Pete Way: Schenker e músicos do Sabbath, Metallica e outros se despedem do baixista
Por Igor Miranda
Postado em 16 de agosto de 2020
Diversos astros do rock se manifestaram sobre a morte de Pete Way, baixista de bandas como UFO e Waysted. O músico faleceu na última sexta-feira (14), aos 69 anos.
Way não resistiu a "ferimentos fatais em um acidente ocorrido há dois meses". "Ele lutou muito até finalmente sucumbir a essas lesões na manhã de hoje. Sua esposa, Jenny, estava em seu lado", diz um comunicado.
Veja, a seguir, alguns dos músicos que se manifestaram:
Michael Schenker: "Oh meu caro Pete. Você nos deixou. Eu estou tão triste. Sua doce existência nos deixou. Eu estou em lágrimas. Você era mais do que talvez pudesse imaginar. Você era amado por todos que eu conheço. Estou muito, muito triste. Eu te amo Pete. Deus te abençoe para sempre. Descanse em paz, meu querido amigo. Minhas condolências aos seus entes queridos. Do fundo do meu coração. Voe e aproveite o paraíso".
UFO: "As notícias que nenhum de nós gostaríamos de ouvir. Descanse em paz, Pete".
Geezer Butler (Black Sabbath): "Esse ano fica cada vez pior. Pete Way, um dos 'personagens' do metal e torcedor do Aston Villa, faleceu. Ele foi ao show do Deadland Ritual em Londres. Um cara muito engraçado. Descanse em paz, Pete".
Iron Maiden: "Descanse em paz, Pete Way (1951-2020). Uma semana terrivelmente triste ficou pior pela notícia da morte de Pete Way. Como todos os fãs de Maiden sabem, Pete foi uma grande influência em Steve (Harris) e um grande amigo da banda. Estamos muito tristes por seu falecimento. Ele foi um músico inspirador e um homem adorável. Nossas sinceras condolências à família neste período".
Kirk Hammett (Metallica): "Pete Way foi uma grande influência para mim. Ele era descompromissadamente musical e um grande performer. Era único e compôs algumas das minhas músicas favoritas de todos os tempos. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Descanse em paz".
Joe Elliott (Def Leppard): "Estou de coração partido com as notícias do falecimento de nosso velho amigo Pete Way, especialmente por acontecer depois de perdermos pessoas tão próximas como Paul Raymond e Paul Chapman. Conheço Pete desde 1980, quando vi UFO e Girlschool tocando no Sheffield City Hall e ficamos amigos desde então. Descanse em paz, meu amigo".
David Ellefson (Megadeth): "Muito triste por saber da morte de Pete Way. O álbum ao vivo 'Strangers in the Night' é um dos meus favoritos de todos os tempos e é o destaque da formação do UFO daquela época. Pete e a namorada dele foram assistir ao Megadeth na turnê Clash of the Titans na Birmingham NEC Arena em 1990, onde Dave Mustaine e eu tivemos uma breve conversa com ele antes de subir ao palco. É sempre de grande impacto saber que seus heróis estão na plateia para seu show, da mesma forma que eu estive no show do Waysted abrindo para o Iron Maiden anos antes, em Irvine Meadows, Califórnia. O visual de Pete, o estilo dele e suas linhas de baixo simples, mas poderosas, formaram uma grande força de influência no meu jeito de tocar. Sua falta será sentida... descanse em paz!".
Mike McCready (Pearl Jam): "Triste em saber que um de meus baixistas favoritos, Pete Way do UFO, morreu. O álbum ao vivo do UFO, 'Strangers in the Night', é um dos melhores e sinto gratidão por esse disco ter me ajudado a crescer na música e como guitarrista. Flight to Mars, minha banda tributo ao UFO, tem tocado por 17 anos arrecadando dinheiro e chamando atenção para o Camp Oasis, para crianças com doença de Crohn e colite. Stone (Gossard) e eu tivemos muitas conversas ao longo dos anos sobre nosso amor pelo UFO. Pete foi essencial e sua falta será sentida. Descanse em paz".
Nikki Sixx (Mötley Crüe): "Descanse em paz, rockstar. Uma das minhas influências principais. Vou ouvir UFO hoje".
Chris Slade (AC/DC): "Descanse em paz, Pete Way. Conheci Pete há anos e trabalhei com ele na banda DAmage Control, com Robin George".
[an error occurred while processing this directive]Cheap Trick: Descanse em paz, Pete Way. De seus amigos do Cheap Trick".
Dee Snider (Twisted Sister): "Hoje é um dia triste. Pete Way, do UFO, faleceu. Ele foi um amigo, mentor, produziu o seminal primeiro álbum do Twisted Sister, nos trouxe para os portões do reino do metal e nos apresentou a Lemmy, que nos guiou pelo resto do caminho. Eu te amo, Pete. Sinto sua falta. Você detonou".
Nascido em 7 de agosto de 1951, Pete Way se destacou inicialmente com o UFO, uma das bandas mais influentes do hard rock da década de 1970. Ao lado de músicos como o vocalista Phil Mogg e do guitarrista Michael Schenker, a banda criou clássicos do porte de "Doctor Doctor", "Rock Bottom" e "Lights Out", entre outros.
Ele deixou o UFO em 1982, um ano antes do fim da banda, e integrou o Fastway. Em seguida, passou a tocar com Ozzy Osbourne durante a turnê de "Diary of a Madman", em 1982, e criou o grupo Waysted.
Após uma breve reunião entre 1988 e 1989, Pete Way voltou ao UFO em definitivo no ano de 1991. Ele permaneceu na formação até 2008, quando saiu em definitivo em meio a problemas médicos e de vícios.
[an error occurred while processing this directive]Way também lançou álbuns solo, como "Amphetamine" (2000), e trabalhou na carreira solo de Michael Schenker, em discos como "Tales of Rock'n'Roll" (2006) e "Temple of Rock" (2011). Além da esposa, ele deixa duas filhas, Zowie e Charlotte.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps