Por que as pessoas gostam tanto do Guns N' Roses?
Por Jorge Felipe Coelho
Fonte: Rádio Catedral do Rock
Postado em 23 de fevereiro de 2020
Às vésperas de mais uma apresentação no país, dessa vez no festival Lollapalooza, em São Paulo, o Guns N’ Roses pode ser entendido como um dos casos de popularidade mais singulares da história do rock n’ roll. No Brasil, o grupo continua sendo um dos que possui o maior número de fãs, ainda hoje figurando entre os recordistas em audições nas plataformas digitais.
A banda possui, fundamentalmente, dois álbuns primorosos: Appetite for Destruction, de 1987, e Use Your Illusion, de 1991. Este último, lançado em dois volumes. Há quem diga que funcionaria melhor em uma edição simples, mas não é o foco da análise aqui. O fato é que a discografia do grupo ainda possui dois álbuns de menor expressão. GN’R Lies é uma composição do EP independente de 1986 com algumas poucas canções acústicas, e The Spaghetti Incident? É um álbum de covers de bandas punk dos anos 70 e 80 que fechou a tampa da era clássica do grupo em 1993.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Após isso, ao longo de 15 anos, Axl Rose passou pelos mais variados tipos de problemas psicológicos, legais, internações, prisões e tudo mais, até encontrar outros músicos, formar um novo grupo e gastar absurdos 13 milhões de dólares para lançar em 2008 o seu "quase álbum solo" Chinese Democracy. Outro fato é que o Guns N’ Roses retornou com sua formação clássica (exceto por Izzy Stradlin e Steven Adler) em 2016, está em turnê mundial desde então com Axl sem voz e sem lançar material novo algum. Podemos dizer que a formação clássica não lança trabalho original desde Use Your Illusion, em 1991. Pasmem, faz 29 anos!
Repercutindo esses e outros fatos sobre o Guns N’ Roses, o músico e youtubber Rodrigo Flausino foi a uma grande exposição sobre a banda que está acontecendo até 8 de março no Shopping Anália Franco, em São Paulo. Lá, conferiu itens relacionados ao grupo e conversou com fãs da banda em busca de entender a curiosa e incrível popularidade do Guns ao longo de décadas sem trabalhos novos. Segue o vídeo abaixo:.
O Guns N’ Roses se tornou lendário ao marcar toda uma geração com música, estilo e atitude. À parte brincadeiras com a voz esgotada do Axl "Mickey" Rose e mesmo não gostando dos shows atuais, eu adoro a banda da era antiga e sua musicalidade. Considero o Slash um mestre das melodias, a alma do som original da banda, e concordo com o Rodrigo, pois acho que eles não precisaram de uma discografia extensa para serem tão marcantes no mundo do rock n’ roll. Realmente um caso raro.
Agora deixe-me viajar escutando pela milésima oitava vez, desde 1991, a "belezura sensual" que é o solo de November Rain. Certamente vai tocar daqui a pouco em uma rádio por aqui.
Leia mais no Boletim do JF, disponível no link abaixo:
http://radiocatedraldorock.com/news-58-boletim-do-jf-03
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps