O único aprendizado que Tony Iommi, do Black Sabbath, extraiu do preguiçoso Rick Rubin
Por Igor Miranda
Postado em 17 de março de 2021
Rick Rubin é um dos produtores mais conceituados da história, mas seu método de trabalho não deixou Tony Iommi satisfeito. Em entrevista à Spin, o guitarrista do Black Sabbath debochou ao revelar qual foi o único aprendizado que extraiu de Rubin.
Black Sabbath - Mais Novidades
O produtor, vale lembrar, conduziu as gravações de "13", primeiro álbum de estúdio do Black Sabbath com o vocalista Ozzy Osbourne em 35 anos. Iommi ficou satisfeito com o disco, mas não curtiu a forma como Rubin gerenciava a banda em estúdio.
Perguntado se aprendeu algo com Rick Rubin, o guitarrista respondeu: "Sim, aprendi a ficar deitado no sofá com um microfone na mão e dizer: 'próximo!'".
Em seguida, o músico deixou claro que o jeito como o produtor trabalhava era "apenas diferente". Outro ponto de conflito foi a busca incessante, por parte do profissional de estúdio, pela sonoridade dos primeiros álbuns do Black Sabbath - com direito a equipamentos do início da década de 1970.
"Ele queria encontrar o som original do Sabbath. Perguntou se eu tinha meus amplificadores de guitarra originais e eu respondi: 'Rick, isso foi há 50 anos, você tem algum amplificador de 50 anos atrás?'. Falei que aqueles amplificadores já eram, mas ele queria os antigos", afirmou Iommi.
O guitarrista foi surpreendido ao chegar um dia no estúdio e se deparar com 20 amplificadores diferentes no local. "Ele falou que eram amplificadores vintage e eu disse: 'não significa que soarão bem, são apenas velhos'. Aceitei testar e não curti nenhum", disse.
Os dois acabaram se entendendo conforme a gravação procedia, mas Iommi acabou trabalhando partes de "13" em sua casa. "Fiz várias músicas do último disco em meu estúdio em casa. Achei que soava melhor, para ser honesto. Mas há outras coisas envolvidas, eu colocava mais instrumentos. Ele queria que tudo ficasse muito simples e básico, o que também é bom", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
30 anos de "Antichrist Superstar", de Marilyn Manson - 5 curiosidades
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Dregen nega que saída do Hellacopters tenha ocorrido em comum acordo
A música contra o capitalismo desenfreado que rendeu milhões para a banda
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação



Teria o movimento punk zoado o Black Sabbath por pertencer a um "mundo antigo"?
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Quando os Ramones abriram para o Black Sabbath, e Marky notou que eles eram mais completos
O clássico imortal do Heavy Metal que quase foi descartado por ser "muito pop"


