Etnyah: Lançado novo álbum Acerbo
Por Felipe Teixeira
Postado em 05 de junho de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Pouco usual em nossa rotina, o vocábulo "acerbo" pode não dizer muito à primeira vista. De sabor acre, ácido, amaroso são significados para este adjetivo. Na linguagem popular seria "sem açúcar", e segundo o grupo, diante da guerra híbrida, é exatamente a situação global atual. A aspereza da gustação pertencente à palavra agora ganha novos sentidos com "Acerbo", novo álbum do Etnyah.
Com lançamento programado para 8 de junho nas principais plataformas digitais de streaming (Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube etc) e nos perfis das redes sociais (Facebook, Instagram), o disco, produzido de modo independente, apresenta seis faixas inéditas e um remix do quinteto de Londrina (PR), em atividade desde 1999.
Sucessor dos singles "Suor e Som / Fé não Faia" (2018) e dos álbuns "O Homem Do Outro Lado do Espelho" (2016) e "Tempo Sujo" (2002), "Acerbo" reflete o mix eletrificado com ares africanos e oriundos das tradições percussivas nordestinas, presentes nos trabalhos anteriores.
Porém, o disco novo do Etnyah ressalta uma aura mais soturna nas novas composições. O repertório é aberto com "Se Liga" e encerrado com a sua versão remixada e embalada por sintetizadores, novidade na carreira do quinteto. A faixa inédita, estréia com lançamento de videoclipe, também programado para dia 8 de junho, tratando do polêmico tema da manipulação de informações (Fake News) com o refrão: "Se você encaminhar mais uma, eu vou te bloquear". O refrão a primeira vista é agressivo, difícil de engolir, a música complementa : envie um Bom dia, um abraço ou um alô, mas não encaminhe notícia se saber a fonte.
Na sequência, "Mente A Vapor" se antecipa como possível hit do disco. Composta por Clodoaldo Sanches, em parceria com o vocalista e tecladista Giovani Viecilli, a música é o segundo videoclipe produzido de "Acerbo", previsto para estrear dia 17 de junho. Sanches ainda assina as faixas "Cada Um" e "A Lua", na qual assume o vocal com a antiga formação da banda e produção de Gustavo Di Lorio. "Acostuma" adapta o texto da escritora e artista plástica Marina Colasanti à mistura rítmica do grupo, e "Zumbi", de autoria e interpretação do percussionista Mau Werner, celebra o groove da cultura afro-brasileira encrustado no DNA do Etnyah.
Para lançar oficialmente, discos e videoclipes, no dia 17 de junho, às 19:30h, o grupo Etnyah realiza uma apresentação ao vivo online (Formato Live), nas plataformas Youtube e Facebook. Acompanhe a programação e atividades do grupo seguindo @etnyah, e também, nas principais plataformas sociais e de streaming: Spotify, Apple Music, Google Play, Amazon, YouTube, Facebook, Instagram, Napster, Deezer etc.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps