Scorpions: "Wind of Change" foi escrita pela CIA? Klaus Meine explica
Por Bruce William
Fonte: Blabbermouth
Postado em 13 de maio de 2020
Klaus Meine comentou a informação surgida há alguns dias que "Wind of Change" do Scorpions teria sido composta pela CIA como uma forma tardia de propaganda da Guerra Fria.
Esta teoria surgiu em um podcast de mesmo nome, que estreou no Spotify no dia 11 de maio e é comandado pelo jornalista nova-iorquino Patrick Radden Keefe, que alega ter recebido esta informação de um amigo que trabalhava para a CIA, e que a canção teria sido feita com objetivo de encorajar as mudanças que acabariam acontecendo envolvendo a então União Soviética.
Klaus comentou o assunto em conversa com o jornalista Eddie Trunk: "No começo deste ano, eu dei uma entrevista para um cara chamado Patrick Keefe. Ele veio de Nova Iorque para me entrevistar na Alemanha. E, se não me engano, mais tarde ele falou ao telefone com Matthias (Jabs, guitarrista). A conversa girava sobre a participação do Scorpions no Moscow Music Peace Festival (1989), sobre ´Wind Of Change´. Era um cara muito simpático e legal. E no meio da entrevista ele mandou ´Klaus, você ouviu a história que ´Wind Of Change´ teria sido escrita pela CIA?´ Rachei o bico de dar risada e disse pra ele ´Então, meu camarada, você sente que está entrevistando um compositor ou um espião?´ (risos). Foi muito bizarro, e ali que eu conheci esta história, que saiu no podcast agora em maio".
Ele continua: "Estes caras são muito criativos e profissionais, e do jeito que eles conduziram a história, fica parecendo uma série da Netflix, né? Mas é isto, é um podcast e muitos vão acreditar. É uma ideia fascinante e diversão garantida, mas não é verdade".
A princípio Meine achava que o jornalista estava fazendo uma piada. "Mas quando ele falou sobre a CIA, percebi que era sério, e ele passou um bom tempo pesquisando o tema, a ponto de ter vindo entrevistar o autor. Muito divertido e, como eu disse, uma história muito louca, mas definitivamente não é verdade. Como vocês dizem aí na América, trata-se de fake news".
Leia também:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Scorpions: a história por trás da música "Wind of Change"
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
O momento que melhor representa o Scorpions na história, segundo Rudolf Schenker
Farofa?: 7 bandas estigmatizadas pelo rótulo de "hard farofa"
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985


