Van Halen: como pandemia atrapalhou reunião da banda e até tratamento de Eddie
Por Igor Miranda
Postado em 03 de junho de 2021
A pandemia do novo coronavírus impossibilitou a realização de muitos planos de Eddie Van Halen. O guitarrista, falecido em outubro de 2020, não só planejava uma turnê do Van Halen com as voltas do baixista Michael Anthony e dos vocalistas Sammy Hagar e Gary Cherone, como, também, a sequência de um tratamento mais intensivo do câncer que acabou o matando.
A revelação foi feita por Wolfgang Van Halen, filho do músico e então baixista do Van Halen, em entrevista ao The Washington Post.
Wolfgang já havia revelado, em outras entrevistas, que havia a intenção de fazer uma turnê comemorativa do Van Halen com todos os integrantes que passaram pela banda. Agora, ele destaca como a chegada da pandemia atrapalhou todo o planejamento de Eddie.
De acordo com Wolfie, o câncer no pulmão de Eddie foi diagnosticado, já em estágio 4 - o mais avançado, onde o tumor se espalha para outros órgãos -, foi diagnosticado no fim de 2017. A partir de então, o lendário guitarrista começou a viajar para a Alemanha, onde havia um tratamento muito bom para a doença.
Com o passar do tempo, o problema de saúde se espalhou para o cérebro e a coluna do músico. Veio, no início de 2020, a pandemia, que impediu não só a realização de turnês, como, também, as viagens do artista para a Alemanha.
Durante a entrevista, Wolfgang Van Halen apontou que a cautela com a Covid-19 fez com que ele próprio não pudesse estar com o pai em muitos de seus momentos finais. A reportagem do Washington Post destaca: "Talvez no verão de 2020 (inverno no Hemisfério Sul), em vez de ficar do lado de fora da janela da casa de seu pai para dizer 'olá' e em vez de se sentar ao lado de uma cama de hospital enquanto ele nos deixa, eles poderiam estar na estrada juntos por uma última vez".
O artista também comentou que lançaria seu projeto solo Mammoth WVH, cujo álbum de estreia homônimo ainda será divulgado no próximo dia 11 de junho, nessa turnê de reunião do Van Halen. A ideia era que Wolfgang cedesse seu espaço na lendária banda para o retorno de Michael Anthony, titular da função até 2006, e colocasse o Mammoth WVH como atração de abertura da tour.
"Do jeito que imaginamos, se eu fosse abrir para o Van Halen, ele (Eddie) viria e tocaria um solo para uma das músicas. Seria a realização final do sonho. Vou odiar para sempre a Covid-19 e a forma como ela foi tratada, pois eles roubaram aquele momento de mim", declarou.
Infelizmente, nada disso foi possível. Eddie Van Halen nos deixou em 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, em decorrência de complicações causadas pelo câncer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps