o "Jimmy Page" dos dias de hoje
Quando Tom Morello elegeu os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Tom Morello diz que há traço comum no modo de compor de Chris Cornell e Post Malone


