Black Sabbath: Jimi Bell fez música para banda, não foi creditado e não ganhou nada
Por Igor Miranda
Postado em 12 de novembro de 2020
O nome do guitarrista Jimi Bell pode não ser tão conhecido para muitos fãs, mas ele tem envolvimento direto com uma música do Black Sabbath que chegou a ser lançada como single. Trata-se de "Master of Insanity", faixa presente no álbum "Dehumanizer" (1992) que ele ajudou a compor, mas não foi creditado e nunca ganhou um tostão por isso.
Black Sabbath - Mais Novidades
Em entrevista ao site do jornalista Marcelo Vieira, Jimi Bell relembrou que compôs "Master of Insanity" quando ainda fazia parte da banda solo de Geezer Butler, formada na segunda metade da década de 1980. O projeto foi criado após Butler deixar o Black Sabbath, mas, na ocasião, não chegou a ter nenhum álbum gravado.
"Escrevi 'Master of Insanity' do 'Dehumanizer' (1992) quando tocava na banda do Geezer Butler. Um belo dia, a mulher do Geezer, Gloria, me ligou para dar as más notícias: o contato dele na MCA havia sido demitido e nós havíamos perdido o contrato com a gravadora. Geezer acabou se juntando à banda do Ozzy (entre 1988 e 1989)", afirmou.
O Black Sabbath acabou se reunindo com Geezer Butler, com o vocalista Ronnie James Dio e o baterista Vinny Appice em 1991 - e foi quando Jimi Bell descobriu que "Master of Insanity" seria gravada pela banda. O músico ficou empolgado, apesar de ter sido informado que não haveria créditos formais a ele.
"Passado um tempo, Gloria me ligou de novo: 'Boas novas, Jimi. O Black Sabbath está se reunindo com Ronnie James Dio e vai gravar a sua música ‘Master of Insanity’!' Imagine só a minha empolgação! Mas ela falou que não poderia me dar o crédito por escrito porque Tony Iommi nunca deixaria uma música que tivesse sido escrita por alguém de fora fazer parte de um disco do Sabbath. Geezer assinaria como compositor e colocaria agradecimentos especiais para mim no encarte", declarou.
Bell disse que ficou "arrasado", mas comentou que "eles me prometeram pagar pela música quando a turnê acabasse". "Fui a alguns shows dessa turnê, eles tocaram minha música em todos e a citavam frequentemente nas entrevistas. A turnê chegou ao fim e eu nunca recebi um centavo. Fazer o quê?", afirmou.
O guitarrista ainda completou: "Com todos os milhões que ganhavam, não poderiam ter me pago pela música? Mas é assim que as coisas são. Por anos corri atrás disso, mas depois deixei para lá. Até que um dia encontrei Ronnie e me apresentei. Ele respondeu: 'Jimi Bell, da ‘Master of Insanity’?' Fiquei de cara! Ficamos uns 40 minutos batendo papo. Ele falou que eu devia ter sido pago pela música, que era uma sacanagem dos caras do Sabbath. Mas justiça foi feita: algumas biografias do Sabbath incluíram meu nome como autor de 'Master of Insanity'".
A entrevista com Jimi Bell pode ser lida na íntegra no site de Marcelo Vieira. Na publicação, o músico fala sobre suas bandas e projetos principais, como o House of Lords, Autograph e Maxx Explosion.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Morrissey e Johnny Marr deixam guerra de lado para algo relacionado ao The Smiths
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
O verso de "Pintura Íntima" que fez muitos pensarem que casal da letra usou cocaína
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O álbum que Robert Plant considera o mais "lindamente escrito" do Led Zeppelin
A grande discordância entre Kiko Loureiro e Paul Gilbert, segundo Marcos de Ros
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Troy Sanders fala sobre nova formação do Mastodon, que conta com músico brasileiro
Nevermore já conta com ideias para novas músicas registradas
A formação bem-sucedida do Dimmu Borgir que era "uma bomba-relógio"
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney



O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
O riff marcante que Slash considera o mais pesado de todos os tempos
A música mais pesada que Slash ouviu, e que Bruce Dickinson se envergonha de ter gravado


