Metallica: como o produtor Bob Rock acabou tocando baixo na banda
Por Igor Miranda
Fonte: Gibson / Ultimate Guitar
Postado em 16 de março de 2020
Além de ter produzido todos os álbuns do Metallica entre o autointitulado (conhecido como "Black Album"), de 1991, e "St. Anger", de 2003, Bob Rock também foi baixista da banda durante um breve período, entre 2001 e 2003. Ele gravou o instrumento em "St. Anger" e chegou a fazer shows junto do grupo.
Em entrevista ao canal da Gibson no YouTube, com transcrição do Utlimate Guitar, Bob Rock relembrou da situação em que precisou substituir Jason Newsted antes da entrada definitiva de Robert Trujillo. Ele relembrou que Newsted já não havia participado do trabalho na música "I Disappear", trilha do filme "Missão: Impossível 2".
"Quando fizemos 'I Disappear' (em 2000), Jason não apareceu na pré-produção, então, toquei baixo apenas para que pudéssemos ensaiar. Quando Jason saiu, eles falaram: 'não conseguimos achar alguém, nem sequer começamos a procurar... você pode tocar o baixo enquanto pensamos no que fazer?'. Foi como aconteceu, por acidente", disse.
Bob Rock comentou que é um guitarrista, então, pensou que seria fácil gravar o baixo, apenas "tocando o riff, basicamente, na maior parte do tempo". "Achei que seria fácil, mas definitivamente não é", afirmou.
O produtor seguiu no instrumento em "St. Anger". "James (Hetfield, vocalista e guitarrista) estava se recuperando e eu falei para que fizessem um show, mesmo que fosse em um lugar pequeno, e eu poderia aprender qualquer música que quisessem. Eles toparam e eu tive que aprender as músicas. Precisei usar um equipamento para reduzir a velocidade das músicas para aprender, inclusive as partes de Cliff (Burton, baixista falecido em 1986). Não foi fácil", disse, aos risos.
Apesar disso, não havia problema com relação ao nervosismo. "Eu não tinha nada a perder. Foi divertido. Tocamos em um clube e James está ali sentado em uma cadeira, era o primeiro show em um tempo e havia mil pessoas num lugar com capacidade para 300. Estava muito calor. Na quarta música, James se vira e diz: 'abaixa o volume!'. Meu baixo estava estava alto demais para James (risos). Foi muito divertido", afirmou.
Assista à entrevista, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
O tema que Gene Simmons e Stewart Copeland debateram nos bastidores de um encontro de pais
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"


O show do Metallica em que soldados tiraram a farda para bater cabeça
A banda que deixou Lars Ulrich no paraíso quando o Metallica abriu seus shows
Os hits que não têm o melhor solo de Jimmy Page e Kirk Hammett, segundo eles
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
A inesperada influência de David Bowie em um dos maiores clássicos do Metallica
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Dave Mustaine revela hit do Metallica diretamente influenciado por "Sweet Home Alabama"
Por que James Hetfield não gosta do Guns N' Roses, com quem Metallica tocou em 1992
Quanto vale o Metallica? Quanto cada um deles tem de dinheiro?


