Thiago Righi: Guitarrista lança single de composição que mescla jazz com rock
Por Assessoria Thiago Righi
Postado em 21 de julho de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O guitarrista e compositor Thiago Righi está lançando "Outono", segundo single de seu novo álbum "Contos Insulares".
Neste trabalho autoral, gravado em trio (guitarra, contrabaixo acústico e bateria), a partir de uma concepção jazzística Thiago privilegia a improvisação, jogando com a escuta coletiva e a interação entre os músicos. Isso tudo realizado a partir da estética da canção, e da linguagem da música instrumental flertando com o rock.
Sobre sua composição "Outono", o músico conta que, por contraditório que pareça, o outono é sempre o período do ano no qual se sente mais criativo e, por consequência, é quase sempre a época em que vê sua produtividade aumentar e dar frutos. Ao falar do processo de criação de "Outono", por exemplo, Righi relembra que foi exatamente durante um outono que, após um hiato de três anos, voltou a compor. Em suas palavras: "este projeto começou sem que eu pretendesse ou planejasse, a partir dessa composição que agora é lançada como single! 'Outono' marca minha volta à música, minha volta à composição. Também por isso ela abre o álbum 'Contos Insulares' (que será lançado em julho), um disco que marca meu retorno ao registro de um trabalho autoral sob meu nome".
Porém, mais que traços biográficos, as composições de Thiago Righi, bem como seu repertório e suas interpretações, sugerem atmosferas, buscam traduzir estados psicológicos, criar cenários e personagens, recontar histórias, ativar memórias. Fortemente permeada pela Literatura, a música de Righi é, ao mesmo tempo, uma construção constante de paisagens sonoras.
Sobre Thiago Righi
Plural, Thiago Righi é músico instrumentista, compositor e historiador. Transita entre os universos da música instrumental, da improvisação, da canção popular, das trilhas sonoras e da dança.
Experiente guitarrista, Thiago Righi já acompanhou artistas como Elza Soares, Filipe Catto e o cantautor português Diogo Picão. Entre carreira solo e grupos dos quais fez parte, tem seu trabalho registrado em 7 álbuns. Com o Amanajé gravou, em 2004, o primeiro disco do grupo e foi premiado nos festivais Americanta (2005 e 2007) e Festival Nascente-USP (2007). Com a composição Suíte do morro - parceria com Rodrigo Pinheiro -, foi vencedor do I Prêmio Botucanto Instrumental (2005). Aprendendo a ser só, seu primeiro disco solo, foi lançado em 2008. O álbum apresenta onze composições e arranjos originais de Thiago Righi. No ano de 2010 lançou o EP Righi & Pontet, em parceria com o baterista francês Thibaud Pontet e, em 2018, um EP com a banda Cafuá. No início de 2018, em comemoração aos 10 anos de lançamento do álbum Aprendendo a ser só, Righi concebeu, produziu e dirigiu uma série de 4 vídeos em formato de mini-documentário e o vídeo-clipe de sua composição Macondo.
Além de importantes festivais (Festival Rio Sesc Jazz-SESC Quitandinha, Cascavel Jazz Festival, Brasil Instrumental) e palcos no Brasil, tocou na Itália, na Grécia, na França (Cosmo Jazz Festival), na Suíça e em Portugal (Festival Bairro do Intendente em Festa). Trabalhando com dança, compôs e gravou a trilha da vídeo-dança Homo Sacer (2017) de Camila Soares.
Para 2020 seus projetos são o Thiago Righi Trio e o grupo Cafuá. Com este, lançará um novo EP e dois vídeoclipes; com aquele, está lançando seu novo trabalho, Contos Insulares, um álbum que apresenta a música instrumental composta a partir da influência do jazz-rock e da literatura e realizada sob a estética da canção.
Saiba mais:
www.thiagorighi.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


A música que surgiu como anotação em caderno e virou um dos maiores hits dos anos 80
Ozzy Osbourne: No Rock In Rio, má impressão sobre o Brasil
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos
Raul Seixas explica por que chamou Paralamas do Sucesso de "Para-choques do Fracasso"
A banda que Renato Russo se preocupou com possibilidade de confundirem com Legião Urbana
Roger Waters, ex-Pink Floyd, relembra o dia que conheceu John Lennon - e se arrependeu


