O único aprendizado que Tony Iommi, do Black Sabbath, extraiu do preguiçoso Rick Rubin
Por Igor Miranda
Postado em 17 de março de 2021
Rick Rubin é um dos produtores mais conceituados da história, mas seu método de trabalho não deixou Tony Iommi satisfeito. Em entrevista à Spin, o guitarrista do Black Sabbath debochou ao revelar qual foi o único aprendizado que extraiu de Rubin.
O produtor, vale lembrar, conduziu as gravações de "13", primeiro álbum de estúdio do Black Sabbath com o vocalista Ozzy Osbourne em 35 anos. Iommi ficou satisfeito com o disco, mas não curtiu a forma como Rubin gerenciava a banda em estúdio.
Perguntado se aprendeu algo com Rick Rubin, o guitarrista respondeu: "Sim, aprendi a ficar deitado no sofá com um microfone na mão e dizer: 'próximo!'".
Black Sabbath - Mais Novidades
Em seguida, o músico deixou claro que o jeito como o produtor trabalhava era "apenas diferente". Outro ponto de conflito foi a busca incessante, por parte do profissional de estúdio, pela sonoridade dos primeiros álbuns do Black Sabbath - com direito a equipamentos do início da década de 1970.
"Ele queria encontrar o som original do Sabbath. Perguntou se eu tinha meus amplificadores de guitarra originais e eu respondi: 'Rick, isso foi há 50 anos, você tem algum amplificador de 50 anos atrás?'. Falei que aqueles amplificadores já eram, mas ele queria os antigos", afirmou Iommi.
O guitarrista foi surpreendido ao chegar um dia no estúdio e se deparar com 20 amplificadores diferentes no local. "Ele falou que eram amplificadores vintage e eu disse: 'não significa que soarão bem, são apenas velhos'. Aceitei testar e não curti nenhum", disse.
Os dois acabaram se entendendo conforme a gravação procedia, mas Iommi acabou trabalhando partes de "13" em sua casa. "Fiz várias músicas do último disco em meu estúdio em casa. Achei que soava melhor, para ser honesto. Mas há outras coisas envolvidas, eu colocava mais instrumentos. Ele queria que tudo ficasse muito simples e básico, o que também é bom", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Rush filmará shows em Toronto, Canadá, para futuro lançamento
Testament é anunciado para o Liberation Festival em São Paulo
Vocalista do Flotsam and Jetsam detalha dificuldades em turnês nos Estados Unidos
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Blue Medusa ou Dragonforce? Alissa White-Gluz revela qual sua prioridade
A gravação perdida de Brian Wilson produzida por Liminha que nunca foi lançada
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Chad Smith, Danny Carey e Stewart Copeland tocam com o Rush em documentário
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Slash revela os culpados por briga histórica com Axl Rose; "superficiais e idiotas"
Heart tem novo álbum quase pronto, revela Nancy Wilson



Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Por que o heavy metal segue relevante após mais de cinco décadas?
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
Tony Iommi revela a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne antes da morte
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
5 músicas que ficaram famosas por motivo diferente daquele imaginado pela banda
Tony Iommi sobre riffs; "É a única coisa que sei fazer, sou inútil para qualquer outra coisa"
Tony Iommi e Geezer Butler não estavam a fim de fazer o último show do Black Sabbath
A música do Black Sabbath favorita de Frank Zappa; "Esse cara está tirando com a minha cara"


