Matérias Mais Lidas

Helloween: a melhor música da banda na fase Andi Deris, na opinião de Michael KiskeHelloween
A melhor música da banda na fase Andi Deris, na opinião de Michael Kiske

Charlie Brown Jr: como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu PatollaCharlie Brown Jr
Como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu Patolla

Iron Maiden: Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeuIron Maiden
Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeu

Guns N' Roses: estreando velha nova música Absurd em show nos EUA; veja vídeoGuns N' Roses
Estreando "velha nova" música "Absurd" em show nos EUA; veja vídeo

Robert Plant: a música da carreira que ele acha mais difícil de cantar (não é do Led)Robert Plant
A música da carreira que ele acha mais difícil de cantar (não é do Led)

Gary Moore: em ácido comentário, ele dizia em 1987 por que não curtia hard rockGary Moore
Em ácido comentário, ele dizia em 1987 por que não curtia hard rock

Lindemann: não era minha praia, diz Tägtgren sobre fim da bandaLindemann
"não era minha praia", diz Tägtgren sobre fim da banda

System of a Down: a música escatológica que gerou briga e quase acabou com a bandaSystem of a Down
A música escatológica que gerou briga e quase acabou com a banda

Champignon: como morte de Chorão e críticas abalaram o baixista, segundo Tadeu PatollaChampignon
Como morte de Chorão e críticas abalaram o baixista, segundo Tadeu Patolla

Megadeth: Dave Mustaine compartilha riff brutal do novo álbumMegadeth
Dave Mustaine compartilha riff brutal do novo álbum

Offspring: baterista diz que foi demitido por recusar vacina após recomendação médicaOffspring
Baterista diz que foi demitido por recusar vacina após recomendação médica

Nightwish: Floor Jansen fala sobre sua saúde mental e planos de carreira soloNightwish
Floor Jansen fala sobre sua saúde mental e planos de carreira solo

Eddie Van Halen: por que achavam que ele não era gente boa - e por que isso é mentiraEddie Van Halen
Por que achavam que ele não era gente boa - e por que isso é mentira

Joey Jordison: o dia que ele pegou violão e tocou música para fãs na porta de hotelJoey Jordison
O dia que ele pegou violão e tocou música para fãs na porta de hotel

Metallica: Kirk explica a bolha da banda criada para trabalharem durante a pandemiaMetallica
Kirk explica a "bolha da banda" criada para trabalharem durante a pandemia


Stamp

Jeff Scott Soto: "você não trabalha com Yngwie Malmsteen; você trabalha para Yngwie"

Por Igor Miranda
Em 28/07/20

O vocalista Jeff Scott Soto, que fez parte da banda solo do guitarrista Yngwie Malmsteen, falou sobre como era o trabalho com o músico em entrevista ao That Metal Interview With James. O cantor integrou a formação de 1984 até 1985, voltando entre 1986 e 1987, quando saiu de vez.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Durante o bate-papo, Soto disse que não é possível trabalhar com Malmsteen, mas, sim, para o guitarrista. Ele declara que essa razão o motivou a abandonar rapidamente o projeto. As declarações foram transcritas pelo Blabbermouth.

"Aprendi cedo que você não trabalha com Yngwie; você trabalha para Yngwie. Foi uma das razões pelas quais saí logo no início. Estou acostumado a trabalhar com pessoas: criamos, construímos, formulamos juntos", disse, inicialmente.

Em seguida, o vocalista comenta que chegou a acreditar que aqueles músicos poderiam, de fato, compor uma banda. "Eu estava em uma situação onde o guitarrista era o foco. Era a carreira dele, a banda dele, a visão dele. Porém, achei que a visão dele poderia mudar ao ter as melhores pessoas possíveis com ele e, depois, cresceríamos juntos e construiríamos a visão dele juntos, transformando em uma visão de grupo. Foi meu primeiro erro", afirmou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando percebeu que não queria trabalhar para alguém e sim com alguém, Jeff Scott Soto notou que estava sofrendo algumas injustiças. "Estávamos recebendo pouco crédito, não recebíamos o salário que prometeram. Todas as minhas desilusões surgiram. Apenas pensei que aquilo não era para mim, não tinha respeito. Não falo apenas de Yngwie, falo de tudo. Não havia foco na gravadora ou entre os empresários. Mesmo os fãs não tinham foco: tudo era Yngwie, Yngwie, Yngwie. E eu estava me esforçando como em qualquer outra banda, mas sem retorno", disse.

Por fim, o cantor pontuou que não estava insatisfeito com a música em si, nem mesmo houve nenhuma briga entre ele e o guitarrista. "Apenas senti falta de estar em uma banda e compartilhar tudo. Até por ser o único americano. Geralmente, você sai de um show todo suado e rindo nos bastidores com seus parceiros, comentando coisas tipo 'você viu aquela garota levantando a blusa?'. Com essa banda, saíamos do palco e todos os outros começavam a falar em sueco. Sentia que estava sendo excluído e até pedia para falarem em inglês. Foi ruim para mim. Era jovem, 'verde', inexperiente. Lidaria com essas situações de forma diferente hoje em dia", concluiu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Provocações e 'paz'

Em 2017, Jeff Scott Soto chegou a rebater uma declaração de Yngwie Malmsteen, que, em entrevista ao Metal Wani, disse que não voltará a ter vocalistas em sua banda porque eles "se acham".

Na ocasião, Malmsteen afirmou: "Existe uma certa desconexão quando você compõe uma música e dá para outra pessoa cantar. Há um tipo de falsidade nisso. Componho tudo, as letras, melodias, a outra pessoa somente cantava. Para mim, vocalista não é ser diferente de um baixista ou tecladista. Não são mais importantes que outros músicos. Eles, infelizmente, parecem pensar que são".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Yngwie Malmsteen: por que sua banda não voltará a ter vocalistaYngwie Malmsteen
Por que sua banda não voltará a ter vocalista

Soto, na época, rebateu com ironias e citou outros vocalistas que se apresentavam com Malmsteen e que também teriam tido problemas com o guitarrista. "É uma declaração fabulosa, oh Deus! Não posso culpá-lo, sua proeza vocal cresceu 0,5 vezes nas últimas duas décadas. Por que ele trabalharia com caras horríveis como eu, Tim Ripper Owens ou Joe Lynn Turner e lidar com egos... como querer nos escutar no palco em meio à cavalgada de caixas Marshall, ou pagar nossos míseros salários no dia certo (ou só pagá-los)?", declarou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O cantor comentou, ainda, que o guitarrista errou ao dizer que compõe tudo em sua banda. "Escrevi mais de 3/4 das letras e metade das melodias de 'I'll See The Light Tonight', toda a letra de 'Caught In The Middle' e 'Don't Let It End' (ele fez o título e pegou 50% da autoria) e toda a 'On The Run Again' (título incluso)", afirmou.

Jeff Scott Soto: cantor dá resposta afiada a Yngwie MalmsteenJeff Scott Soto
Cantor dá resposta afiada a Yngwie Malmsteen

À época, o empresário de Yngwie Malmsteen chegou a explicar que a declaração não foi devidamente compreendida. "Yngwie nunca mencionou o nome de nenhum deles, só afirmou que não estava interessado em trabalhar mais com vocalistas porque ele não sentia isso favorável ao seu estilo de compor. Se Yngwie tivesse um problema com seus músicos contratados por causa do ego, ele tinha todo o direito de despedi-los porque o projeto era e ainda é dele. É lamentável que esses vocalistas tenham que recorrer a lamentações e insultos", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Yngwie Malmsteen: empresário explica o mal entendidoYngwie Malmsteen
Empresário explica o mal entendido

Já em 2019, Malmsteen adotou um discurso mais amistoso sobre seus ex-músicos de forma geral. Ele declarou que não tem vontade de se reunir com seus antigos colegas, mas que enxerga tudo com naturalidade. "Gosto de tudo que foi feito. Foi o melhor que pudemos fazer. E é isso. O que faço em seguida não é algo que leve ao passado. Estou em carreira solo desde 1984. Os outros caras foram contratados. Desejo o melhor para eles, mesmo que gostem de falar coisas ruins sobre mim", declarou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Yngwie Malmsteen: desejando o melhor a seus ex-músicos, mesmo que detonado por elesYngwie Malmsteen
Desejando o melhor a seus ex-músicos, mesmo que detonado por eles

No último dia 30 de junho, quando Yngwie Malmsteen fez seu 57° aniversário, Jeff Scott Soto publicou uma mensagem parabenizando o ex-colega. "Um feliz aniversário ao Maestro, sim, é isso mesmo, um ramo de oliveira estendido a Yngwie Malmsteen. Algum dia, nossos caminhos irão se reencontrar. Porém, até lá, desejo a ele um feliz 57° aniversário", disse o cantor na legenda da postagem, que traz uma foto dos dois se apresentando na década de 1980.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Jeff Scott Soto: Um dia, nossos caminhos se reencontrarão, diz ele a Yngwie MalmsteenJeff Scott Soto
"Um dia, nossos caminhos se reencontrarão", diz ele a Yngwie Malmsteen

Comente: Qual a sua opinião sobre a personalidade de Yngwie Malmsteen?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Pentral
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Yngwie Malmsteen: a curiosa opinião que ele tinha sobre o Metallica na década de 1990Yngwie Malmsteen
A curiosa opinião que ele tinha sobre o Metallica na década de 1990

Malmsteen: não me importo com o que está na moda, diz guitarristaMalmsteen
"não me importo com o que está na moda", diz guitarrista

Yngwie Malmsteen: ouça Parabellum, novo álbum do guitarrista lançado nesta sexta (23)Yngwie Malmsteen
Ouça "Parabellum", novo álbum do guitarrista lançado nesta sexta (23)

Rock e metal: 7 álbuns de destaque lançados nesta sexta-feira (23) para você ouvirRock e metal
7 álbuns de destaque lançados nesta sexta-feira (23) para você ouvir

Metal Hammer: os 10 clipes mais ridículos lançados nos anos 80 (e nenhum é do Manowar)Metal Hammer
Os 10 clipes mais ridículos lançados nos anos 80 (e nenhum é do Manowar)

Yngwie Malmsteen: por que ele não gosta de ser comparado a Eddie Van HalenYngwie Malmsteen
Por que ele não gosta de ser comparado a Eddie Van Halen

Malmsteen: confira (Si Vis Pacem) Parabellum, nova música do guitarristaMalmsteen
Confira "(Si Vis Pacem) Parabellum", nova música do guitarrista

Yngwie Malmsteen: O que ele achou do movimento Punk? E do movimento Grunge?Yngwie Malmsteen
O que ele achou do movimento Punk? E do movimento Grunge?

Yngwie Malmsteen: guitarrista revela porque ele e Dio nunca compuseram juntosYngwie Malmsteen
Guitarrista revela porque ele e Dio nunca compuseram juntos

Zakk Wylde: um vídeo hilário nas redes para celebrar os 58 anos de Yngwie MalmsteenZakk Wylde
Um vídeo hilário nas redes para celebrar os 58 anos de Yngwie Malmsteen

Malmsteen: guitarrista agrediu Graham Bonet, tomou chave de braço e foi demitidoMalmsteen
Guitarrista agrediu Graham Bonet, tomou chave de braço e foi demitido

Kiko Loureiro: a música que ele mais sofreu para aprender a tocar na guitarraKiko Loureiro
A música que ele mais sofreu para aprender a tocar na guitarra

Lista: bandas de rock e heavy metal que têm o mesmo nome (ou sobrenome) de seus líderesLista
Bandas de rock e heavy metal que têm o mesmo nome (ou sobrenome) de seus líderes

Malmsteen: guitarrista explica por que gosta de ser o seu próprio patrãoMalmsteen
Guitarrista explica por que gosta de ser o seu próprio patrão

Yngwie Malmsteen: Se faço algo, é porque quero. Se não faço é porque eu não quero.Yngwie Malmsteen
"Se faço algo, é porque quero. Se não faço é porque eu não quero."


Yngwie Malmsteen: cansado de lidar com vocalistas que pensam ser ElvisYngwie Malmsteen
Cansado de lidar com vocalistas que pensam ser Elvis

Paganini e o Heavy Metal: a onipresença do Capriccio nº 24 no Heavy MetalPaganini e o Heavy Metal
A onipresença do "Capriccio nº 24" no Heavy Metal

Yngwie Malmsteen: a pirataria matou a indústria musicalYngwie Malmsteen
A pirataria matou a indústria musical


Slipknot: Corey Taylor explica porque o mundo pop não suporta o Heavy MetalSlipknot
Corey Taylor explica porque o mundo pop não suporta o Heavy Metal

Anthrax: Scott Ian apresenta a solução para o Phil AnselmoAnthrax
Scott Ian apresenta a solução para o Phil Anselmo


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda.