Thiago Righi: Guitarrista lança single de composição que mescla jazz com rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Assessoria Thiago Righi, Press-Release
Enviar Correções  

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

O guitarrista e compositor Thiago Righi está lançando "Outono", segundo single de seu novo álbum "Contos Insulares".

Coincidências: Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?

Pantera: "odiei gravar Cowboys From Hell", diz Phil Anselmo

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Neste trabalho autoral, gravado em trio (guitarra, contrabaixo acústico e bateria), a partir de uma concepção jazzística Thiago privilegia a improvisação, jogando com a escuta coletiva e a interação entre os músicos. Isso tudo realizado a partir da estética da canção, e da linguagem da música instrumental flertando com o rock.

Sobre sua composição "Outono", o músico conta que, por contraditório que pareça, o outono é sempre o período do ano no qual se sente mais criativo e, por consequência, é quase sempre a época em que vê sua produtividade aumentar e dar frutos. Ao falar do processo de criação de "Outono", por exemplo, Righi relembra que foi exatamente durante um outono que, após um hiato de três anos, voltou a compor. Em suas palavras: "este projeto começou sem que eu pretendesse ou planejasse, a partir dessa composição que agora é lançada como single! 'Outono' marca minha volta à música, minha volta à composição. Também por isso ela abre o álbum 'Contos Insulares' (que será lançado em julho), um disco que marca meu retorno ao registro de um trabalho autoral sob meu nome".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Porém, mais que traços biográficos, as composições de Thiago Righi, bem como seu repertório e suas interpretações, sugerem atmosferas, buscam traduzir estados psicológicos, criar cenários e personagens, recontar histórias, ativar memórias. Fortemente permeada pela Literatura, a música de Righi é, ao mesmo tempo, uma construção constante de paisagens sonoras.

Sobre Thiago Righi

Plural, Thiago Righi é músico instrumentista, compositor e historiador. Transita entre os universos da música instrumental, da improvisação, da canção popular, das trilhas sonoras e da dança.

Experiente guitarrista, Thiago Righi já acompanhou artistas como Elza Soares, Filipe Catto e o cantautor português Diogo Picão. Entre carreira solo e grupos dos quais fez parte, tem seu trabalho registrado em 7 álbuns. Com o Amanajé gravou, em 2004, o primeiro disco do grupo e foi premiado nos festivais Americanta (2005 e 2007) e Festival Nascente-USP (2007). Com a composição Suíte do morro - parceria com Rodrigo Pinheiro -, foi vencedor do I Prêmio Botucanto Instrumental (2005). Aprendendo a ser só, seu primeiro disco solo, foi lançado em 2008. O álbum apresenta onze composições e arranjos originais de Thiago Righi. No ano de 2010 lançou o EP Righi & Pontet, em parceria com o baterista francês Thibaud Pontet e, em 2018, um EP com a banda Cafuá. No início de 2018, em comemoração aos 10 anos de lançamento do álbum Aprendendo a ser só, Righi concebeu, produziu e dirigiu uma série de 4 vídeos em formato de mini-documentário e o vídeo-clipe de sua composição Macondo.

Além de importantes festivais (Festival Rio Sesc Jazz-SESC Quitandinha, Cascavel Jazz Festival, Brasil Instrumental) e palcos no Brasil, tocou na Itália, na Grécia, na França (Cosmo Jazz Festival), na Suíça e em Portugal (Festival Bairro do Intendente em Festa). Trabalhando com dança, compôs e gravou a trilha da vídeo-dança Homo Sacer (2017) de Camila Soares.

Para 2020 seus projetos são o Thiago Righi Trio e o grupo Cafuá. Com este, lançará um novo EP e dois vídeoclipes; com aquele, está lançando seu novo trabalho, Contos Insulares, um álbum que apresenta a música instrumental composta a partir da influência do jazz-rock e da literatura e realizada sob a estética da canção.

Saiba mais:
http://www.thiagorighi.com




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Coincidências: Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?Coincidências
Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?

Pantera: odiei gravar Cowboys From Hell, diz Phil AnselmoPantera
"odiei gravar Cowboys From Hell", diz Phil Anselmo


Sobre Assessoria Thiago Righi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline WhipDin