Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de janeiro de 2026
O Iron Maiden é uma das maiores instituições da história do heavy metal e, ao longo de sua trajetória, sempre exigiu elevado grau de dedicação por parte de seus integrantes. Durante boa parte da carreira, especialmente nas primeiras décadas, a banda manteve um ritmo intenso de turnês e lançamentos, deixando pouco espaço para atividades paralelas fora de seu universo criativo.
Iron Maiden - Mais Novidades
Com o passar dos anos, no entanto, esse cronograma passou por ajustes naturais. A diminuição no número de turnês e o maior intervalo entre lançamentos abriram brechas na agenda dos músicos, permitindo o desenvolvimento de trabalhos paralelos sem comprometer a identidade e o legado do Iron Maiden.
Foi nesse contexto que um dos guitarristas da banda, Adrian Smith, passou a colaborar com outro nome consagrado das seis cordas, Richie Kotzen. Batizado com os sobrenomes dos dois músicos, o projeto surgiu em 2020 e já conta com dois álbuns em sua discografia: o debut autointitulado, lançado em 2021, e "Black Light/White Noise", de 2025.
Em recente entrevista à revista Classic Rock, Adrian Smith explicou que a origem do Smith/Kotzen está diretamente ligada à agenda adotada pelo Iron Maiden nos últimos anos. Segundo o guitarrista, o modelo atual de trabalho do sexteto abriu para novas iniciativas criativas.
"Bem, o Maiden só faz turnê durante três meses do ano, e também não gravamos há algum tempo. É claro que somos extremamente bem-sucedidos, e eu realmente amo o que faço nessa banda, mas com a agenda atual do Maiden, tenho muito tempo livre."
Na sequência, o guitarrista comentou sobre a jam session que marcou o início da parceria com Richie Kotzen. De acordo com Smith, o encontro contou com a presença de outros artistas bastante conhecidos, cujos nomes ele preferiu não revelar para evitar situações constrangedoras.
"Comprei uma casa em Los Angeles há cerca de quinze anos, porque minha esposa [Natalie] tem família aqui e há uma grande comunidade de músicos. Richie e eu nos demos muito bem desde o início. Ele é um músico e cantor de primeira linha. Outras pessoas muito conhecidas estavam naquela primeira jam. Gostaria de poder dizer quem eram, mas isso me traria muitos problemas."
O Smith/Kotzen participará do Banegrs Open Air, que será realizado entre os dias 25 e 26 de abril, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Nightwish tem novas músicas, mas só volta em 2028, afirma Tuomas Holopainen
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
Astros do rock prestam homenagem a Dolly Parton
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
O lendário escritor brasileiro que não curte rock progressivo: "Chatérrima"
Marty Friedman considera todos os álbuns do Garbage "fantásticos"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
O álbum que foi um fracasso e um sucesso ao mesmo tempo, e pirou a cabeça de seu autor
Geddy Lee explica onde foi superado por músico do Angine de Poitrine
A diferença de compor com o Iron Maiden e tocar com Richie Kotzen, segundo Adrian Smith
Entre lendas e novas caras, Bangers Open Air se renova para 2026
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
O conselho de Bruce Dickinson que ajudou Dave Mustaine na luta contra o câncer
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
10 vezes em que o Iron Maiden deixou metal de lado e mergulhou no prog sem medo
"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
A banda que Steve Harris amava, mas nunca conseguiu ver ao vivo


