Rainbow: a simples razão que fez Ronnie James Dio sair da banda, segundo Wendy Dio
Por Igor Miranda
Postado em 06 de setembro de 2021
Em 1979, o Rainbow sofreu aquela que seria, provavelmente, a baixa mais importante de sua história: a saída de Ronnie James Dio. O saudoso vocalista deixou o grupo e logo juntou-se ao Black Sabbath.
A decisão de Dio, falecido em 2010, em sair do Rainbow estava diretamente ligada a algum tipo de convite ou intenção de entrar para o Black Sabbath? Em entrevista ao The Metal Voice, transcrita pelo Ultimate Guitar, a viúva e empresária do cantor, Wendy Dio, disse que as duas coisas não estão conectadas.
Na verdade, segundo Wendy, Ronnie optou por deixar o Rainbow após a banda adotar uma abordagem mais comercial em seu som. A partir de "Down to Earth" (1979), primeiro álbum sem o lendário vocalista, o grupo capitaneado pelo guitarrista Ritchie Blackmore passou a orientar-se ao hard rock melódico, em uma pegada de fácil acesso às rádios.
"Muito disso (da saída de Ronnie James Dio) foi porque a gravadora conversou com Ritchie, dizendo: 'precisamos te deixar mais comercial, você precisa ter um hit, você precisa fazer isso e aquilo'. Ritchie quis que Ronnie começasse a compor músicas mais comerciais, mais baladas, e Ronnie manteve sua posição, pois não era o que ele queria fazer", contou.
Outro ponto abordado por Wendy Dio foi o fato de que Ronnie já teria um contrato para lançar álbuns em carreira solo quando fazia parte do Black Sabbath, entre 1979 e 1982. A empresária confirma, mas diz que o valor associado a esse acordo era muito baixo - e que Dio nunca quis sair do Sabbath para tornar-se um artista solo.
"Nunca foi algo que ele planejou fazer (ter uma carreira solo). Foi apenas algo que ofereceram. Aceitamos com muito pouco dinheiro. Era algo que ele queria fazer no futuro. Ele nunca quis sair do Black Sabbath, mas aconteceu. Era como uma família: havia discussões e coisas diferentes rolando, era a hora para ele sair", afirmou.
Por fim, o entrevistador quis saber se Ronnie James Dio ficou incomodado com o fato do baixista Geezer Butler ter reassumido a composição das letras no álbum "Mob Rules" (1981). No disco anterior, "Heaven and Hell" (1980), Butler ficou afastado do processo criativo e Dio se responsabilizou pelos versos das canções.
"Não acho que tenha acontecido isso", respondeu Wendy. "Havia muitas drogas rolando na época. As pessoas ficavam paranoicas. Não acho que Geezer queria fazer as letras, e Ronnie não era só o letrista, ele compunha melodias também. Ele fez várias canções musicalmente falando. Apenas o timing foi ruim. Todos estavam enfrentando vícios, muita paranoia rolava, e era hora de ele sair, pois estava infeliz", disse.
A entrevista completa pode ser conferida, em inglês e sem legendas, a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A música do Megadeth que flerta com o hair metal, segundo o Heavy Consequence
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence


A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
Ex-Uriah Heep, Peter Goalby ficou magoado com dispensa do Rainbow
Ronnie James Dio: Os 5 álbuns que você tem que ter


