A música dos anos 70 em que Rob Halford já teria revelado ser gay
Por Igor Miranda
Postado em 01 de fevereiro de 2021
O vocalista Rob Halford revelou ao público sua homossexualidade apenas em 1998, em entrevista à MTV. Porém, os sinais de sua orientação sexual estariam claros desde os primórdios de sua banda, o Judas Priest, já que a letra de uma das músicas da banda ainda na década de 1970 indicava essa questão pessoal do cantor.
Em entrevista ao canal de YouTube "That Jamieson Show", com transcrição do Ultimate Guitar, Halford citou que a música "Raw Deal" pode ter sido responsável por revelar sua sexualidade ao mundo, ainda que quase ninguém tenha reparado nisso. A canção está presente no álbum "Sin After Sin", lançado em 1977.
Na letra, Halford narra uma situação que se passa em um bar em Fire Island, uma ilha próxima a Long Island, Nova York, que é conhecida por ter vários pontos turísticos ligados à comunidade gay. Curiosamente, o cantor nunca esteve no local, mas fez a referência na composição.
"Estávamos no estúdio com Roger Glover (baixista do Deep Purple e produtor do álbum) gravando 'Sin After Sin'. Literalmente, criamos muita música juntos. Ouvi essa história sobre Fire Island e era intrigante, pois nunca estive lá, até preciso ir algum dia, mas era uma história legal. O que eu amo nessa música é que os caras (da banda) aceitaram em prol do que valia a pena", afirmou Rob, inicialmente.
O vocalista destacou que, em muitos casos, os colegas de Judas Priest sugeriam mudanças nas letras compostas para a banda. Porém, no caso de "Raw Deal", não rolaram alterações em sua ideia.
"Tínhamos a letra e (disseram): 'agora está legal, é uma letra forte, vamos usar'. Não há mais nada a se pensar sobre isso além do que sempre deveria ter sido. Porém, meus amigos dizem que foi ali que saí do armário. Honestamente, não era, de verdade, era apenas onde eu estava naquele dia e naquela época com aquelas letras. Porém, olhando para trás, é uma declaração bastante óbvia (sobre sexualidade)", disse.
Rob Halford e "Jawbreaker"
Ainda durante o bate-papo, o entrevistador citou que a música "Jawbreaker", lançada pelo Judas Priest no álbum "Defenders of the Faith" (1984), teria elucidado um pouco mais a questão sexual por parte de Rob Halford. Porém, o vocalista esclareceu que o conceito da composição foi desviado após um jornalista irritá-lo na época.
"Lembro de ser entrevistado por um jornalista na época e ficar irritado. As perguntas não estavam indo bem, daí ele citou uma música e eu disse: 'oh, sim, essa é sobre eu chupar um pênis grande'. Ele disse: 'mesmo?'. E eu: 'sim, sim, é sobre isso, um pênis grande e suculento'. Foi assim que entrou nesse campo, mas não é sobre um grande pênis, embora exista o paralelo freudiano ali. É sobre esse estilo musical intenso e poderoso chamado heavy metal", afirmou.
Por fim, Halford concluiu: "'Jawbreaker' é sobre metal e também sobre angústias da vida. E você realmente usa essas palavras todas. 'Jawbreaker' é como um soco na boca, é isso. É uma declaração muito física sobre força e sobre defender o que você acredita".
A entrevista pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps