Etnyah: Lançado novo álbum Acerbo
Por Felipe Teixeira
Postado em 05 de junho de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Pouco usual em nossa rotina, o vocábulo "acerbo" pode não dizer muito à primeira vista. De sabor acre, ácido, amaroso são significados para este adjetivo. Na linguagem popular seria "sem açúcar", e segundo o grupo, diante da guerra híbrida, é exatamente a situação global atual. A aspereza da gustação pertencente à palavra agora ganha novos sentidos com "Acerbo", novo álbum do Etnyah.
Com lançamento programado para 8 de junho nas principais plataformas digitais de streaming (Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube etc) e nos perfis das redes sociais (Facebook, Instagram), o disco, produzido de modo independente, apresenta seis faixas inéditas e um remix do quinteto de Londrina (PR), em atividade desde 1999.
Sucessor dos singles "Suor e Som / Fé não Faia" (2018) e dos álbuns "O Homem Do Outro Lado do Espelho" (2016) e "Tempo Sujo" (2002), "Acerbo" reflete o mix eletrificado com ares africanos e oriundos das tradições percussivas nordestinas, presentes nos trabalhos anteriores.
Porém, o disco novo do Etnyah ressalta uma aura mais soturna nas novas composições. O repertório é aberto com "Se Liga" e encerrado com a sua versão remixada e embalada por sintetizadores, novidade na carreira do quinteto. A faixa inédita, estréia com lançamento de videoclipe, também programado para dia 8 de junho, tratando do polêmico tema da manipulação de informações (Fake News) com o refrão: "Se você encaminhar mais uma, eu vou te bloquear". O refrão a primeira vista é agressivo, difícil de engolir, a música complementa : envie um Bom dia, um abraço ou um alô, mas não encaminhe notícia se saber a fonte.
Na sequência, "Mente A Vapor" se antecipa como possível hit do disco. Composta por Clodoaldo Sanches, em parceria com o vocalista e tecladista Giovani Viecilli, a música é o segundo videoclipe produzido de "Acerbo", previsto para estrear dia 17 de junho. Sanches ainda assina as faixas "Cada Um" e "A Lua", na qual assume o vocal com a antiga formação da banda e produção de Gustavo Di Lorio. "Acostuma" adapta o texto da escritora e artista plástica Marina Colasanti à mistura rítmica do grupo, e "Zumbi", de autoria e interpretação do percussionista Mau Werner, celebra o groove da cultura afro-brasileira encrustado no DNA do Etnyah.
Para lançar oficialmente, discos e videoclipes, no dia 17 de junho, às 19:30h, o grupo Etnyah realiza uma apresentação ao vivo online (Formato Live), nas plataformas Youtube e Facebook. Acompanhe a programação e atividades do grupo seguindo @etnyah, e também, nas principais plataformas sociais e de streaming: Spotify, Apple Music, Google Play, Amazon, YouTube, Facebook, Instagram, Napster, Deezer etc.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Diva Satanica fala sobre ódio online: "São sempre as mesmas pessoas"
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Eloy quebrava mais do que baquetas na banda de Andre Matos, segundo Hugo Mariutti
"Suas calças fediam"; Linda Ronstadt diz que The Doors foi destruída por Jim Morrison


Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte
Bob Geldof diz que se arrepende de ter feito o "The Wall", do Pink Floyd
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
Por que Lobão não gostou de Cazuza ter escrito letra para sua irmã: "Não quero esse título"
A poética forma como Renato Russo "contou" pra mãe de Cazuza que também tinha AIDS
Stairway to Heaven: o maior hit do Led Zeppelin



