Nirvana: se Nevermind fosse lançado hoje, não teria o mesmo impacto, afirma produtor
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de outubro de 2020
Lançado em setembro de 1991, "Nevermind", segundo álbum de estúdio do NIRVANA, é um dos discos mais emblemáticos da história do rock. O trabalho, que mistura raiva, energia e melancolia, é a maior bandeira do grunge, movimento cultural e musical que teve origem em Seattle e consagrou bandas como PEARL JAM, ALICE IN CHAINS, SOUNDGARDEN e obviamente, o próprio NIRVANA.
O disco dividiu opiniões, mas independente de se gostar ou não, uma coisa é fato: "Nevermind" marcou uma geração e foi o estopim para diversas bandas de rock alternativo que surgiriam nos anos seguintes. Por mais que com o passar dos anos, tenha se tornado um disco atemporal, se fosse lançado atualmente, talvez o disco não causasse tanto impacto. E quem falou isso não é Mateus Roberto da Silva Ribeiro (no caso, este que vos escreve), mas sim, o produtor do álbum.
Butch Vig, cujo nome real é Bryan David Vigorson, falou sobre a sua teoria em recente entrevista concedida à NME, publicada no dia 27 de outubro de 2020. "Se ‘Nevermind’ fosse lançado esta semana, apesar de ser um grande álbum, não teria o mesmo impacto cultural. Foi um timing perfeito quando houve uma mudança na música e parecia uma revolução. Posso ver isso acontecendo de novo, mas não da mesma maneira", disse.
Para o produtor, a artista que poderia fazer algo similar ao que o NIRVANA fez há quase três décadas é Billie Eilish. "Billie fala por toda uma geração de jovens, bem como o Nirvana fez em sua época".
Em outro trecho, Butch também falou como o modo que a música é consumida atualmente diminui a chance de um disco tão simbólico quanto "Nevermind" ser lançado e alcançar sucesso. "Tudo é tão instantâneo que é difícil construir um pouco de mística. Quando você realmente deseja algo, mas não consegue tocar, isso o torna ainda mais poderoso. Todos têm acesso a tudo hoje em dia. Talvez alguém apareça com uma banda que lembre Nirvana, mas como um letrista que escreve como Bob Dylan e gosta de hip-hop, porém, sem perfis nas redes sociais. Talvez eles pudessem fazer alguns shows e desaparecer. Se o fizessem, as pessoas ficariam loucas porque os queriam ainda mais", afirmou, fazendo um paralelo com a dificuldade que existia na época para se conseguir ouvir nossos artistas preferidos.
"Nevermind" foi um sucesso estrondoso e apresentou o NIRVANA ao mundo. Os principais destaques do álbum são "Come As You Are", "Lithium", "In Bloom", "Polly" e "Smells Like Teen Spirit", sendo que esta última é uma das músicas mais populares dos anos 1990.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps