Taylor Hawkins: ele escondia que ouvia Rush e Led nos anos 80 para não parecer idiota
Por Igor Miranda
Postado em 13 de maio de 2021
O baterista Taylor Hawkins, do Foo Fighters, expressou seu amor pelo Rush e pelo hard rock em artigo publicado pela revista Classic Rock. O músico destacou que sua relação de amor pelo trio canadense foi iniciada a partir do álbum "Permanent Waves", lançado em 1980.
Hawkins começou a ouvir o Rush alguns anos depois do lançamento de "Permanent Waves", pois, em 1980, ainda era muito jovem, tinha apenas 8 anos de idade. Na época em que passou a se interessar pela banda, o hard rock de veia setentista como um todo já não era mais visto como uma coisa "maneira".
"Eu estava morando em Laguna Beach, na Califórnia, por volta de 1982. Foi quando comecei a me interessar por música e a new wave estava na moda. Bandas como Rush e Led Zeppelin, definitivamente, não eram maneiras! Se você tinha cabelo comprido e curtia hard rock, você era um idiota", declarou.
O membro do Foo Fighters revelou que suas duas bandas favoritas naquele período eram Rush e The Police. "Mas eu tinha que esconder meus álbuns do Rush um pouco", disse.
Mudanças do Rush
Apesar disso, Taylor Hawkins reconhece que a percepção do público com relação ao Rush mudou um pouco na década de 1980. Foi quando a banda começou a experimentar mais com sua sonoridade, distanciando-se de alguns elementos progressivos para flertar com padrões considerados mais comerciais, a exemplo do uso de sintetizadores e da construção de músicas menos elaboradas.
"A música 'The Spirit of Radio' mudou a percepção de muitos sobre o Rush. Era um grande hit nas rádios e eu adoro que aquilo ali seja, descaradamente, uma grande música pop. Ainda não entendo a introdução dela, em qual tempo ela se desenvolve. Já tentei desacelerar para entender, mas não está nos parâmetros do que faço. E mesmo assim qualquer rádio de classic rock a toca", afirmou.
Ele completa: "Quantas bandas faziam algo tão f*da e interessante e, ao mesmo tempo, compreensível para alguém que não é músico. O Rush mostrou que dá para ser f*da e pop! Eles estavam menos 'dungeons and dragons' e lidando com coisas mais reais em suas composições novas - e é isso que amo em 'Permanent Waves'".
Hawkins admitiu, ainda, que alguns de seus álbuns favoritos de grandes bandas de rock foram produzidos no auge da new wave, aceitando a influência do gênero. "Rush e Queen mudaram com o tempo e os discos que essas bandas fizeram na época da new wave estão entre os meus favoritos, assim como 'In Through the Out Door' (1979), do Led Zeppelin".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps