Iron Maiden detonou muitas bandas, diz Garry Pepperd, guitarrista do Jaguar
Por Tchelo Emerson
Postado em 31 de julho de 2021
Garry Pepperd, guitarrista da lendária banda Jaguar, uma das pioneiras da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) participou de um bate-papo com Tchelo Emerson, no canal Metal Musikast, no Youtube (transcrito pelo Whiplash.net). O guitarrista falou de suas principais lembranças sobre os primeiros dias daquele movimento musical, destacando suas impressões sobre o Iron Maiden naquela época ("Eles realmente estavam acima de todos os outros"), além de fazer diversos comentários sobre "Power Games", álbum seminal da NWOBHM.
A conversa contou ainda com comentários sobre os demais álbuns da discografia do Jaguar e teve até um momento em que Garry Pepperd deu sua opinião sobre o fato de Lars Ulrich ter admitido que "pegou emprestado" uma ideia que está na música "Stormchild", do Jaguar, lançada inicialmente na coletânea Heavy Metal Heroes e que inspirou o baterista da banda Metallica no início da música "Whiplash".
A entrevista completa pode ser vista no player de vídeo a seguir:
Sobre as lembranças de Garry Pepperd em relação aos primeiros dias daquele movimento musical britânico, o guitarrista trouxe informações muito interessantes:
"O que eu me lembro é que as coisas eram bem diferentes naquele tempo, em 1981 ou 1982, as coisas pareciam mais simples, mesmo para conseguir shows, nós costumávamos fazer muitos shows, shows pequenos, na Inglaterra. Nós mesmos ligávamos para os locais [de shows], para o pub, para o clube, e nós costumávamos conseguir [marcar] o show com muita facilidade. Não apenas isso, acho que é mais difícil agora, todos aqueles lugares onde tocávamos desapareceram, todos os locais fecharam. A vida para uma banda de metal é muito, muito diferente...é claro que nós não tínhamos a internet.
Eu me lembro quando fizemos nosso primeiro show na Holanda, em 1981. Nós fazíamos muitos shows na Inglaterra, era um trabalho duro, era uma luta, fazíamos muitos shows, mas as pessoas não mostravam que estavam realmente interessadas, era muito difícil. Tão logo fomos para a Holanda, foi absolutamente fantástico. A Holanda realmente acolheu a banda em seu coração. Desde 1981 fomos para lá algumas vezes e havia muito mais pessoas onde tocávamos, mais do que no Reino Unido. Isso é maravilhoso".
Garry comentou ainda sobre o sentimento ao ver o primeiro lançamento do Jaguar em vinil, "estava conversando com minha esposa Shay outro dia, eu nunca vou esquecer do sentimento de ver num vinil nosso primeiro lançamento, que é a música que você diz que o Lars Ulrich [baterista da banda Metallica] meio que, digamos, ‘pegou emprestado’ [Garry faz o sinal de aspas com as mãos], a música ‘Stormchild’, que está na coletânea ‘Heavy Metal Heroes’. Foi nosso primeiro lançamento comercial. Eu sei que é apenas o nome de uma música numa capa de uma coletânea, em meio a muitas outras, mas é realmente um grande momento para nós, como uma banda, porque ainda éramos adolescentes naquele momento. Lembro quando o Paul Birch, que era o cara da Heavy Metal Records, [veio] quando íamos fazer um show, num lugar próximo a Birmingham, na Inglaterra, e eu me lembro que ele abriu uma caixa com os álbuns para nós e eu nunca vou esquecer aquele sentimento.
Lembro também da primeira vez em que tocamos num clube famoso, que era o 'The Dynamo', em Eindhoven, na Holanda, era um pequeno clube e depois se tornou até um grande festival. Estava completamente lotado e lembro de perguntar para alguém: ‘essas pessoas estão aqui para ver quem?’ E disseram: ‘Eles estão aqui para ver vocês!" E eu disse: ‘Não posso acreditar’ Esse é um outro grande momento.
E é claro, quando o álbum 'Power Games' foi lançado. São meio que os passos ao longo do caminho. Lembro de ver [o álbum Power Games] numa loja de discos em Bristol [cidade natal do Jaguar] ao lado do disco, eu acho que, do Michael Jackson (risos), porque estava na letra J (risos). Toda vez que eu ia na loja, eu costumava por na frente dos outros discos (risos). Minha mãe costumava fazer isso (risos). Ela dizia ‘eu pus seu álbum na frente [dos outros discos] de novo (risos). Ótimas memórias, ótimos tempos".
Power Games, álbum clássico do Jaguar, lançado em 1983, foi lançado recentemente no Brasil pela Voice Music, com slipcase, pôster colorido, encarte com letras, textos e fotos da época e três faixas bônus.
Em outro momento do bate-papo, o entrevistador perguntou se naqueles primeiros dias Garry já havia percebido que o Iron Maiden seria o maior de todos naquele movimento, o guitarrista do Jaguar respondeu: "Essa é uma boa pergunta, eu não sei, eu não sei...naqueles tempos, isso era em 1979, foi quando eu os vi...os riffs deles eram melhores do que os dos outros (risos), é meio difícil descrever, as músicas deles eram melhores do que as de quaisquer outros [Garry fala de uma forma empolgada], os riffs eram melhores, como o riff da [música] 'Iron Maiden', em 'Wratchild', 'The Phantom of the Opera', eu já vi que eles estavam acima de todos os outros. Eu lembro do Bruce Dickinson dizendo, e eu acho que foi após um show do Samson em que o Iron Maiden tocou antes, ele ainda cantava no Samson [...] e, mesmo ele estando na banda principal, então ele disse ‘o Maiden nos detonou’ [...] eles detonaram muitas bandas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps