Metallica: como o produtor Bob Rock acabou tocando baixo na banda
Por Igor Miranda
Fonte: Gibson / Ultimate Guitar
Postado em 16 de março de 2020
Além de ter produzido todos os álbuns do Metallica entre o autointitulado (conhecido como "Black Album"), de 1991, e "St. Anger", de 2003, Bob Rock também foi baixista da banda durante um breve período, entre 2001 e 2003. Ele gravou o instrumento em "St. Anger" e chegou a fazer shows junto do grupo.
Em entrevista ao canal da Gibson no YouTube, com transcrição do Utlimate Guitar, Bob Rock relembrou da situação em que precisou substituir Jason Newsted antes da entrada definitiva de Robert Trujillo. Ele relembrou que Newsted já não havia participado do trabalho na música "I Disappear", trilha do filme "Missão: Impossível 2".
"Quando fizemos 'I Disappear' (em 2000), Jason não apareceu na pré-produção, então, toquei baixo apenas para que pudéssemos ensaiar. Quando Jason saiu, eles falaram: 'não conseguimos achar alguém, nem sequer começamos a procurar... você pode tocar o baixo enquanto pensamos no que fazer?'. Foi como aconteceu, por acidente", disse.
Bob Rock comentou que é um guitarrista, então, pensou que seria fácil gravar o baixo, apenas "tocando o riff, basicamente, na maior parte do tempo". "Achei que seria fácil, mas definitivamente não é", afirmou.
O produtor seguiu no instrumento em "St. Anger". "James (Hetfield, vocalista e guitarrista) estava se recuperando e eu falei para que fizessem um show, mesmo que fosse em um lugar pequeno, e eu poderia aprender qualquer música que quisessem. Eles toparam e eu tive que aprender as músicas. Precisei usar um equipamento para reduzir a velocidade das músicas para aprender, inclusive as partes de Cliff (Burton, baixista falecido em 1986). Não foi fácil", disse, aos risos.
Apesar disso, não havia problema com relação ao nervosismo. "Eu não tinha nada a perder. Foi divertido. Tocamos em um clube e James está ali sentado em uma cadeira, era o primeiro show em um tempo e havia mil pessoas num lugar com capacidade para 300. Estava muito calor. Na quarta música, James se vira e diz: 'abaixa o volume!'. Meu baixo estava estava alto demais para James (risos). Foi muito divertido", afirmou.
Assista à entrevista, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps