Tuatha de Danann: novo vídeo, "Guns and Pikes", disponível
Por Ivanei Salgado
Postado em 21 de outubro de 2020
O novo álbum do Tuatha de Danann está agendado para o próximo mês de novembro. Mas antes do novo disco, a banda presenteou os fãs com o lyric vídeo de Guns and Pikes, segundo single do álbum "In Nomine Éireann". O vídeo está disponível no Youtube.
A canção, "Guns and Pikes", é uma melodia tradicional irlandesa gravada por diversos artistas com diversos títulos e letras. "Isso é muito comum em se tratando da música tradicional irlandesa. Começou a rolar quando a Irlanda ainda era uma colônia britânica e teve, como todos os países que viveram a experiência do colonialismo, suas terras confiscadas, sua língua marginalizada, sua religião e seus símbolos culturais perseguidos", explicou Bruno Maia, vocalista e guitarrista do Tuatha de Danann.
Tuatha de Danann - Mais Novidades
A letra de "Guns and Pikes" é uma parceria entre o vocalista do Tuatha de Danann e o irlandês Folkmooney, nativo de Dublin e que viveu em Minas Gerais por um período. O texto faz uma alusão às pessoas que lutam contra a tirania, contra as injustiças e pelos direitos do povo. "São pessoas que se sacrificam por um ideal coletivo. Que lutam até o fim não se importando com suas próprias vidas, mas fazendo dessa luta, a razão de suas existências", explicou Bruno Maia.
Essa prática de utilização das melodias irlandesas para canções de cunho político, conforme explicação de Bruno Maia, é antiga. "Os povos da Irlanda aproveitavam de melodias conhecidas e criavam outra letra, em gaélico ou mesmo inglês. Na maioria das vezes, as letras abordavam política, conscientização social, mensagens revoltosas e, às vezes, até de ordens para um iminente levante".
Além dos membros do Tuatha de Danann, o vídeo de Guns and Pikes traz a participação dos convidados Rafael Ávila (bateria), Raphael Tchurtis (guitarra), Alex Navar (uilleann pipes) e de Folkmooney (vocais). A gravação foi realizada no pub Hasta Siempre Brew, em Varginha, e na Irlanda. A captação de imagens no Brasil foram realizadas por Rodrigo "Monstrão" Barbieri e a edição ficou ao cargo de Raoni Silva Joseph.
O álbum "In Nomine Éireann" será lançado pela gravadora Heavy Metal Rock e conta com 8 versões de músicas tradicionais irlandesas e duas músicas novas. Para o disco, o Tuatha de Danann realiza a campanha especial (euapoio.tuathadedanann.art.br) que oferece várias contrapartidas para os apoiadores, como CD’s, shows exclusivos, karaokê, entre outras. Cerca de 500 pessoas já participam da campanha.
No período de pandemia, o Tuatha de Danann lançou diversos produtos para os fãs, como máscaras personalizadas, tulipas de cerveja, toalhas, xícaras, bandeiras, café especial, além de camisetas e CD’s. Os itens estão disponíveis neste link.
Site oficial:
http://www.tuathadedanann.art.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos


Bruno Maia: os álbuns que marcaram o líder do Tuatha de Danann


