Black Sabbath: os 5 melhores riffs da era Dio, na opinião do próprio Tony Iommi
Por Igor Miranda
Fonte: Guitar World
Postado em 03 de março de 2021
Tony Iommi foi convidado a eleger os cinco melhores riffs do Black Sabbath na era Dio, quando o vocalista Ronnie James Dio fazia parte da banda. Uma tarefa difícil, mas o músico apresentou seus escolhidos.
Black Sabbath - Mais Novidades
Além de eleger os riffs, Iommi fez comentários sobre a composição das músicas escolhidas. Não fica claro se as canções foram citadas em ordem de preferência.
Apenas riffs dos álbuns "Heaven and Hell" (1980) e "Mob Rules" (1981), que serão relançados neste mês em edição deluxe, foram escolhidos por Iommi. Também não fica claro se ele considerou músicas de "Dehumanizer" (1992), que também traz vocais de Dio, e de "The Devil You Know" (2009), trabalho gravado com Ronnie no vocal porém lançado sob o nome do projeto Heaven & Hell, não como Black Sabbath.
Confira, abaixo, os melhores riffs do Black Sabbath na era Dio, na visão de Tony Iommi, além de trechos dos comentários do guitarrista. As falas completas podem ser lidas no site da Guitar World, em inglês.
1) "Neon Knights"
Tony Iommi: "Acho que essa foi feita em Jersey. Fomos às Ilhas Jersey no caminho de volta para a América. Voltei à Inglaterra cedo demais e tive que sair rapidamente (por problemas com a Receita), pois meu contador disse: 'saia, você voltou cedo demais, apenas vá para qualquer lugar'. Peguei o primeiro voo para qualquer lugar: eram as Ilhas Jersey. Fiquei em um hotel e acho que tive ali as ideias para 'Neon Knights'. Eu não podia voltar para a Inglaterra, então, fui para Paris assim como Ronnie, Bill (Ward, baterista) e Geezer (Butler, baixista), paramos em um estúdio (Ferber) e gravamos 'Neon Knights'".
2) "Children of the Sea"
Tony Iommi: "A ideia de 'Children of the Sea' surgiu antes de Ronnie chegar. Fizemos essa demo com Ozzy (Osbourne, vocalista anterior) e ele colocou uma linha de melodia, mas nunca usamos, pois rompemos com Ozzy. Eu tinha o riff inicial, mas não o começo, feito por Ronnie".
3) "Heaven and Hell"
Tony Iommi: "Também veio da mesma época. Éramos Ronnie, eu e Bill. Ronnie estava brincando no baixo, então pude colocar um riff. Trouxe Geoff Nicholls (tecladista) e ele seguiu com o riff, enquanto fizemos a música".
4) "The Sign of the Southern Cross"
Tony Iommi: "Estávamos em Los Angeles em um estúdio e acabamos chegando com essas ideias, que vieram de uma jam. Apenas construímos a música. Geezer tinha pedais e colocou um efeito, então colocamos um riff pesado em cima".
5) "The Mob Rules"
Tony Iommi: "Foi feita em Londres, na casa de John Lennon (para a trilha sonora do filme 'Heavy Metal'). [...] Usamos o equipamento de lá, com microfones pela casa toda. Fizemos ela no lugar onde John Lennon gravou o clipe de 'Imagine'. [...] A versão usada no álbum é um pouco diferente, Martin Birch (produtor) quis regravá-la. [...] O riff com alavanca de tremolo era muito incomum para mim, pois eu nunca usava".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps