Offspring: baterista diz que foi demitido por recusar vacina após recomendação médica
Por Igor Miranda
Postado em 03 de agosto de 2021
O baterista Pete Parada declarou ter sido demitido do Offspring, banda que integra desde 2007, após recusar a vacina contra Covid-19. O músico afirmou que optou por não receber o imunizante, por orientação médica, devido a condições pré-existentes.
Em um comunicado divulgado nas redes sociais, Parada disse que já sofreu da Síndrome de Guillain-Barré (SGB). O problema de saúde provoca fraqueza muscular em decorrência de um ataque promovido pelo próprio sistema imunológico ao corpo - mais especificamente, ao sistema nervoso periférico.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta sobre casos raros da SGB despertados com a vacina da Covid-19 - ao todo, 34 notificações suspeitas em todo o país, que já tem 101.551.524 imunizados com a primeira dose e 42.122.692 com a segunda. O órgão reforçou que "mantém a recomendação pela continuidade da vacinação, uma vez que os benefícios das vacinas superam os riscos", mas que o alerta deve ser incluído na bula.
Por ter sofrido de episódios da SGB, Pete Parada alegou que recebeu uma orientação médica para não se vacinar por enquanto. Porém, segundo ele, isso comprometeu a sua continuidade no Offspring.
"Dado meu histórico médico pessoal e o perfil de efeitos colaterais dessas vacinas, meu médico me aconselhou a não tomá-la neste momento. Peguei o vírus há mais de um ano, foi leve para mim, então estou confiante de que sou capaz de lidar com isso novamente, mas não tenho tanta certeza de que sobreviverei a outra rodada pós-vacinação da SGB, que remonta à minha infância e piorou progressivamente ao longo da minha vida", afirmou.
Em função disso, o baterista não está tocando mais com o Offspring. "Não posso cumprir com o que está se tornando cada vez mais um mandato da indústria - foi decidido que não sou seguro de estar por perto, no estúdio e em turnê. Menciono isso porque você não me verá nestes próximos shows", disse.
Apesar disso, Pete Parada declarou não nutrir "sentimentos negativos" com relação ao Offspring. "Não tenho sentimentos negativos em relação à minha banda. Eles estão fazendo o que acreditam que seja melhor para eles, enquanto eu faço o mesmo. Desejo tudo de bom à família Offspring", declarou.
Por fim, o músico compartilhou seu ponto de vista sobre toda a situação. "Embora minha razão para não receber a vacina seja médica, quero ter certeza de que não estou abrindo um espaço que só seja grande o suficiente para mim. Apoio o consentimento informado - que exige escolha livre de coerção. Não acho ético ou sábio permitir que aqueles com mais poder (governo, corporações, organizações, empregadores) ditem procedimentos médicos para aqueles com menos poder. "Existem inúmeras pessoas (como eu) para quem essas injeções apresentam um risco maior do que o vírus. A maioria de nós não compartilha publicamente uma decisão particular que tomamos em consideração cuidadosa com nossos médicos. Sabemos que não é uma conversa fácil de se desenrolar", disse.
Ele completou: "Parece que metade da população está tendo uma reação diferente do esperado às vacinas e é provavelmente porque suas experiências de vida são diferentes. Seus motivos variam de uma análise cuidadosa de risco/benefício até a incapacidade financeira de afastar-se do trabalho ou não ter atendimento médico para tratar potenciais efeitos colaterais, além de uma compreensível desconfiança em um sistema que nunca priorizou a saúde ou o bem-estar de suas comunidades. Espero que possamos aprender a abrir espaço para todas as perspectivas e medos que estão acontecendo atualmente. Vamos evitar a tendência infeliz de dominar, desumanizar e gritar uns com os outros. A população hesitante não é um grupo monolítico. Todas as vozes merecem ser ouvidas".
O Offspring, liderado pelo vocalista e guitarrista Dexter Holland, que também é Ph.D. em biologia molecular e fez seu projeto de pesquisa sobre o vírus HIV, tem declarado apoio à vacinação contra Covid-19 ao longo dos últimos meses. A banda chegou a fazer uma versão para o hit "Come Out and Play", com letra alterada, para incentivar os fãs a receberem o imunizante.
Até o momento, o grupo não se manifestou oficialmente sobre a saída de Pete Parada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps