Rainbow: a simples razão que fez Ronnie James Dio sair da banda, segundo Wendy Dio
Por Igor Miranda
Postado em 06 de setembro de 2021
Em 1979, o Rainbow sofreu aquela que seria, provavelmente, a baixa mais importante de sua história: a saída de Ronnie James Dio. O saudoso vocalista deixou o grupo e logo juntou-se ao Black Sabbath.
A decisão de Dio, falecido em 2010, em sair do Rainbow estava diretamente ligada a algum tipo de convite ou intenção de entrar para o Black Sabbath? Em entrevista ao The Metal Voice, transcrita pelo Ultimate Guitar, a viúva e empresária do cantor, Wendy Dio, disse que as duas coisas não estão conectadas.
Na verdade, segundo Wendy, Ronnie optou por deixar o Rainbow após a banda adotar uma abordagem mais comercial em seu som. A partir de "Down to Earth" (1979), primeiro álbum sem o lendário vocalista, o grupo capitaneado pelo guitarrista Ritchie Blackmore passou a orientar-se ao hard rock melódico, em uma pegada de fácil acesso às rádios.
"Muito disso (da saída de Ronnie James Dio) foi porque a gravadora conversou com Ritchie, dizendo: 'precisamos te deixar mais comercial, você precisa ter um hit, você precisa fazer isso e aquilo'. Ritchie quis que Ronnie começasse a compor músicas mais comerciais, mais baladas, e Ronnie manteve sua posição, pois não era o que ele queria fazer", contou.
Outro ponto abordado por Wendy Dio foi o fato de que Ronnie já teria um contrato para lançar álbuns em carreira solo quando fazia parte do Black Sabbath, entre 1979 e 1982. A empresária confirma, mas diz que o valor associado a esse acordo era muito baixo - e que Dio nunca quis sair do Sabbath para tornar-se um artista solo.
"Nunca foi algo que ele planejou fazer (ter uma carreira solo). Foi apenas algo que ofereceram. Aceitamos com muito pouco dinheiro. Era algo que ele queria fazer no futuro. Ele nunca quis sair do Black Sabbath, mas aconteceu. Era como uma família: havia discussões e coisas diferentes rolando, era a hora para ele sair", afirmou.
Por fim, o entrevistador quis saber se Ronnie James Dio ficou incomodado com o fato do baixista Geezer Butler ter reassumido a composição das letras no álbum "Mob Rules" (1981). No disco anterior, "Heaven and Hell" (1980), Butler ficou afastado do processo criativo e Dio se responsabilizou pelos versos das canções.
"Não acho que tenha acontecido isso", respondeu Wendy. "Havia muitas drogas rolando na época. As pessoas ficavam paranoicas. Não acho que Geezer queria fazer as letras, e Ronnie não era só o letrista, ele compunha melodias também. Ele fez várias canções musicalmente falando. Apenas o timing foi ruim. Todos estavam enfrentando vícios, muita paranoia rolava, e era hora de ele sair, pois estava infeliz", disse.
A entrevista completa pode ser conferida, em inglês e sem legendas, a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas

Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
A frase casual de Roger Glover que virou um dos maiores clássicos do Rainbow
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Dio: Ritchie Blackmore não falava com ele, até que um dia...


