Dio: vocalista deixou de tocar trompete por que instrumento não o ajudava na paquera
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de julho de 2021
Ronnie James Dio é conhecido mundialmente por ser um dos maiores vocalistas da história do heavy metal. Dio também tocou baixo, porém, a sua carreira musical começou com um instrumento que não tem muito a ver com a música pesada: o trompete.
A lenda começou a tocar o instrumento de sopro quando ainda era criança, aos 5 anos de idade. Wendy Dio, viúva e empresária do saudoso músico, falou sobre o tema em 2017, durante participação no quadro "Fact Or Fiction", produzido e veiculado pelo Loudwire em seu canal do Youtube.
Dio começou a tocar por "influência" de seu pai. "Seu pai o fez ouvir rádio e escolher um instrumento e ele escolheu o trompete. Então, seu pai o fazia ter duas horas de aulas todos os dias", disse sua companheira de longa data.
Segundo Wendy, Dio mandava bem no instrumento e chegou a tocar no mesmo palco que o cantor/compositor norte-americano Gene Pitney. Porém, o dono da potente voz deixou o instrumento de lado aos 15 anos, por uma razão curiosa: o trompete não o ajudava na arte da paquera.
"Ele decidiu que não conseguia atrair garotas por tocar trompete, então aprendeu sozinho a tocar baixo, porque esse era um instrumento muito mais romântico que ele poderia usar para atrair garotas [com mais facilidade]".
O vídeo pode ser visto no player a seguir. Wendy fala sobre o jovem conquistador de corações a partir de 1 minuto e 15 segundos.
Depois de abandonar o trompete e de aprender a tocar baixo, Dio foi se aventurar nos vocais, se tornando um dos maiores e mais emblemáticos cantores do metal. A sua jornada musical incluiu passagens por Elf, Rainbow, Black Sabbath e a carreira solo.
Durante o tempo que esteve em atividade, Dio gravou alguns dos maiores clássicos do heavy metal, com destaque para "Rising" (Rainbow), "Heaven And Hell", "Mob Rules" (Black Sabbath), "Holy Diver" e "The Last In Line" (carreira solo). Ah, ele também se casou com Wendy.
O lendário frontman, que popularizou o gesto com a mão chifrada, faleceu em 16 de maio de 2010.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps