Brian May: por que ele prefere tocar com moeda ao invés de palheta
Por Bruce William
Em 10/06/21
Durante participação em programa da BBC Radio, Brian May contou por qual motivo começou a usar uma moeda ao invés de uma palheta para tocar, e se ainda faz uso deste artifício.
"Sim, ainda uso. Costumava usar palhetas mais flexíveis pois era bom para atingir velocidade. Mas aos poucos fui percebendo que eu queria mais e mais solidez na minha pegada, e quanto mais rígido for a palheta, mas você sente o que está acontecendo com as cordas em seus dedos. No fim das contas acabei testando uma moeda e ficou perfeito, era o que eu precisava. Me fez mudar o jeito que eu segurava a palheta, passei a meio que enlaçar ela com os dedos e nunca mais parei de segurar assim".
Brian ainda emenda: "A moeda ainda tem outra grande vantagem, é suficientemente rígida para te dar todo este contato e ao mesmo tempo macia a ponto de não romper as cordas de aço pois é feita de níquel de prata ou algo assim. E ainda tem uma borda serrilhada que se você girar em direção às cordas obtém um som adorável, meio que entrecortado. Pra mim a guitarra é como se fosse uma voz, e estes sons são como consoantes que ajudam a guitarra a falar".
Depois Brian fala sobre a guitarra Red Special, modelo que ele projetou com o pai e que usa até hoje, e ao final comenta que seu pai não queria que ele seguisse a carreira de rockstar: "É meio irônico, naquela época (por volta de 1963) ele ajudou muito na construção da guitarra, ele amou fazer aquilo, foi uma experiência única envolvendo pai e filho. Mas ele odiava a ideia que eu estava seguindo esta carreira ao invés de tentar m emprego normal. Foi difícil para ele, levou cerca de um ano e meio para ele aceitar minha decisão. E ele só se convenceu mesmo depois de nos assistir no Madison Square Garden, quando me disse ao final que havia compreendido o que eu sentia, aquilo foi um momento maravilhoso para mim".
Veja também:
Queen: Brian May mostra curiosa coleção de guitarras iguais em vídeo
FONTE: Ultimate Guitar
https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/queens_brian_may_explains_why_he_uses_coin_instead_of_guitar_pick_talks_how_he_crafted_his_guitar_from_100-year-old_fireplace.html