Smith/Kotzen: a música do álbum em que Richie Kotzen usa guitarra de Adrian Smith
Por Igor Miranda
Fonte: Guitarload
Postado em 16 de abril de 2021
O projeto Smith/Kotzen marca uma colaboração de respeito entre os guitarristas Adrian Smith (Iron Maiden) e Richie Kotzen (The Winery Dogs, ex-Poison, ex-Mr. Big). Os dois compartilharam ideias, experiências e até instrumentos durante a gravação do primeiro álbum da banda, homônimo, já disponível no streaming.
Em entrevista à edição 112 da revista Guitarload, Richie Kotzen deu mais detalhes sobre os equipamentos usados no álbum "Smith/Kotzen". O músico contou que chegou a usar uma guitarra de Adrian Smith para gravar uma música do disco, o que certamente alterou o som típico do artista.
Inicialmente, Kotzen revelou os equipamentos convencionais que utilizou nas gravações. "Acho que o único amplificador que usei foi o meu modelo signature da Victory Amplifier (RK100). O que eu usei foi o de 100 watts, pois há algumas versões diferentes. É bem no estilo dos amplificadores da Marshall, mas tem uma versatilidade maior. Com relação às guitarras, toquei os meus modelos signature Telecaster e Stratocaster", disse.
Na música "I Wanna Stay", especificamente, Richie tocou em uma guitarra Jackson de Adrian, que acompanha ponte Floyd Rose. Com o equipamento em mãos, ele tratou de tirar um som diferente do que poderia fazer com seus instrumentos principais.
"Eu também fiz algo um pouco mais distante do meu padrão: em uma das músicas, ‘I Wanna Stay’, usei a Jackson de Adrian Smith para o solo, pois ela tem uma ponte Floyd Rose. Nessa ocasião, eu quase soei como o velho Richie Kotzen, pois você pode me ouvir fazendo bends nas notas e usando a alavanca – algo que, obviamente, não tenho na Telecaster, o que mudou um pouco da minha abordagem na guitarra. Apenas tentei me divertir um pouco com isso", afirmou.
Richie Kotzen não especificou qual guitarra de Adrian Smith acabou utilizando, mas tudo indica que seja o modelo signature Jackson San Dimas, que o músico do Iron Maiden apresenta nas fotos de divulgação do Smith/Kotzen. Além da já mencionada ponte Floyd Rose, que permite alavancadas poderosas, o modelo possui trastes jumbo e captação própria da Jackson, o que colabora para uma sonoridade peculiar.
A entrevista completa de Richie Kotzen à revista Guitarload pode ser lida no site da publicação. A edição estará disponível no site para leitura, gratuitamente, até o fim do mês de abril.
Outros conteúdos sobre guitarra e guitarristas podem ser acessados na Guitarload, site e revista online.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps