Frejat: "Mesmo no meu público há reacionários, e isso é constrangedor"
Por Igor Miranda
Fonte: O Globo
Postado em 07 de junho de 2020
O músico Frejat, ex-Barão Vermelho, falou sobre seu novo álbum solo, "Ao Redor do Precipício", e outros assuntos em entrevista ao jornal O Globo. Durante o bate-papo, ele deixou um recado aos fãs do rock e até de seus trabalhos que têm posições políticas reacionárias (contrários a mudanças sociais ou políticas), que, embora tenha suas semelhanças, são confundidas frequentemente com os conservadores.
Inicialmente, Frejat condenou o preconceito e o "aumento cada vez maior do ódio entre grupos" ao ser perguntado sobre as manifestações contra o racismo e em defesa da democracia. "Na sociedade brasileira, vemos isso de uma maneira cruel, explícita, quase atropeladora. Às vezes, tenho vergonha de ler notícias no jornal. E você sabe que isso está acontecendo porque tem gente que pensa assim. Gente que você considerava civilizada, culta, e se mostra preconceituosa, eugenista...", disse.
Em seguida, o entrevistador Luccas Oliveira apontou que muitos fãs de rock, especialmente de vertentes mais mainstream, têm defendido pontos de vista conservadores e preconceituosos. O músico, então, repercutiu: "Não tenho dúvida de que mesmo entre o meu público há pessoas extremamente reacionárias, e isso é constrangedor. Mas o gosto musical muitas vezes não condiz com a personalidade. E não tem como você aferir e nem controlar isso. De repente, alguém com princípios de conduta horrorosos é meu fã. O que fazer? Não tenho como mexer nisso. Mas não posso dizer que tenho orgulho de tê-lo como fã".
Ainda durante a conversa, Frejat falou sobre a sensação de lançar um novo álbum em pleno 2020. "É o prazer que eu tenho em ver as pessoas ouvindo coisas novas minhas. O dinheiro que um disco dá hoje, de retorno, é mínimo. Não se justifica. Mas eu sou compositor, tenho um lado autoral que precisa andar para a frente. Fora o lado do intérprete, que quer cantar as músicas que fez. E torcer para que as pessoas gostem, esse retorno do público me alimenta", disse.
A entrevista pode ser lida na íntegra no site do jornal "O Globo" (contém paywall). "Ao Redor do Precipício", de Frejat, já está disponível nas plataformas de streaming.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
Megadeth "vai resistir ao tempo" melhor que outras de thrash, de acordo com Ellefson
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O rockstar brasileiro que até as músicas ruins são divertidas, segundo Regis Tadeu
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos

O dia que Frejat consolou Casagrande: "Eu já não comia; era só álcool e droga"
A condição que Frejat impôs para aceitar produzir disco do lendário Serginho Trombone


