Reunião de 2007 do Led Zeppelin viraria turnê; Page conta por que não rolou
Por Igor Miranda
Postado em 19 de outubro de 2020
O Led Zeppelin chocou o mundo do rock ao anunciar um show de reunião, que aconteceu na O2 Arena de Londres, na Inglaterra, em 10 de dezembro de 2007. Muitos fãs pediram que a banda, com o baterista Jason Bonham na vaga do saudoso pai John, fizesse apresentações em outros lugares, mas isso não aconteceu.
Em entrevista à revista Classic Rock, transcrita pelo site Music-News, o guitarrista Jimmy Page contou que o plano era, realmente, fazer uma turnê de reunião, com mais shows. Acabou não rolando por causa do vocalista Robert Plant, de acordo com o músico.
Inicialmente, Page comentou que os ensaios para o show foram bem divertidos. "E foi divertido, principalmente, porque éramos nós três. Jason, John Paul Jones (baixista) e eu tocando juntos, para que Jason sentisse que ele era parte da banda, em vez de estar lá só por ser filho de John. Ele estava lá porque era muito bom e era correto que ele estivesse ali, mas ele precisava saber disso", afirmou.
Em seguida, o guitarrista comentou que os planos de reunião do Led Zeppelin contemplavam uma turnê - e isso chegou a ser discutido internamente -, mas Robert Plant não quis levar a ideia adiante. O músico garante que não houve qualquer nova tentativa de reunião depois disso.
"Não houve nenhuma discussão sobre qualquer turnê desde então - nem haverá. Foi apenas uma daquelas coisas estranhas no mundo do Led Zeppelin. De verdade, é outra parte do fenômeno do Led Zeppelin", disse.
Jimmy Page contou, ainda, que os músicos ensaiaram bastante para a reunião de 2007 porque as outras duas ocasiões em que eles tocaram juntos não foram boas. As situações citadas pelo guitarrista são as do Live Aid, de 1985, e a do evento de 40 anos da gravadora Atlantic Records, em 1988.
"A ideia era fazer apenas um show de meia hora em 2007, mas eu falei que não iria ensaiar para fazer um show de meia hora. Fizemos o Live Aid e os 40 anos da Atlantic. Pensei: 'quero sair orgulhoso dali'. Então, precisávamos fazer um show inteiro. Foi o que fizemos", afirmou.
Por fim, o músico revelou que gostaria de ter feito, pelo menos, uma segunda noite de apresentação no dia seguinte. "Seria incrível fazer um segundo show em seguida. No dia seguinte, quando deu umas 7 horas da noite, eu comecei a ficar nervoso e pensei: 'eu sei o que é isso, pois eu me esforcei muito para o show na O2 Arena e, agora, não há mais show para fazer", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps