Black Sabbath: os 5 melhores riffs da era Dio, na opinião do próprio Tony Iommi
Por Igor Miranda
Fonte: Guitar World
Postado em 03 de março de 2021
Tony Iommi foi convidado a eleger os cinco melhores riffs do Black Sabbath na era Dio, quando o vocalista Ronnie James Dio fazia parte da banda. Uma tarefa difícil, mas o músico apresentou seus escolhidos.
Além de eleger os riffs, Iommi fez comentários sobre a composição das músicas escolhidas. Não fica claro se as canções foram citadas em ordem de preferência.
Apenas riffs dos álbuns "Heaven and Hell" (1980) e "Mob Rules" (1981), que serão relançados neste mês em edição deluxe, foram escolhidos por Iommi. Também não fica claro se ele considerou músicas de "Dehumanizer" (1992), que também traz vocais de Dio, e de "The Devil You Know" (2009), trabalho gravado com Ronnie no vocal porém lançado sob o nome do projeto Heaven & Hell, não como Black Sabbath.
Black Sabbath - Mais Novidades
Confira, abaixo, os melhores riffs do Black Sabbath na era Dio, na visão de Tony Iommi, além de trechos dos comentários do guitarrista. As falas completas podem ser lidas no site da Guitar World, em inglês.
1) "Neon Knights"
Tony Iommi: "Acho que essa foi feita em Jersey. Fomos às Ilhas Jersey no caminho de volta para a América. Voltei à Inglaterra cedo demais e tive que sair rapidamente (por problemas com a Receita), pois meu contador disse: 'saia, você voltou cedo demais, apenas vá para qualquer lugar'. Peguei o primeiro voo para qualquer lugar: eram as Ilhas Jersey. Fiquei em um hotel e acho que tive ali as ideias para 'Neon Knights'. Eu não podia voltar para a Inglaterra, então, fui para Paris assim como Ronnie, Bill (Ward, baterista) e Geezer (Butler, baixista), paramos em um estúdio (Ferber) e gravamos 'Neon Knights'".
2) "Children of the Sea"
Tony Iommi: "A ideia de 'Children of the Sea' surgiu antes de Ronnie chegar. Fizemos essa demo com Ozzy (Osbourne, vocalista anterior) e ele colocou uma linha de melodia, mas nunca usamos, pois rompemos com Ozzy. Eu tinha o riff inicial, mas não o começo, feito por Ronnie".
3) "Heaven and Hell"
Tony Iommi: "Também veio da mesma época. Éramos Ronnie, eu e Bill. Ronnie estava brincando no baixo, então pude colocar um riff. Trouxe Geoff Nicholls (tecladista) e ele seguiu com o riff, enquanto fizemos a música".
4) "The Sign of the Southern Cross"
Tony Iommi: "Estávamos em Los Angeles em um estúdio e acabamos chegando com essas ideias, que vieram de uma jam. Apenas construímos a música. Geezer tinha pedais e colocou um efeito, então colocamos um riff pesado em cima".
5) "The Mob Rules"
Tony Iommi: "Foi feita em Londres, na casa de John Lennon (para a trilha sonora do filme 'Heavy Metal'). [...] Usamos o equipamento de lá, com microfones pela casa toda. Fizemos ela no lugar onde John Lennon gravou o clipe de 'Imagine'. [...] A versão usada no álbum é um pouco diferente, Martin Birch (produtor) quis regravá-la. [...] O riff com alavanca de tremolo era muito incomum para mim, pois eu nunca usava".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
Apocalyptica confirma três shows no Brasil com turnê em homenagem ao Metallica
Slayer e Dimmu Borgir juntos no Brasil? Site mexicano afirma que sim.
Qual país venceria uma hipotética Copa do Mundo do metal?
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
Sangramento nasal tira baterista de turnê do Savatage temporariamente
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
A primeira música do Sepultura que Max Cavalera ouviu em uma estação de rádio
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
Ele tem até bituca de cigarro; o fã de Iron Maiden tão fanático que apareceu no documentário
O que Iommi sente ao ouvir as músicas do Black Sabbath com Dio tantos anos depois
Randy Blythe (Lamb of God) admite que todo mundo tremeu em "Back to the Beginning"
O álbum que quase enterrou o Black Sabbath, até que Ozzy voltou e salvou a banda
O disco do Black Sabbath que é o preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
O que o Black Sabbath representa para Rob Halford, vocalista do Judas Priest
O baixista que fez Geezer Butler entender o que queria fazer no Black Sabbath
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
Qual a importância do Black Sabbath para a música pesada, segundo Rob Halford
Cinco clássicos do Rock que você provavelmente não aguenta mais ouvir


