Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de janeiro de 2026
O Iron Maiden é uma das maiores instituições da história do heavy metal e, ao longo de sua trajetória, sempre exigiu elevado grau de dedicação por parte de seus integrantes. Durante boa parte da carreira, especialmente nas primeiras décadas, a banda manteve um ritmo intenso de turnês e lançamentos, deixando pouco espaço para atividades paralelas fora de seu universo criativo.
Iron Maiden - Mais Novidades
Com o passar dos anos, no entanto, esse cronograma passou por ajustes naturais. A diminuição no número de turnês e o maior intervalo entre lançamentos abriram brechas na agenda dos músicos, permitindo o desenvolvimento de trabalhos paralelos sem comprometer a identidade e o legado do Iron Maiden.
Foi nesse contexto que um dos guitarristas da banda, Adrian Smith, passou a colaborar com outro nome consagrado das seis cordas, Richie Kotzen. Batizado com os sobrenomes dos dois músicos, o projeto surgiu em 2020 e já conta com dois álbuns em sua discografia: o debut autointitulado, lançado em 2021, e "Black Light/White Noise", de 2025.
Em recente entrevista à revista Classic Rock, Adrian Smith explicou que a origem do Smith/Kotzen está diretamente ligada à agenda adotada pelo Iron Maiden nos últimos anos. Segundo o guitarrista, o modelo atual de trabalho do sexteto abriu para novas iniciativas criativas.
"Bem, o Maiden só faz turnê durante três meses do ano, e também não gravamos há algum tempo. É claro que somos extremamente bem-sucedidos, e eu realmente amo o que faço nessa banda, mas com a agenda atual do Maiden, tenho muito tempo livre."
Na sequência, o guitarrista comentou sobre a jam session que marcou o início da parceria com Richie Kotzen. De acordo com Smith, o encontro contou com a presença de outros artistas bastante conhecidos, cujos nomes ele preferiu não revelar para evitar situações constrangedoras.
"Comprei uma casa em Los Angeles há cerca de quinze anos, porque minha esposa [Natalie] tem família aqui e há uma grande comunidade de músicos. Richie e eu nos demos muito bem desde o início. Ele é um músico e cantor de primeira linha. Outras pessoas muito conhecidas estavam naquela primeira jam. Gostaria de poder dizer quem eram, mas isso me traria muitos problemas."
O Smith/Kotzen participará do Banegrs Open Air, que será realizado entre os dias 25 e 26 de abril, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
Rafael Bittencourt explica por que o Angra voltou a olhar para a fase Andre Matos
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
Skid Row entra na segunda fase do processo seletivo do novo vocalista
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
A diferença de compor com o Iron Maiden e tocar com Richie Kotzen, segundo Adrian Smith
Entre lendas e novas caras, Bangers Open Air se renova para 2026
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Os 10 vídeos mais vistos do Iron Maiden no YouTube incluem show no Brasil
Os integrantes de Slayer, Iron Maiden, Anthrax e Metallica que medem exatamente 1,67m
A banda que Steve Harris aprendeu a gostar, mas quando conheceu achou que era "uma cópia"


