Roger Waters: músico envia mensagem ao Chile horas antes de plebiscito
Por Igor Miranda
Postado em 25 de outubro de 2020
O músico Roger Waters, ex-Pink Floyd, publicou um vídeo nas redes sociais com uma mensagem aos fãs do Chile. O país terá, neste domingo (25), um plebiscito onde será decidido se a Constituição, feita ainda durante o regime ditatorial de Augusto Pinochet (entre 1973 e 1990) será alterada ou mantida.
No vídeo, Waters incentiva o público chileno a exercer seu direito de voto em meio à proposta de mudança da Constituição do país. Na legenda, ele adianta o assunto: "Uma mensagem de Roger ao povo do Chile na véspera da importante ocasião de um Referendo Nacional para substituir a antiga Constituição, que foi imposta pelo ditador Pinochet, por uma nova Constituição aprovada pelo povo".
Embora inicie o vídeo dizendo que não sabe falar espanhol, Roger Waters passa toda a mensagem no idioma em questão. "Votem todos neste domingo. Aprovo a convenção constitucional. Todos merecemos o direito de viver em paz. Amo vocês, estou com vocês, vote, vote, vote", declarou.
A nova Constituição no Chile
Desde outubro de 2019, diversas alas da população do Chile protestam por uma nova Constituição. No fim do ano passado, essas manifestações atingiram seu ápice.
De acordo com a Agência Brasil, "a reforma da Carta Magna chilena é uma das principais reivindicações dos manifestantes que fazem protestos desde outubro do ano passado reivindicando um sistema mais inclusivo e que garanta melhores condições de vida".
O veículo oficial do governo brasileiro aponta, ainda, que "os movimentos sociais veem essa possível reforma como uma oportunidade para realizar a primeira Assembleia Constituinte na história do país. Nenhuma das dez constituições chilenas até hoje foi redigida por meio de um processo democrático".
O debate político relacionado à nova Constituição traz opiniões divididas. Os grupos políticos se dividiram entre os movimentos "Aprovo", formados por representantes da esquerda que reforçam a necessidade de uma nova Carta Magna, e do "Rejeito", com membros de partidos conservadores atualmente no poder que sugerem apenas introduzir mudanças no texto básico, sem uma nova Constituição. Uma reportagem da agência France Presse explica melhor a situação.
O plebiscito estava marcado para acontecer em março deste ano, porém, com a pandemia do novo coronavírus, a votação foi adiada para este domingo (25).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
O solo mais complexo de Brian May segundo análise que vai além da dificuldade técnica
O cantor forte e bonitão de power metal que foi bombeiro por 20 anos
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
Troy Sanders, do Mastodon, diz que não ficou surpreso com morte de Brent Hinds
O dia que John Lennon confidenciou segredo a Pelé no intervalo de sua aula de japonês
A sincera e entusiasmada opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, fundador do Pink Floyd
A lenda da música com quem Phil Collins se recusou a trabalhar: "Não achei boas as músicas"

Roger Waters detona Mick Jagger e diz que astro só pensa no físico e no próprio saldo bancário
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro
Os 83 anos de Roger Waters: gênio criativo ou o destruidor do Pink Floyd?
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
O disco dos anos 60 que Roger Waters disse ter mudado profundamente o Pink Floyd
Roger Waters explica por que considera que "Wish You Were Here foi o último álbum do Pink Floyd"
David Gilmour aponta a melhor letra de Roger Waters - que o próprio autor acha "terrível"
Roger Waters explica por que o Pink Floyd descartou participação de Paul McCartney no "Dark Side"
O clássico álbum considerado por Roger Waters "o fim da linha" para o Pink Floyd



