Scorpions: "Wind of Change" foi escrita pela CIA? Klaus Meine explica
Por Bruce William
Fonte: Blabbermouth
Postado em 13 de maio de 2020
Klaus Meine comentou a informação surgida há alguns dias que "Wind of Change" do Scorpions teria sido composta pela CIA como uma forma tardia de propaganda da Guerra Fria.
Esta teoria surgiu em um podcast de mesmo nome, que estreou no Spotify no dia 11 de maio e é comandado pelo jornalista nova-iorquino Patrick Radden Keefe, que alega ter recebido esta informação de um amigo que trabalhava para a CIA, e que a canção teria sido feita com objetivo de encorajar as mudanças que acabariam acontecendo envolvendo a então União Soviética.
Klaus comentou o assunto em conversa com o jornalista Eddie Trunk: "No começo deste ano, eu dei uma entrevista para um cara chamado Patrick Keefe. Ele veio de Nova Iorque para me entrevistar na Alemanha. E, se não me engano, mais tarde ele falou ao telefone com Matthias (Jabs, guitarrista). A conversa girava sobre a participação do Scorpions no Moscow Music Peace Festival (1989), sobre ´Wind Of Change´. Era um cara muito simpático e legal. E no meio da entrevista ele mandou ´Klaus, você ouviu a história que ´Wind Of Change´ teria sido escrita pela CIA?´ Rachei o bico de dar risada e disse pra ele ´Então, meu camarada, você sente que está entrevistando um compositor ou um espião?´ (risos). Foi muito bizarro, e ali que eu conheci esta história, que saiu no podcast agora em maio".
Ele continua: "Estes caras são muito criativos e profissionais, e do jeito que eles conduziram a história, fica parecendo uma série da Netflix, né? Mas é isto, é um podcast e muitos vão acreditar. É uma ideia fascinante e diversão garantida, mas não é verdade".
A princípio Meine achava que o jornalista estava fazendo uma piada. "Mas quando ele falou sobre a CIA, percebi que era sério, e ele passou um bom tempo pesquisando o tema, a ponto de ter vindo entrevistar o autor. Muito divertido e, como eu disse, uma história muito louca, mas definitivamente não é verdade. Como vocês dizem aí na América, trata-se de fake news".
Leia também:
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
Metallica faz doação para vítimas de terremotos na Venezuela
A música mais idiota da carreira do Megadeth, na opinião de Dave Mustaine
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
A música do Gojira que Joe Duplantier não entende por que faz tanto sucesso

Scorpions: a história por trás da música "Wind of Change"
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Cinco bandas que lançaram o primeiro disco há mais de 50 anos e continuam na ativa
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
Os álbuns dos anos 1970 que já foram considerados heavy metal, segundo a Loudwire
Joan Jett: relembrando brigas com Rush, Scorpions e outros
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984


