Thiago Righi: Guitarrista lança single de composição que mescla jazz com rock
Por Assessoria Thiago Righi
Postado em 21 de julho de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O guitarrista e compositor Thiago Righi está lançando "Outono", segundo single de seu novo álbum "Contos Insulares".
Neste trabalho autoral, gravado em trio (guitarra, contrabaixo acústico e bateria), a partir de uma concepção jazzística Thiago privilegia a improvisação, jogando com a escuta coletiva e a interação entre os músicos. Isso tudo realizado a partir da estética da canção, e da linguagem da música instrumental flertando com o rock.
Sobre sua composição "Outono", o músico conta que, por contraditório que pareça, o outono é sempre o período do ano no qual se sente mais criativo e, por consequência, é quase sempre a época em que vê sua produtividade aumentar e dar frutos. Ao falar do processo de criação de "Outono", por exemplo, Righi relembra que foi exatamente durante um outono que, após um hiato de três anos, voltou a compor. Em suas palavras: "este projeto começou sem que eu pretendesse ou planejasse, a partir dessa composição que agora é lançada como single! 'Outono' marca minha volta à música, minha volta à composição. Também por isso ela abre o álbum 'Contos Insulares' (que será lançado em julho), um disco que marca meu retorno ao registro de um trabalho autoral sob meu nome".
Porém, mais que traços biográficos, as composições de Thiago Righi, bem como seu repertório e suas interpretações, sugerem atmosferas, buscam traduzir estados psicológicos, criar cenários e personagens, recontar histórias, ativar memórias. Fortemente permeada pela Literatura, a música de Righi é, ao mesmo tempo, uma construção constante de paisagens sonoras.
Sobre Thiago Righi
Plural, Thiago Righi é músico instrumentista, compositor e historiador. Transita entre os universos da música instrumental, da improvisação, da canção popular, das trilhas sonoras e da dança.
Experiente guitarrista, Thiago Righi já acompanhou artistas como Elza Soares, Filipe Catto e o cantautor português Diogo Picão. Entre carreira solo e grupos dos quais fez parte, tem seu trabalho registrado em 7 álbuns. Com o Amanajé gravou, em 2004, o primeiro disco do grupo e foi premiado nos festivais Americanta (2005 e 2007) e Festival Nascente-USP (2007). Com a composição Suíte do morro - parceria com Rodrigo Pinheiro -, foi vencedor do I Prêmio Botucanto Instrumental (2005). Aprendendo a ser só, seu primeiro disco solo, foi lançado em 2008. O álbum apresenta onze composições e arranjos originais de Thiago Righi. No ano de 2010 lançou o EP Righi & Pontet, em parceria com o baterista francês Thibaud Pontet e, em 2018, um EP com a banda Cafuá. No início de 2018, em comemoração aos 10 anos de lançamento do álbum Aprendendo a ser só, Righi concebeu, produziu e dirigiu uma série de 4 vídeos em formato de mini-documentário e o vídeo-clipe de sua composição Macondo.
Além de importantes festivais (Festival Rio Sesc Jazz-SESC Quitandinha, Cascavel Jazz Festival, Brasil Instrumental) e palcos no Brasil, tocou na Itália, na Grécia, na França (Cosmo Jazz Festival), na Suíça e em Portugal (Festival Bairro do Intendente em Festa). Trabalhando com dança, compôs e gravou a trilha da vídeo-dança Homo Sacer (2017) de Camila Soares.
Para 2020 seus projetos são o Thiago Righi Trio e o grupo Cafuá. Com este, lançará um novo EP e dois vídeoclipes; com aquele, está lançando seu novo trabalho, Contos Insulares, um álbum que apresenta a música instrumental composta a partir da influência do jazz-rock e da literatura e realizada sob a estética da canção.
Saiba mais:
www.thiagorighi.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson


A banda de rock que George Harrison odiava: "Sem finesse, só barulho; simplesmente lixo"
A lenda da música com quem Phil Collins se recusou a trabalhar: "Não achei boas as músicas"
Como a doença do vocalista Axl Rose afeta o Guns N' Roses
Mr Catra: Uma lista das suas maiores influências no rock (vídeo)
Regis Tadeu revela o truque maroto que o Iron usa, mas o Metallica não precisa
Stairway to Heaven: o maior hit do Led Zeppelin


