Tuatha de Danann: novo vídeo, "Guns and Pikes", disponível
Por Ivanei Salgado
Postado em 21 de outubro de 2020
O novo álbum do Tuatha de Danann está agendado para o próximo mês de novembro. Mas antes do novo disco, a banda presenteou os fãs com o lyric vídeo de Guns and Pikes, segundo single do álbum "In Nomine Éireann". O vídeo está disponível no Youtube.
A canção, "Guns and Pikes", é uma melodia tradicional irlandesa gravada por diversos artistas com diversos títulos e letras. "Isso é muito comum em se tratando da música tradicional irlandesa. Começou a rolar quando a Irlanda ainda era uma colônia britânica e teve, como todos os países que viveram a experiência do colonialismo, suas terras confiscadas, sua língua marginalizada, sua religião e seus símbolos culturais perseguidos", explicou Bruno Maia, vocalista e guitarrista do Tuatha de Danann.
Tuatha de Danann - Mais Novidades
A letra de "Guns and Pikes" é uma parceria entre o vocalista do Tuatha de Danann e o irlandês Folkmooney, nativo de Dublin e que viveu em Minas Gerais por um período. O texto faz uma alusão às pessoas que lutam contra a tirania, contra as injustiças e pelos direitos do povo. "São pessoas que se sacrificam por um ideal coletivo. Que lutam até o fim não se importando com suas próprias vidas, mas fazendo dessa luta, a razão de suas existências", explicou Bruno Maia.
Essa prática de utilização das melodias irlandesas para canções de cunho político, conforme explicação de Bruno Maia, é antiga. "Os povos da Irlanda aproveitavam de melodias conhecidas e criavam outra letra, em gaélico ou mesmo inglês. Na maioria das vezes, as letras abordavam política, conscientização social, mensagens revoltosas e, às vezes, até de ordens para um iminente levante".
Além dos membros do Tuatha de Danann, o vídeo de Guns and Pikes traz a participação dos convidados Rafael Ávila (bateria), Raphael Tchurtis (guitarra), Alex Navar (uilleann pipes) e de Folkmooney (vocais). A gravação foi realizada no pub Hasta Siempre Brew, em Varginha, e na Irlanda. A captação de imagens no Brasil foram realizadas por Rodrigo "Monstrão" Barbieri e a edição ficou ao cargo de Raoni Silva Joseph.
O álbum "In Nomine Éireann" será lançado pela gravadora Heavy Metal Rock e conta com 8 versões de músicas tradicionais irlandesas e duas músicas novas. Para o disco, o Tuatha de Danann realiza a campanha especial (euapoio.tuathadedanann.art.br) que oferece várias contrapartidas para os apoiadores, como CD’s, shows exclusivos, karaokê, entre outras. Cerca de 500 pessoas já participam da campanha.
No período de pandemia, o Tuatha de Danann lançou diversos produtos para os fãs, como máscaras personalizadas, tulipas de cerveja, toalhas, xícaras, bandeiras, café especial, além de camisetas e CD’s. Os itens estão disponíveis neste link.
Site oficial:
http://www.tuathadedanann.art.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Dave Mustaine elogia performance vocal de James Hetfield em "Ride the Lightning"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"

Tuatha de Danann: os álbuns que marcaram Bruno Maia


