Red Hot Chili Peppers: Os 8 Guitarristas da banda
Por Rodrigo Clark
Postado em 17 de fevereiro de 2021
O Red Hot Chili Peppers já teve oito guitarristas, apesar de os fãs muitas vezes só lembrarem de três.
"Os 8 Guitarristas do Red Hot Chili Peppers" no YouTube:
1. Hillel Slovak
Guitarrista original e membro fundador da banda, junto com Flea e Anthony Kiedis. Ficou na banda só no ano de 1983. Ou seja, ele criou a banda, mas não levou fé e preferiu ficar em uma outra banda da qual fazia parte. Uns dizem que foi uma questão contratual, que Slovak não poderia, por contrato, estar em outra banda. O fato é que Hillel Slovak acabou não participando da gravação do álbum de estreia do Red Hot Chili Peppers. Depois ele voltou ao Chili Peppers, em 1985, e gravou dois discos com a banda: "Freaky Styley" (1985) e "The Uplift Mofo Party Plan" (1987). Em 1988, Slovak morreu de overdose de heroína.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
2. Jack Sherman
Foi o cara que gravou o primeiro disco, de 1984, intitulado "The Red Hot Chili Peppers". (Sim, o nome da banda era precedido do artigo "the", mas, como o nome já era extenso demais, acabaram cortando-o posteriormente.) Sherman chegou a fazer uma turnê com o Red Hot, mas foi dispensado depois de arrumar briga com os outros membros da banda. Foi quando regressou Hillel Slovak, que faleceu em 1988.
3. DeWayne McKnight
Esse ficou bem pouco tempo. Não gravou nenhum disco e foi logo substituído por John Frusciante.
4. John Frusciante
É o queridinho dos fãs. A predileção é justificada: Frusciante foi, até hoje, o mais criativo de todos os guitarristas que passaram pelo Red Hot Chili Peppers. Compôs as melhores músicas e gravou os melhores álbuns (ou, pelo menos, os mais bem sucedidos comercialmente). John Frusciante entrou em 1988 e, no ano seguinte, a banda lançou "Mother's Milk", que teve bem mais sucesso que os álbuns anteriores. Em seguida, o Red Hot lançou, em 1991, o álbum "Blood Sugar Sex Magik", que projetou de vez a banda para o mainstream mundial. Mas então, em 1992, John ficou recluso, se afundou em drogas e deixou a banda. Há quem afirme que ele tenha sido expulso, mas isso é controverso. Em 1998, recuperado dos problemas com drogas, Frusciante voltou para o Red Hot Chili Peppers e gravou mais três álbuns: "Californication" (1999), "By The Way" (2002) e "Stadium Arcadium" (2006). John Frusciante abandonou novamente o Chili Peppers e ficou afastado por cerca de dez anos, voltando a integrar a banda no final de 2019. É o guitarrista atual do Red Hot Chili Peppers, para a alegria dos fãs.
5. Arik Marshall
Substituiu John Frusciante quando ele saiu pela primeira vez, em 1992. Não durou muito. Saiu em 1993.
6. Jesse Tobias
Outro guitarrista que durou pouco tempo no Red Hot Chili Peppers. Substituiu Arik Marshall em 1993 e, um ano depois, foi substituído.
7. Dave Navarro
Entrou para o Red Hot Chili Peppers em 1993 e agradou a banda bem mais do que os dois anteriores. Navarro já era um nome razoavelmente conhecido por ter sido o guitarrista da banda Jane's Addiction. Gravou com o Red Hot o álbum "One Hot Minute", de 1995. Dave Navarro era o cara certo no lugar errado e deixou a banda em 1998.
8. Josh Klinghoffer
Ingressou no Red Hot Chili Peppers em 2009, depois da segunda saída do John Frusciante. Eles dois, aliás, chegaram a dividir os palcos em 2007, durante a turnê do álbum "Stadium Arcadium", pois John alegava que várias músicas desse disco tinham linhas de guitarra dobradas e duas guitarras soariam melhor nas apresentações. Josh era fã de John, depois viraram amigos e a entrada de Josh no Red Hot se deu por indicação de Frusciante. Josh Klinghoffer gravou dois álbuns com a banda: "I'm With You" (2011) e "The Getaway" (2016). Foi demitido em dezembro de 2019, quando John Frusciante foi anunciado como guitarrista do Red Hot Chili Peppers novamente. A última grande apresentação de Josh com o Chili Peppers foi o catastrófico show no Rock in Rio, no dia do seu aniversário de quarenta anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps